Como Criar um Site para uma Empresa

Como Criar um Site para uma Empresa



Criar um site para uma empresa ainda dá azo a muitas questões, especialmente junto dos pequenos empresários que não têm disponibilidade para investirem num serviço especializado para tratar de todo o processo por eles. Mas, ao contrário do que sucedia num passado recente, criar um site, mesmo que seja para um negócio, pode ser bastante simples e não requer que tenha qualquer conhecimento prévio e muito menos de código.

Se pretende criar um site para empresa, saiba que existem alguns aspetos que são análogos aos da criação de qualquer outro tipo de site, contudo, também existem aspetos que são diferentes, em particular no que concerne às páginas a criar, ou seja, ao seu conteúdo. De qualquer modo, vejamos abaixo passo a passo como criar um site para uma empresa.

Descubra como criar um site para uma empresa

Adquirir um domínio

Qualquer projeto, independentemente do seu tipo, deverá começar pela aquisição de um domínio. Naturalmente, de forma a evitar perder credibilidade e conferir uma imagem pouco profissional, é importante que evite subdomínios gratuitos e aposte na compra do seu próprio domínio. Caso não esteja familiarizado com o mesmo, trata-se do seu endereço eletrónico, o qual as pessoas usarão para identificar e localizar o seu site na Internet. Um bom domínio deve refletir o nome do seu projeto e, concomitantemente, usar uma extensão de topo, nacional ou internacional. Quando nos referimos a extensões de topo nacionais, referimo-nos essencialmente ao .pt e .br, ao passo que nas extensões de topo internacionais referimo-nos não só ao .com, mas também ao .net, .org ou .info.

Comprar hospedagem

De seguida, aproveite para comprar um plano de hospedagem que será associado pelo seu serviço de hosting ao domínio em causa. A hospedagem é um aspeto importante de todo o processo de criação de sites, pois, além de permitir hospedar as pastas e ficheiros do seu site, é o que possibilita que outras pessoas possam aceder ao seu site a partir dos browsers dos seus computadores ou dispositivos móveis, em qualquer lugar que estejam. Como poderá constatar aqui no Site Fácil, existem diferentes planos de hospedagem ao seu dispor. Se estiver mesmo a começar, provavelmente não irá precisar mais do que um plano básico, contudo, deverá verificar as necessidades do seu site e decidir de acordo com as mesmas.

Instalar um construtor de sites

Quando compra um plano de hospedagem, normalmente, o seu serviço de hosting permite que aceda ao painel de controlo da sua conta. Geralmente, este painel é o cPanel, o qual é amigável do ponto de vista do utilizador e permite que instale um construtor de sites da sua preferência. Aplicativos que pode usar para criar, editar e gerir o seu site, como o WordPress, Joomla e Prestashop podem ser facilmente instalados através do cPanel com apenas alguns cliques. Após instalar o construtor de sites/aplicativo preferido, apenas tem de aceder ao mesmo para o começar a configurar e a otimizar o site.

Instalar um template profissional

Agora que já instalou o seu aplicativo predileto para criar um site para empresa, deverá ver com atenção a imagem do seu site. Normalmente, dependendo do aplicativo que escolheu para criar o site, tem de mudar de template, para um que se assemelha mais ao que pretende. Uma vez que se trata de um site de uma empresa, é de todo evitável usar templates gratuitos, que não conferem aquela imagem de profissionalismo que procura. Por isso, compre e instale um template profissional, passível de conferir outra imagem ao seu negócio. Existem plataformas reputadas de templates que o podem adjuvar nesse sentido, como é o caso da Template Monster ou do ThemeForest.

Inserir o logotipo da sua empresa

A par de um template, insira um logotipo profissional no seu site, para melhorar o aspeto do seu site. Não precisa de despender valores demasiado elevados na conceção do seu logotipo se ainda não tiver um ou se quiser alterar o mesmo. Na verdade, existem freelancers muito talentosos que lhe podem criar um logotipo por valores baixos. Para o efeito, procure em plataformas de freelancing, como o Fiverr, UpWork, People per Hour, Zaask, entre outras por um profissional com um portfólio e avaliações que lhe agradem.

Publicar o conteúdo

A parte do conteúdo é o que realmente difere um site de uma empresa ou de um negócio dos remanescentes. Isto porque, além de todos os cuidados que deve ter com os textos a criar, certificando-se que os mesmos estão bem-escritos, que são originais e têm qualidade, livres erros ortográficos e gramaticas, respeitam as métricas de SEO, entre outros aspetos, existe todo um conjunto de páginas que deve criar. Este conjunto, normalmente, inclui as páginas: inicial, sobre, serviços, produtos, FAQ, testemunhos, contactos, política de privacidade, notícias e portfólio.  O conteúdo a criar para tais páginas pode diferir, contudo, estas são as páginas mais recorrentes nos sites de empresas e, por isso, são as que os clientes esperam ver também no seu site. Após criar as páginas no aplicativo que utiliza, seja o WordPress ou qualquer outro, você apenas tem de publicar as mesmas.

Zelar pela segurança dos clientes

Se para além de saber como criar um site para empresa quiser injetar maior confiança no mesmo, de forma a ter maior credibilidade junto dos seus potenciais clientes e potenciar as suas vendas, mesmo que não se trate de uma loja online, opte por adquirir e associar ao seu site um certificado de segurança SSL. Os certificados são vantajosos, quer para satisfazer as exigências de segurança do cliente, quer mesmo as exigências de segurança que os motores de busca, como o Google já começaram a ter, um aspeto que aliás é tido em conta pelos motores quando definem o posicionamento dos sites nas SERP (search engine results pages).

As dicas supracitadas decerto ajudar-lhe-ão a criar um site para empresa. Em todo o caso, se tiver dúvidas como criar um site afim no Site Fácil, contacte-nos de imediato, para que possamos ajudar a sua empresa a ter uma presença online.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.