Como Criar uma Loja Online com o PrestaShop

Como Criar uma Loja Online com o PrestaShop

A criação de um site de vendas, como uma loja online, dá sempre azo a dúvidas. Estas podem ser resultantes da falta de inexperiência em criar esse tipo de sites ou mesmo por existirem tantas opções no mercado, em termos de software, para criar lojas virtuais, que acabam por dificultar o processo de seleção do melhor para o seu projeto. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como criar uma loja online com o PrestaShop.

É verdade que existem ótimas soluções no mercado para criar a sua loja online, em termos de software open source, desde Magento a OpenCart. Todavia, é indubitável que o PrestaShop é uma das melhores ferramentas que tem ao seu dispor para esse efeito. Quer saber mais? Então, comecemos pelo básico, para que fique a saber em que consiste este aplicativo, quais são as suas vantagens para os usuários e, por fim, como montar a sua loja virtual com o mesmo.

O que é o PrestaShop?

Trata-se, portanto, se uma solução de e-commerce que é amplamente utilizada em todo o mundo e vem equipada com inúmeras funcionalidades passíveis de ajudarem os usuários a criarem uma loja e mesmo a aumentarem as vendas com o mínimo de esforço. E, além disso, é totalmente grátis.

Lançado em 2007, este software open source de e-commerce é atualmente utilizado por mais de 100, 000 lojas em todo o mundo, tendo uma ótima reputação entre os seus usuários e angariado diversos prémios ao longo dos anos.

Funcionalidades básicas do PrestaShop

Em termos de funcionalidades básicas, este software tem tudo o que um pequeno negócio/loja precisa para criar e gerir as suas vendas online, uma vez que permite:

  • Analisar encomendas e vendas – Pode ver em que dias tem mais encomendas e vendas, de forma a otimizar ainda mais as mesmas.
  • Controlar o inventário – A qualquer altura, no back office, você pode controlar o seu inventário.
  • Personalizar o aspeto – Você pode controlar todos os aspetos visuais do site, ajustando o mesmo sempre que assim entender.
  • Rastrear os visitantes – É possível ver quem são os seus clientes e de onde vêm, bem como aceder a várias outras estatísticas.
  • Disponibilizar vários sistemas de pagamentos – Pode disponibilizar vários sistemas de pagamentos aos seus clientes tais como o PayPal, Google Checkout, Skrill, entre outros.
  • Ver informações de afiliados – Se disponibilizar um sistema de afiliados no seu site, pode ver quem está a enviar mais tráfego para o seu site.

Vantagens associadas ao PrestaShop

Existem várias vantagens associadas à utilização deste aplicativo para criar a sua loja online, entre as quais podemos realçar:

Facilidade de atualização do tema

Manter um aspeto atual é sempre importante para qualquer projeto online e ainda mais para uma loja virtual. Através do PrestaShop, contudo, você poderá alterar facilmente o seu template, de forma a atualizar o seu design.

Grande comunidade de suporte

Existe uma grande comunidade de usuários a usar a plataforma, os quais contribuem para um bom sistema de suporte, sendo que pode encontrar uma resposta facilmente em fóruns da especialidade.

Painel de administrador amigo do utilizador

Mesmo que você seja um iniciante e nunca tenha utilizado anteriormente este software, não terá problemas em utilizar o painel de administrador, uma vez que o mesmo é flexível e fácil de utilizar.

Velocidade de carregamento

Quando comparamos este aplicativo de e-commerce com outros existentes no mercado, constatamos que o mesmo melhora a velocidade de carregamento da sua loja online, o que é ótimo quer para os seus clientes, quer para os motores de busca, como o Google.

Dito isto, podemos considerar este software uma ótima escolha para usuários de nível iniciante ou intermédio que desejam criar a sua loja online. Passemos, então, ao tema mais importante deste artigo.

Como criar uma loja online com o PrestaShop

Se não está propriamente familiarizado sobre como criar uma loja online com Prestashop, nós vamos mostrar-lhe passo a passo como criar a sua loja recorrendo a este software de e-commerce. Partindo do pressuposto que você já adquiriu um domínio personalizado para a sua loja, bem como um pacote de alojamento de sites adequado para a mesma, os próximos passos a dar passam pela:

Instalação

O primeiro passo para criar a sua loja online com o PrestaShop, passa por visitar o site oficial e descarregar o software para o seu computador, criar uma base de dados, através do seu painel de alojamento, fazer o upload dos ficheiros para o servidor através de um cliente FTP e, por fim, instalar o software no seu domínio (veja aqui um tutorial oficial em vídeo sobre o processo de instalação e configuração). Normalmente, esse processo é muito mais facilitado em planos de alojamento, como os do Site Fácil, em que temos acesso a um painel de controle como o cPanel, através do qual temos acesso a instaladores de aplicativos, como o Softaculous, que nos permite instalar este aplicativo em poucos cliques. Por isso, vamos continuar este guia como se você estivesse a usar o nosso instalador de aplicativos.

Configuração

Após você clicar no botão referente à instalação do aplicativo, você vai prosseguir para o próximo passo, que é o da configuração, no qual você tem de facultar mais detalhes sobre o seu site. Como poderá constatar no formulário que é-lhe apresentado, já existem alguns campos preenchidos automaticamente. Todavia, mesmo assim, deverá estar atento a alguns aspetos em particular, como a informação do diretório, o nome do site, o e-mail do administrador, senha para entrar no site, entre outros aspetos, até finalizar, escolhendo a língua e clicar em “instalar/install” para completar a instalação e a configuração do site.

Personalização

Ao completar os passos acima, você será reencaminhado para uma nova página, onde poderá ver os detalhes relacionados com a sua instalação e, claro, entrar quer no back office da loja, através do qual poderá gerir as suas encomendas e clientes, adicionar módulos, alterar o seu template, entre outras opções, quer no front office, para poder ver a sua loja tal como os potenciais clientes vão a ver.

Gostaria de usar o PrestaShop para criar a sua loja online? Então, não hesite, entre já na sua área de cliente e siga os passos que referimos acima. Boas vendas!

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.