Como Abrir um Site – De Amador a Profissional

Como Abrir um Site – De Amador a Profissional



Saber como abrir um site é, atualmente, essencial para todas as pessoas e empresas que pretendem tirar partido das potencialidades associadas ao mesmo. Isto porque, assim, poderão elas próprias projetar e abrir o seu próprio site, sem recorrerem a entidades externas, que poderiam incrementar significativamente os custos.

Mas, antes de vermos efetivamente como abrir um site, é importante que pondere sobre o tipo de site a abrir. Quer abrir somente um site amador para um projeto pessoal ou, pelo contrário, quer abrir um site profissional, adequado a outro tipo de projetos? Estas são questões que tem de fazer e que influenciarão as suas opções. Em todo o caso, vamos ver ambas as opções.

Como abrir um site amador

Se pretende abrir um site amador, existem também várias opções ao seu dispor. Isto porque muitas plataformas online permitem abrir um site online com um subdomínio e hospedagem gratuita. Independentemente da plataforma onde vai abrir o seu site, geralmente, o processo envolve quatro etapas, nomeadamente:

Aceder à plataforma

Para abrir o seu site, deverá começar por aceder à sua plataforma predileta e registar-se na mesma. Geralmente, só após fazer o seu registo é que pode abrir sites na plataforma em questão. De qualquer modo, se esta for a sua opção, poderá abrir um site grátis no próprio Site Fácil.

Escolher um subdomínio

Depois de efetuar o registo na plataforma que escolheu para abrir o seu site, deverá escolher um subdomínio, como, por exemplo: osmeuscarros.sitefacil.com. O subdomínio é totalmente gratuito, mas as melhores plataformas permitem que você possa mais tarde registar um domínio personalizado, pago, se assim desejar.

Criar e editar o seu site

Após o processo de registo, apenas tem de seguir as indicações fornecidas por cada plataforma para aceder ao construtor de sites. Geralmente, estes construtores são bastante simples e fáceis de utilizar, mesmo por usuários inexperientes, baseados em sistemas drag and drop. Ao aceder ao construtor de sites, poderá ajustar todos os aspetos do seu site, desde a imagem do mesmo até ao seu conteúdo.

Publicar o site

Após pré-visualizar o seu site, uma opção existente em praticamente todos os construtores de sites associados a essas plataformas, poderá finalmente publicar o mesmo. Somente após a publicação do seu site é que o mesmo fica, geralmente, disponível aos usuários que navegam na Internet e pode, assim, começar a receber tráfego.

Como abrir um site profissional

Se quer abrir um site profissional em detrimento de um site amador, terá necessariamente de investir no mesmo e recorrer a uma empresa especializada em hospedagem de sites. Mesmo assim, decerto que terá retorno sobre o investimento. Isto porque os valores associados à abertura de um site são manifestamente baixos. Em todo o caso, se não sabe como abrir um site profissional, deverá seguir os seguintes passos:

Registar um domínio para o site

Embora para um projeto amador um subdomínio seja apropriado, já não o é para um projeto profissional. Na verdade, o domínio é um dos aspetos que mais confere credibilidade a um projeto. Por isso mesmo, deverá registar um domínio personalizado.

Como decerto sabe, o domínio é que localiza e identifica um site. Deverá pensar num domínio que reflita adequadamente o nome do seu projeto e, posteriormente, escolher uma terminação para o domínio. Existem várias pelas quais pode optar, mas é recomendável uma terminação de topo. Estas incluem terminações nacionais, como .pt ou .br, bem como internacionais, como .com, .net, .org e .info.

Subscrever um plano de hospedagem

Tal como acontece com o domínio, para um site profissional, deverá optar por hospedagem de sites própria. É precisamente a hospedagem que vai permitir a você carregar o seu site e posteriormente colocá-lo online. Na prática, através de um servidor, é o plano de hospedagem que subscrever que fará a ponte entre o seu site e o usuário que visita o mesmo recorrendo a um simples browser.

Existem diferentes planos de hospedagem que pode subscrever, desde os mais básicos até aos mais avançados. No Site Fácil, dispomos de três planos, isto é, o smart, o advanced e, por fim, o premium. Para a maior parte dos usuários que estão a começar, é suficiente começar com um plano básico e mais tarde, se for necessário, fazer um upgrade para outro plano.

Instalar um construtor de sites

Existem planos de hospedagem que já vêm com um construtor de sites profissional, como o nosso. Todavia, se desejar, poderá instalar um construtor ou, se preferirmos designar de outra forma, um aplicativo diferente.

Recorrendo ao cPanel, o painel de administrador da sua conta, e posteriormente ao instalador de aplicativos, como o Softaculous ou o Fantastico, poderá escolher um à sua escolha. O leque de opções é abrangente, mas, mesmo assim, aplicativos como o Drupal, Joomla e, acima de tudo, o WordPress continuam a estar no topo das preferências dos usuários. Através do instalador de aplicativos, a instalação daquele que escolheu é feita em poucos cliques.

Optar por um logo e template profissional

Os três passos referidos acima permitem-lhe abrir um site e colocá-lo online, mas um site profissional tem mais requisitos. Nesse sentido, deverá comprar um logo, bem como um template profissional.

Para não despender muito dinheiro de forma desnecessária, não tem de recorrer a uma agência de web design, pelo contrário. Poderá recorrer a um profissional freelancer para que lhe conceba um logotipo personalizado para o seu site. Em plataformas de freelancing, como o Fiverr, Freelancer.com ou mesmo o UpWork, existem vários web designers de qualidade. Para comprar templates profissionais, poderá recorrer a plataformas como o ThemeForest ou o Template Monster.

Criar conteúdo como um profissional

Por fim, para aliar a uma imagem profissional, nada como criar também conteúdo profissional. Isto não significa que tenha necessariamente de recorrer a um redator web ou a um copywriter. Na verdade, basta saber como escrever para a web. Isto passa por escrever conteúdos originais, devidamente estruturados, e livres de erros ortográficos ou gramaticais. Lembre-se que, no que concerne à Internet, o “conteúdo é rei”, pelo que não deverá ser descurado.

Se não sabia como abrir um site amador nem profissional, este guia decerto que lhe ajudou a perceber quais são as opções que tem ao seu dispor, bem como o que deve fazer para abrir o seu próprio site.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.