Vantagens e desvantagens de domínios gratuitos

Vantagens e desvantagens de domínios gratuitos

Será que os domínios gratuitos valem a pena ou será que, pelo contrário, os domínios pagos são melhores? Na verdade, depende muito da natureza do seu projeto. Enquanto um domínio gratuito pode ser excelente para um determinado tipo de sites, como sites pessoais ou efémeros, não o será certamente para outro tipo de sites, nomeadamente os de cariz profissional.

Muitos usuários iniciantes, que criam o seu primeiro blog ou site, optam por um domínio gratuito, mas importa saber quais são, na realidade, as vantagens e desvantagens destes domínios, para aferir se deve, em última análise, optar por registar um domínio sem custos ou, pelo contrário, um domínio pago.

Conheça as vantagens e desvantagens de domínios gratuitos

Então, se você tem dúvidas sobre quais são as vantagens e desvantagens destes domínios, abaixo poderá familiarizar-se com todas, de forma a fazer uma escolha devidamente informada.

Vantagens dos domínios gratuitos

Adequado para projetos pessoais

Estes domínios são de extrema utilidade para quem tem apenas um projeto pessoal na Internet ou amador e, por isso, não pretende beneficiar de qualquer uma das vantagens ligadas ao registo de domínios pagos.

Melhores que subdomínios

Algumas extensões, como a tk, podem ser consideradas como melhores do que muitos dos subdomínios de plataformas gratuitas atualmente disponíveis, com as devidas exceções, naturalmente. Além disso, como se constata pelo exemplo referido, podem também ser mais fáceis de memorizar, o que é ótimo para fomentar o seu tráfego.

Processo de registo grátis

A principal vantagem associada a estes domínios é que são grátis. Há que ter, contudo, alguma atenção para determinar se existe alguma validade, pois, existem alguns serviços em que o domínio é gratuito apenas no primeiro ano. Mesmo assim, não deixa de ser bastante vantajoso para projetos cujo tempo de vida útil é inferior a um ano.

Perfeito para eventos

Estes domínios são ideais para sites relacionados com determinados eventos, festas ou competições, que terão uso apenas até à sua realização. Após a finalização dos mesmos, deixam de ser úteis, pelo que o registo destes domínios permite poupar algum dinheiro.

Permite testar sites

Outra das vantagens é que, em certos casos, os webmasters apenas procuram um domínio gratuito para testar o potencial de um determinado site e nicho, antes de despenderem efetivamente dinheiro. Nestes casos, esses domínios são extremamente válidos.

Desvantagens dos domínios gratuitos

Dificuldades na divulgação

Nem todas as redes sociais permitem que se divulgue links de um domínio gratuito, porque muitos desses domínios são utilizados para spam. Embora nem todas as redes o façam, irá certamente afetar os seus propósitos de divulgação e, por isso, o seu potencial tráfego social.

Inadequados para SEO

Uma grande desvantagem associada aos domínios gratuitos é que os mesmos não são bem vistos pelos motores de busca, como o Google, por isso, terá problemas relacionados com a indexação do seu conteúdo pelos mesmos. Isto se se preocupar em receber tráfego orgânico, naturalmente.

Remoção dos motores de busca

Como já aconteceu anteriormente, o Google pode banir domínios gratuitos. E, se isso acontecer com a extensão que está a usar, significa que o seu blog ou site não estará mais disponível nos motores de busca, fazendo com que tenha de mudar de domínio e perder o posicionamento que o seu site tinha anteriormente nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de busca, isto é, nas SERP (search engine results pages).

Serviço limitado

Em alguns casos, o serviço de registo gratuito de tais domínios é válido apenas por um ano, tendo de pagar a renovação dos mesmos. Por isso, são úteis para sites cujo prazo de validade é curto, mas, se quer desenvolver um site por um período longo, não deverá optar por estes domínios.

Qualidade do serviço

A verdade é que, quando não se paga por um serviço, a qualidade do mesmo deixa muito a desejar e o mesmo pode efetivamente ser aplicado aos domínios que regista sem custos. Além do suporte ser, em muitos casos, quase inexistente, há que ter em linha de conta que pode ficar de um momento para outro sem o domínio em causa, perdendo todo o seu trabalho, pois, o domínio, na verdade, não lhe pertence.

Com base nas vantagens e desvantagens de domínios gratuitos supracitadas, podemos concluir que estes domínios têm a sua utilidade se o seu blog ou site estiver online por pouco tempo e não precisar de otimizar o mesmo. Mas, se o seu objetivo passar por ter um site duradouro, mantendo-o por vários anos, sem interrupções, e devidamente otimizado para os motores de busca, então a melhor escolha passará inevitavelmente por um domínio pago.

Independentemente da sua opção, vejamos abaixo como poderá registar quer um domínio gratuito, quer um domínio pago.

Registo de domínios gratuitos no Site Fácil

Se quer usufruir das potencialidades de um domínio personalizado, mas sem despender dinheiro, pode sempre registar domínios gratuitos através da nossa plataforma. Esta é uma ótima possibilidade para quem pretende ter um domínio, em detrimento de um subdomínio, extenso e, em simultâneo, bastante difícil de memorizar pelos usuários.

Nessa ótica, através do Site Fácil, poderá registar o seu domínio gratuito, recorrendo a extensões como br.vu, online.vu, page.vu, pt.am, bem como ainda pt.gdsite.vu. Apenas tem de verificar a disponibilidade do domínio que pretende em determinada extensão e solicitar o seu registo.

Se, por outro lado, preferir adquirir um domínio personalizado pago, para conferir ainda mais credibilidade ao seu projeto online, e desfrutar de todos os benefícios do mesmo, poderá também fazê-lo na nossa plataforma, na extensão pretendida, clicando aqui.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.