Como criar um site de vendas

Como criar um site de vendas

Como criar um site de vendas? Apesar da questão poder dar azo a muitas dúvidas, na realidade é bastante fácil criar, hoje em dia, um site que lhe permita vender quer serviços, quer produtos.

Independentemente do seu nicho de mercado, um site otimizado para vendas, é uma forma confiável de fazer crescer o seu negócio, atingir novos clientes e potenciar os seus lucros, através de mais vendas.

Apesar de poder parecer mais uma responsabilidade a seu cargo, é indubitável que um site de vendas pode levar os seus produtos ou serviços a um público-alvo muito mais vasto, quer nacional, quer internacional, bem como a sua empresa a outro patamar. Se gostaria de saber mais, então leia atentamente o nosso artigo.

O que é um site de vendas?

Trata-se de um tipo de site que partilha muitas das características de sites convencionais, mas que está devidamente otimizado para gerar vendas, de serviços ou produtos. Apesar de poderem ter diferenças, dependendo do nicho de mercado onde opera, poderão também partilhar muitas funcionalidades em comum, desde espaço de registo, carrinho de compras, entre outras funcionalidades.

O que um site de vendas pode representar para o seu negócio

Um site de vendas pode ser uma grande mais-valia para o seu negócio, contudo, mesmo assim, se ainda não está convencido, veja abaixo como é que este tipo de site pode realmente beneficiar o mesmo:

Aumenta significativamente o alcance

Mesmo que a sua loja física tenha muita clientela, um site pode ter um alcance exponencialmente maior. Isto significa que outras pessoas do seu país, longe do local onde tem a sua loja física, ou mesmo estrangeiros poderão efetuar uma compra em poucos cliques.

Divulga ainda mais o seu negócio

A divulgação é sempre importante para promover vendas e consciencializar as pessoas sobre o seu negócio. Nesse sentido, com um site, pode divulgar o mesmo, por exemplo, nas redes sociais, em blogs ou em fóruns.

Expõe melhor os produtos/serviços

No caso concreto de uma loja, quando você não tem um produto exposto, poderá perder vendas. Porém, em sites de vendas, isso não acontece, uma vez que pode perfeitamente colocar nos mesmos todos os produtos que têm disponíveis para venda.

Gera mais vendas de produtos/serviços

Quer se trate de um site de vendas de produtos ou de serviços, é indubitável que um site pode gerar mais vendas para o seu negócio, promovendo assim a viabilidade do mesmo. Afinal, nenhum negócio sobrevive se não vender.

Tem um horário de 24/7

Ter um espaço físico permanentemente aberto, nem sempre é possível e, em alguns casos, mesmo impraticável. Pelo contrário, uma site pode ser acedido durante 24 horas, sete dias por semana, podendo gerar vendas de forma automática.

Portanto, é incontestável que um site de vendas pode ser extremamente útil para o seu negócio, além de que, ao optar por criar o seu, estará também a modernizar o seu negócio e a competir com empresas concorrentes que podem eventualmente já ter uma presença online otimizada para as vendas.

Descubra como criar um site de vendas

Criar um site de vendas adequadamente depende, como é natural, do seu tipo de negócio, pois um site de uma empresa de venda a retalho é diferente de uma empresa de serviços. Por isso, vamos abordar ambos os casos para ter uma visão compreensiva das suas opções:

Como criar um site de vendas em plataformas online

Se não pretender preocupar-se muito com a gestão do seu site, para além das vendas, poderá sempre optar por criar o seu site junto de uma plataforma online. Para o efeito, existem duas opções ao seu dispor, dependendo se quer criar um site de e-commerce, para vender produtos ou, pelo contrário, um site para vender serviços.

No que concerne à venda de produtos, poderá optar por criar o seu site em plataformas como o Shopify, Bigcommerce, Volusion, Big Cartel, 3dcart, entre outras. Das referidas, o Shopify é a mais popular, mas existem diversas outras alternativas ao seu dispor.

Se, por outro lado, o seu objetivo passar por criar um site para vender serviços, tem também diversas plataformas ao seu dispor, desde o Webnode até ao Wix, tudo dependendo da sua preferência.

Estas são plataformas que lhe permitem criar um site de vendas facilmente, mesmo que nunca tenha criado um site anteriormente, porém, não tem a autonomia que teria, se optasse por outra solução, isto é, optando por usufruir de hospedagem própria.

Como criar um site de vendas com hospedagem própria

Para poder controlar todos os aspetos de um site, nada como começar por adquirir hospedagem própria. O processo, contudo, como de resto poderá imaginar, é diferente do que se optasse por criar o mesmo numa das plataformas supracitadas.

Para criar um site desta natureza e, concomitantemente, ter total controlo sobre o seu projeto, deverá começar por registar um domínio e, posteriormente, associar uma conta de hospedagem ao mesmo. Depois, você só tem de escolher e instalar o aplicativo que preferir, para criar e gerir todo o conteúdo do seu site.

Existem, por exemplo, sistemas de gestão de conteúdo que você pode instalar e que permitem-lhe criar quer sites direcionados para a venda de serviços, quer de produtos. O WordPress, o CMS (content management system) mais popular da atualidade permite-lhe usufruir dessa possibilidade. Existem diversos templates e plugins profissionais para WordPress que possibilitam que crie qualquer tipo de site.

A maior parte dos sites de vendas de grandes empresas tem hospedagem própria, porque simplesmente permitem que se mantenha permanentemente o controlo sobre os projetos, desde a gestão do seu domínio e hospedagem, até à gestão de outros aspetos,  como o conteúdo, imagem do site, stocks, entre outros.

Independentemente do site de vendas que pretender criar, poderá fazê-lo facilmente através do Site Fácil. Em poucos minutos, poderá adquirir o seu domínio e conta de hospedagem, e, posteriormente, instalar um criador de sites profissional, para usufruir de todas as vantagens que um site deste tipo pode representar para o seu negócio.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.