Como Colocar um Site na Primeira Página do Google

Como Colocar um Site na Primeira Página do Google



Como colocar um site na primeira página do Google? Essa é a questão que inúmeros webmasters e profissionais de SEO fazem sempre que um site em que estão a trabalhar está longe da primeira página e, por isso, precisam de melhorar o seu posicionamento. Isto partindo naturalmente do pressuposto de que o site em questão já aparece no Google (descubra como aparecer no Google).

Mesmo que um site não apareça no Google, isto não significa que o mesmo não esteja na Internet, naturalmente. Nesse sentido, pode ser acedido por qualquer pessoa que submeta o seu URL num navegador ou use uma hiperligação num determinado site para o efeito.

Porém, é indubitável que não estar no Google, que é o maior motor de busca do mundo, superando de longe motores como o Bing, Yahoo, Yandex ou Baidu, pode ter um efeito muito significativo no seu tráfego ou, na realidade, na falta deste.

Como conseguir que um site apareça no Google

Uma vez que o Google rastreia a web com assiduidade e adiciona novos sites ao seu índice, por vezes, basta criar um site para conseguir que o mesmo apareça no Google poucos dias depois. Todavia, mesmo assim, deverá certificar-se que o mesmo foi indexado por este motor de busca.

Para determinar se o mesmo já foi indexado, você pode colocar o seu domínio no Google. Se nos resultados de pesquisa estiverem páginas do seu site, então o mesmo já foi indexado, sendo que os crawlers deste motor de busca irão continuar a visitar o mesmo ocasionalmente de forma a detetar eventuais atualizações e a indexar potenciais novas páginas.

Caso o seu site ainda não esteja listado, pode sempre optar por submeter o mesmo diretamente, clicando aqui. Numa ou duas semanas, o seu site será visitado e indexado pelo Google.

A importância de ter um site na primeira página do Google

Antes de vermos a importância que tem em ter um site na primeira página do Google, deve-se fazer referência ao facto de que o tráfego orgânico, isto é, o tráfego proveniente dos motores de busca, é o que melhor converte. Isto acontece porque as pessoas que chegam ao seu site a partir deste motor de busca normalmente são pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo, produtos ou serviços.

Dito isto, quantas vezes você faz uma pesquisa no Google e passa para a segunda página de resultados de busca? Provavelmente, muito raramente ou mesmo nunca, certo? Bem, na realidade, existem estudos que sugerem que 90% dos usuários não passam da primeira página do Google, pelo que, como poderá constatar, se não estiver na primeira página, pode estar a perder imenso tráfego orgânico. E, mesmo na primeira página, quanto melhor for a sua posição (são 10 os resultados orgânicos), melhor será o seu CTR (click through rate).

Como colocar o seu site na primeira página do Google

Existe um conjunto de estratégias às quais você pode recorrer para tentar colocar o seu site na primeira página do Google, embora não seja possível garantir que o consiga, pois tal depende também do nicho do seu site, bem como da (qualidade da) concorrência. Dito isto, vejamos abaixo o que você pode fazer para que o seu site chegue à primeira página:

Baixar a taxa de rejeição

Para melhorar o seu posicionamento e tentar conseguir pôr o seu site na primeira página do Google, pode começar por baixar a taxa de rejeição do mesmo. Use o Google Analytics, uma ferramenta do Google, que lhe permite ver esse, bem como outros dados. Quanto mais baixa for a sua taxa de rejeição melhor. Isto significa que os seus visitantes estão a ver mais do que uma página de uma forma consistente sempre que visitam o seu site.

Criar backlinks relevantes (inbound links)

Os backlinks, isto é, links noutros sites a apontarem para o seu, são fundamentais para você ter um bom posicionamento no Google. Todavia, não nos referimos a links em quaisquer sites, pelo contrário. Referimo-nos, sim, à criação de backlinks em sites relevantes, de um nicho próximo do seu, e que, em simultâneo, tenham uma boa classificação em termos de pagerank e autoridade.

Estruturar os seus URL’s

Se você está mesmo a começar o seu site, estruture adequadamente os seus URL’s, isto é, as suas ligações permanentes. Não opte por uma estrutura genérica ou numérica, e prefira uma estrutura com o nome do artigo/página, sem datas nem números.

Otimizar a navegação no seu site

Uma das melhores técnicas de SEO reside na otimização da navegação do seu site. Portanto, o seu site deverá ser amigável para o usuário, com uma estrutura de links lógica, para que este possa navegar no site facilmente e encontrar todas as informações que procura.

Recorrer a um domínio com autoridade

Chegar à primeira página do Google usando um domínio novo irá levar mais tempo do que se adquirir um domínio (clique aqui para comprar o seu) já com alguma autoridade. Existem domínios que já foram utilizados no passado e que, por isso, têm alguma autoridade. Existem ferramentas gratuitas na Internet que o podem ajudar a determinar qual a autoridade de um determinado domínio, como o “Open Site Explorer” do MOZ.

Renovar o seu domínio

Renove o seu domínio por dois anos ou mais. Esse é um aspeto muitas vezes descurado, todavia, renovar um domínio por um período longo mostra que o seu site é um projeto a longo prazo e sério.

Submeter um mapa do seu site no Webmaster Tools

Se ainda não submeteu um mapa do seu site no Webmaster Tools, uma ferramenta do Google para webmasters, faça-o o quanto antes. Submeter um mapa do seu site é bastante importante porque permite mostrar a este motor de busca quais são as páginas que o seu site integra. Não é líquido que todas as páginas sejam indexadas, contudo, mesmo assim é importante que submeta o mapa.

Ter conteúdo de qualidade e original

Se você está a pesquisar sobre como colocar o seu site na primeira página do Google, provavelmente vai ver diversas dicas para o efeito, todavia, nenhuma é mais importante do que o conteúdo. Nessa ótica, deve procurar criar conteúdo de qualidade e original, que aprofunde os assuntos, tenha palavras-chave e, concomitantemente, seja passível de gerar o interesse de outros webmasters em “linkarem” para tais conteúdos.

Usar palavras-chave de cauda longa

Uma das melhores formas de conseguir que certas páginas ou artigos do seu site cheguem  à primeira página e não só à sua página inicial é trabalhar palavras-chave de cauda longa, mais conhecidas por long tail keywords. Estas palavras-chave baseiam-se não em palavras isoladas, mas sim na conjugação de várias palavras, termos que os usuários realmente usam para pesquisar nos motores de busca.

Verificar os seus outbound links

Os seus links para outros sites, designados de outbound links, também são importantes e, nesse sentido, você deverá certificar-se que só cria hiperligações para sites relevantes, relacionados com o conteúdo do seu site. Isto porque o Google não vê com bons olhos os links para sites de nichos diferentes.

Estas são, então, algumas das melhores dicas que tem ao seu dispor para colocar um site na primeira página do Google. Mesmo assim, existem vários outros fatores que o Google tem em consideração para classificar os sites nas SERP (search engine results pages), sendo que os seus próprios critérios estão em permanente mudança. Por essa razão, os esforços de otimização têm de ser contínuos, mesmo que chegue à primeira página do Google.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.