As Melhores Plataformas de Templates para Sites

As Melhores Plataformas de Templates para Sites

Atualmente, existe mais de um bilião de sites na Internet e, nesse sentido, a concorrência em determinados nichos de mercado é imensa. Uma das melhores formas que os webmasters e administradores têm de diferenciar os seus projetos profissionais de outros mais amadores é apostando no web design. Isto não significa necessariamente que se tenha de criar um template para site de raiz, pelo contrário, pois é possível encontrar templates para sites profissionais facilmente em plataformas dedicadas.

Longe vão os tempos em que os sites tinham uma imagem demasiado simples e eram estáticos. Hoje em dia, caso não se aposte num site visualmente apelativo e profissional, bem como responsivo, poderá perder visitas e, uma vez que a responsividade dos sites é uma métrica tida em conta por motores de busca como o Google, poderá perder também o seu posicionamento nas SERP (search engine results pages), caindo irremediavelmente nas páginas de resultados. Isto tudo pode ser ultrapassado mediante a instalação de um simples template para site profissional, atualizado de acordo com as exigências da atualidade.

A importância de um template profissional para site

Um template profissional ou, se preferirmos designar de outra forma, o web design profissional, especialmente quando se trata de um projeto empresarial, é muito importante. Nestes casos em concreto, pode ser esta imagem profissional associada ao seu site que o torna mais credível para os visitantes e permite que potenciais clientes confiem no mesmo e comprem quer o serviço,  quer o produto, que possa eventualmente estar a vender através do seu site. No caso de lojas virtuais, esta confiança, em conjugação com outras medidas, pode alavancar dramaticamente as suas vendas.

Por outro lado, um site com template não profissional pode ter o efeito precisamente contrário e fazer com que as pessoas abandonem o seu site, aumentando a taxa de rejeição e, novamente no caso dos sites de vendas, fazer com que os clientes saiam do mesmo em poucos segundos, os quais poderia ter convertido em vendas se tivesse apostado num template premium.

As vantagens de optar por templates para sites profissionais

Podemos identificar uma série de vantagens quando falamos sobre templates para sites profissionais ou o web design profissional. Ora, vejamos as principais:

Aumenta a credibilidade do seu site

Como sugerimos acima, uma das melhores formas de aumentar a credibilidade do seu site e potenciar a sua imagem junto dos seus visitantes e até clientes é instalando um template profissional, em detrimento de um template com imagem antiquada ou amadora.

Melhora o seu posicionamento

Em alguns casos, recorrendo a um template premium você tem a oportunidade de usufruir de um template com código limpo, uma característica levada em linha de conta pelos motores de busca. Os motores de busca também privilegiam websites com templates que carregam rapidamente, pelo que, apesar dos templates modernos terem esse aspeto em linha de conta, deverá estar atento ao mesmo.

Mais fácil de manter e atualizar

Os templates premium são regularmente atualizados pelos seus respetivos criadores, pelo que são mais fáceis de manter e atualizar, especialmente quando o próprio software que utilizou para criar o seu site for também atualizado.

Adquirir um template profissional não invalida que não possa posteriormente recorrer a um web designer para ajustar alguns aspetos do seu site, de forma a personalizar ainda mais a sua imagem. É uma solução muito menos onerosa do que criar um template de raiz para o seu projeto.

As melhores plataformas de templates para sites

Atualmente, é possível encontrar diversas plataformas de templates para sites, sendo que umas são naturalmente mais populares do que outras.

Todavia, antes de abordarmos as que consideramos como sendo as melhores, é importante realçar a importância de se manter afastado de plataformas que disponibilizam versões gratuitas de templates pagos. Não por ser gratuito, até porque existem plataformas profissionais que disponibilizam alguns templates gratuitos, mas sim porque alguns templates em plataformas não profissionais (em especial as que efetuam cópias de templates premium) podem vir com código malicioso e assim infetarem o seu site, o que é de todo evitável.

Dito isto, vejamos quais são as plataformas que, no nosso entender, têm os melhores templates para sites, entre os quais decerto poderá encontrar um template adequado para o seu projeto, independentemente do criador de sites profissional que você utilizou:

Elegant Themes

O Elegant Themes é uma das mais antigas plataformas de templates para WordPress Premium. A plataforma conta atualmente com 87 templates, distribuídos por várias categorias, desde pessoal, e-commerce, negócios, responsivos, entre outros. O Divi é a joia da coroa, sendo um template versátil, passível de se enquadrar em vários projetos.

Theme Forest

Trata-se certamente do maior mercado de venda de templates para sites. A plataforma não se foca num único software, pelo contrário, disponibilizando, por exemplo, templates para os principais CMS que existem atualmente, como WordPress, Joomla e Drupal, ou templates para e-commerce, para Magento, OpenCart, PrestaShop, entre outros aplicativos.

Templatic

Esta é outra plataforma focada em templates para WordPress e a razão pela qual cobrimos com maior ênfase este CMS é porque trata-se do sistema de gestão de conteúdo mais utilizado pelos usuários na atualidade. O Templatic, em particular, tem templates fantásticos para sites de nicho, como sites de classificados, diretórios, eventos, entre outros.

Template Monster

É uma das melhores alternativas ao Theme Forest para quem procura uma plataforma de templates para sites diversificada, com temas de várias categorias. Nessa ótica, encontramos no Template Monster, entre outros, templates para CMS e templates para e-commerce.

Estas são, na nossa opinião, as melhores plataformas de templates para sites. Contudo, independentemente da plataforma, o importante é não esquecer que um site com um template profissional tem várias vantagens, em particular quando você tem um negócio e tem de criar uma boa impressão no potencial cliente. Lembre-se sempre que um site é uma janela para o seu negócio, pelo que é de todo conveniente que confira uma imagem profissional e confiável a quem o visita.

Tem um site hospedado no Site Fácil e gostaria de obter assistência para alterar o seu template, então contacte-nos já. Teremos todo o gosto em lhe ajudar.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.