Como criar um perfil no Instagram para a sua empresa

Como criar um perfil no Instagram para a sua empresa



Para uma empresa obter os resultados que almeja online, não deve depender única e exclusivamente do tráfego pago, nem do tráfego orgânico, isto é, o proveniente dos motores de busca como o Google. Isto porque o tráfego social também é importante. São cada vez mais as pessoas que gastam o seu tempo a navegar nas suas redes sociais prediletas e, invariavelmente, o Instagram é uma delas. Por isso, neste artigo, vamos procurar explicar-lhe como criar um perfil no Instagram para a sua empresa.

Se não está propriamente familiarizado com o Instagram, trata-se de uma rede social que funciona através de um aplicativo, que permite partilhar quer fotos, quer vídeos a partir de um smartphone. É um serviço com afinidades a redes sociais como o Facebook ou o Twitter, mas com maior ênfase nos dispositivos móveis e na partilha das imagens. Tal como acontece noutras redes sociais, você terá um perfil, bem como um feed de notícias, podendo seguir outros usuários, fazer comentários, enviar mensagens privadas, entre outras funcionalidades.

Mas, como sugerimos acima, além da opção de criar um perfil pessoal, o Instagram disponibiliza também aos seus usuários a possibilidade de desfrutarem de outra opção, nomeadamente a de criarem um perfil profissional, isto é, para empresas.

O que é o Instagram para Empresas?

O Instagram para empresas, através da criação de um perfil profissional/comercial, é uma opção que visa sobretudo ajudar as mesmas a não só conhecerem melhor os seus seguidores (e potenciais clientes), mas também a aumentarem os seus negócios.

Isto porque, na verdade, esta opção e as ferramentas que a mesma integra possibilita que as empresas ganhem uma maior exposição comercial, obtenham informações válidas sobre quem as segue e como as segue no aplicativo e, ainda, possam promover as suas publicações de forma a chegarem mais facilmente ao seu público-alvo e, assim, concretizar quaisquer objetivos comerciais que as empresas possam ter.

Por sua vez, os clientes obtêm também acesso a dados importantes da sua empresa, nomeadamente dados de contacto, promovendo uma melhor interação entre cliente e empresa, que se pretende benéfica para ambas as partes.

Porquê criar um perfil para a sua empresa no Instagram?

Existe uma série de vantagens associadas à criação de um perfil para uma empresa nesta rede social, que decerto convencer-lhe-ão a criar um perfil para a sua própria empresa. Vejamos quais são as principais:

Ajuda as pessoas a identificarem o seu perfil como empresa

Uma das vantagens é que você pode associar os dados da empresa quando criar o perfil. Isto inclui, por exemplo, dados de contacto, como o seu endereço. O que possibilita potenciais clientes a identificarem o seu perfil como sendo efetivamente de um negócio.

A criação do perfil para empresa é gratuita

Tendo em conta que criar um perfil para a sua empresa no Instagram é gratuito, porque não tirar o máximo proveito dessa situação e, assim, consciencializar mais pessoas sobre os seus produtos ou serviços e, eventualmente, ganhar mais leads.

Ganha acesso a estatísticas importantes

Através da criação de uma conta profissional, você poderá ganhar o acesso a dados importantes, que incluem indicadores em tempo real relativos à performance das suas publicações, estatísticas sobre os seguidores e o modo como interagem com tais publicações, entre outras.

Permite-lhe promover a sua empresa

Para fomentar as vendas, nada como recorrer a um plano de marketing compreensivo e desse plano deve fazer parte redes sociais como o Instagram. Essa rede permite-lhe promover a sua empresa e, sempre que desejar, impulsionar as suas publicações para chegar a mais pessoas.

Tem a possibilidade de ganhar mais clientes

Uma vez que os dados de contacto da sua empresa estão associados ao perfil, as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços, podem contactá-lo diretamente, podendo assim ganhar mais clientes e, por conseguinte, fazer mais vendas.

Como criar um perfil no Instagram para a sua empresa passo a passo

Se não está familiarizado em como criar um perfil no Instagram para a sua empresa ou mesmo para si, pessoalmente, abaixo dar-lhe-emos algumas dicas sobre como pode fazê-lo de forma simples:

1. Crie a sua conta no Instagram

Como poderá calcular, para que possa utilizar o aplicativo e, por conseguinte, criar um perfil para a sua empresa, primeiro terá que criar a sua conta no Instagram. Comece por fazer o download do aplicativo para o seu dispositivo móvel e inicie o mesmo. Para o efeito, dependendo do dispositivo móvel que usa, poderá recorrer à App Store (iOS), à Google Play Store (Android) e ainda à Windows Phone Store (Windows Phone). De seguida, deverá clicar em “Regista-te” e introduzir o seu e-mail ou, em alternativa, clicar em “Iniciar Sessão com o Facebook”.

2. Associe a sua página do Facebook

No ecrã “Associa a tua Página do Facebook”, poderá ver todas as páginas do Facebook que você administra atualmente (terá de ter o cargo de administrador da página). Se desejar, poderá associar a página que selecionar ao seu perfil profissional no Instagram.

3. Configure o seu perfil profissional

Após criar a conta, poderá configurar gratuitamente o seu perfil profissional. Nesse sentido, quando entrar no aplicativo, deverá ir até às definições, clicando no ícone existente para o efeito no canto superior direito do seu ecrã. Depois, deverá navegar para baixo até selecionar a opção “Mudar para Conta Profissional”.

4. Adicione os dados da sua empresa

Depois de mudar para a sua conta profissional, poderá começar a adicionar os dados da sua empresa ou negócio. Estes incluem, por exemplo, dados como o horário de funcionamento do seu estabelecimento ou serviço, o endereço da sua empresa, a par de formas de contacto como o e-mail. Posteriormente, apenas terá de clicar em “concluído” para completar o processo.

Como criar um perfil no Instagram para a sua empresa é assim tão simples, após criar o mesmo apenas necessita de começar a publicar conteúdo, sem esquecer as hashtags (veja aqui o que são hashtags e para que servem) que sejam relevantes para tal conteúdo. Isto permitirá que os conteúdos comecem a passar no feed. Depois, deverá seguir outras contas no Instagram e esperar pelos seus primeiros seguidores nesta rede social.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.