Como Conseguir Backlinks para o Seu Site

Como Conseguir Backlinks para o Seu Site

Dependendo da competitividade de um determinado nicho, por muito bom conteúdo que um determinado site ou blog tenha, pode ser muito difícil rivalizar com outros sites e chegar às primeiras páginas dos motores de busca, sem conseguir backlinks para o seu site.

Na verdade, os backlinks são um dos vários fatores a ter invariavelmente em conta por qualquer webmaster que pretenda otimizar o seu site. Confuso? Não se preocupe, neste artigo, vamos mostrar-lhe o que são backlinks e porque são importantes, como ver se já tem alguns a apontar para o seu site e, claro, como aumentar o seu número, de forma a desfrutar de todas as suas  vantagens.

O que são backlinks

Os backlinks são hiperligações, designadas também de links, em sites externos que apontam para o seu. Existem links dofollow e links nofollow, mas somente os primeiros passam “juice”, isto é, permitem que os “crawlers” dos motores de busca sigam tais links até aos sites para onde apontam, melhorando a sua autoridade.

Estes são os melhores links que pode conseguir, especialmente quando são provenientes de sites autoritários e relevantes. mas vejamos abaixo com mais atenção porque é que são realmente importantes para o seu site ou blog.

Porque é que os backlinks são importantes

Os backlinks são importantes porque são um dos fatores que os motores de busca como o Google têm em consideração na classificação dos sites nas SERP (search engine results pages).

Isto porque os links (dofollow) funcionam como votos e, quanto mais votos de sites relevantes e autoritários um site tiver, melhor classificado poderá ficar o mesmo nos resultados de busca dos motores de busca.

O objetivo de angariar o máximo de links possíveis a apontar para o seu site visa posicionar melhor o seu site e respetivas páginas nos motores de busca, num esforço de otimização, de preferência na primeira página do Google.

É precisamente que esta página que apresenta maiores potencialidades para o seu site, para usufruir de maiores índices de tráfego orgânico, pois a maior parte das pessoas, quando efetua uma pesquisa, não passa da primeira página de resultados.

Como ver quantos backlinks o seu site tem

Se não está familiarizado com as formas que tem ao seu dispor para ver quantos backlinks o seu site ou blog tem, podemos desde já recomendar-lhe algumas ferramentas distintas.

A primeira ferramenta, e muito importante para analisar vários aspetos do seu site, passa por usar o Google Webmaster Tools, uma ferramenta que, como o próprio nome indica, este motor de busca disponibiliza a todos os webmasters, para saberem vários dados sobre os seus sites, incluindo os links externos e os domínios de onde tais links são provenientes.

Nas nossas ferramentas de SEO, que disponibilizamos aqui no Site Fácil, poderá encontrar uma série de ferramentas que, entre outros dados importantes, lhe permitem verificar quantos backlinks o seu projeto tem.

Como conseguir backlinks

Para conseguir backlinks a apontar para o seu site, é possível recorrer a uma série de estratégias, entre as quais deve-se realçar:

Conteúdo de qualidade

A estratégia do content/link bait tem como objetivo criar conteúdo de grande qualidade no seu site, passível de despoletar interesse em outros webmasters que leiam o mesmo a criarem uma backlink para essa página em particular. Em teoria, é a forma correta e natural de conseguir este tipo de links. Para melhorar os resultados obtidos com essa estratégia, pode mesmo enviar um e-mail a webmasters do seu nicho, potencialmente interessados em tal conteúdo.

Comentários em blogs

Embora muitas pessoas evitem fazê-lo, a verdade é que comentar em blogs continua a ser uma forma válida de conseguir mais backlinks. Isto acontece porque são muitos os blogs (especialmente em WordPress) que permitem que faça um comentário e deixe o URL do seu site, ganhando um link dofollow. Naturalmente, deverá efetuar um comentário pertinente, de preferência respondendo a determinada questão, para levar também os eventuais leitores a visitarem o seu site.

Conteúdo em fóruns

Se você faz parte de um determinado fórum e for um membro ativo, quando fizer alguma intervenção pertinente cujo tema tenha a ver com o seu site/blog ou tenha conteúdo no seu projeto online que ajude a explicar um determinado assunto, poderá deixar um link para o site ou página em questão. Assim, poderá ganhar um backlink, bem como visitas provenientes do fórum, melhorando o seu tráfego de referidos.

Guest posts

Se não sabe o que são guest posts, saiba que trata-se de uma das melhores formas de conseguir backlinks relevantes e de qualidade para o seu site. Essa estratégia assenta em publicar conteúdo noutro projeto online que não o seu, como convidado, mas integrando em tal conteúdo um ou dois links para uma página do seu site.

Relações com webmasters

Muitas vezes, quando se comenta com regularidade em outros projetos online e se começa a ter relações interpessoais e a criar afinidades com outros webmasters, é possível simplesmente pedir um link. Por isso, se sabe que tem conteúdo no seu site ou blog passível de lhes interessar e que represente uma mais-valia para os leitores do projeto em causa, tem legitimidade e argumentos para pedir um link, sem parecer que está a forçar o mesmo.

Submissão em diretórios

Embora já não tenham a importância de outrora, mesmo assim existem alguns diretórios em que vale a pena submeter o URL do seu site. Faça uma pesquisa cuidada de diretórios de sites, vendo também o DA (domain authority), PA (page authority) e força dos links que apontam para o mesmo. Submeta o seu site somente nos melhores diretórios.

Apesar dos links externos a apontarem para o seu site serem essenciais para os seus esforços de otimização, não descure os links internos. Na verdade, estes são também muito importantes para o sucesso de um determinado projeto online, pois passam “juice” e, além disso, ajudam a facilitar a navegação no seu site e, assim, a reduzir a taxa de rejeição. No entanto, tenha o cuidado de não exagerar, pois os links deverão ser naturais, ligando a outras páginas relevantes do seu site.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.