Qual o Melhor Horário para Postar no Facebook

Qual o Melhor Horário para Postar no Facebook



Tem dúvidas sobre qual é o melhor horário para postar no Facebook? As dúvidas, naturalmente, são normais, até porque a hora em que publica numa página pode interferir com o alcance das suas postagens. Ou seja, pode ter maior ou menor exposição.

Definir um horário para postar pode ser tão importante quanto o próprio conteúdo e, dependendo do que determinar, pode significar uma grande exposição ou, pelo contrário, pouca ou nenhuma exposição.

As redes sociais e, em particular, o Facebook são deveras importantes para a divulgação de campanhas, especialmente para negócios. E, tendo em conta que a Internet funciona de forma ininterrupta, poderá pensar que o horário em que posta não é importante. Todavia, como poderá constatar quando fizer testes, tal é um erro.

Por isso, é importante saber de antemão qual o melhor horário para postar no Facebook – e em outras redes sociais se as usar – para conseguir otimizar o alcance das suas postagens e, assim, fazer chegar a sua mensagem a um público-alvo mais abrangente.

Então, qual é o melhor horário para postar no Facebook

É preciso ter em linha de conta que não existe uma fórmula mágica para determinar qual o melhor horário para postar no Facebook e em outras redes sociais, contudo, mesmo assim, existem estratégias que decerto ajudar-lhe-ão. Estas passam invariavelmente por saber quais são as principais tendências gerais, aplicar a sua estratégia e, depois, analisar os dados.

Conheça quais são as tendências gerais

Conhecer algumas tendências gerais é fundamental para poder aplicar posteriormente a sua própria estratégia e determinar não só qual o melhor horário de postagem para a sua página, mas também como aumentar significativamente o alcance das suas postagens. Vejamos abaixo algumas tendências gerais que deverá ter em consideração:

Publicar nas horas com maior CTR

Alguns dados sugerem que as postagens entre as 13h e as 16h, em dias úteis, têm um maior engajamento, como, por exemplo, mais cliques. Tal poderá dever-se ao facto de que a essa hora muitas pessoas têm acesso à Internet, quer seja através dos seus dispositivos móveis, quer seja através dos seus computadores, em casa ou no trabalho.

Ajustar as postagens ao fim de semana

Os fins de semana colocam desafios distintos dos dias úteis, pois os hábitos das pessoas são totalmente diferentes ao sábado e ao domingo. Nesse sentido, fazer postagens antes das 8h e depois das 20h poderá não ter o alcance desejável. Prefira, por isso, postar os seus conteúdos durante essa baliza temporal.

Evitar postagens só de texto

As postagens que usam somente texto, como poderá constatar, não resultam num grande engajamento junto da sua audiência. Apesar de tal continuar a ser prático numa conta pessoal, numa página, as estratégias deverão ser certificadas. Afinal de contas, o Facebook, não é uma rede como o Twitter, que é uma rede essencialmente dedicada ao microblogging, tendo uma forte componente visual.

Adicionar imagens às postagens

Como sugerimos acima, deverá evitar as postagens somente de texto, uma vez que as imagens promovem o engajamento. Uma publicação com imagens (devidamente otimizadas) poderá resultar em mais “gostos” e, inclusive, em mais comentários.

Reduzir o número de links partilhados

Ao longo dos últimos anos, provavelmente como estratégia do próprio Facebook para manter os usuários dentro da própria plataforma, o alcance dos links tem caído significativamente. Por isso, publique links com moderação e prefira diversificar os conteúdos postados.

Experimentar o vídeo e Facebook Live

O vídeo e, em particular, a utilização do Facebook Live, uma ferramenta que lhe permite estar ao vivo com os seus fãs, tem registado um alcance maior que outros tipos de publicações. Por isso, a sua integração no seu plano de conteúdos deverá certamente ser algo a considerar.

Publique de acordo com as tendências gerais

Com base nas tendências gerais, poderá começar a colocar a sua campanha em prática, se for uma empresa, ou, se tive uma página pessoal, começar a postar conteúdo. Tenha em consideração que, independentemente do horário em que publica, é preciso não descurar a qualidade do seu conteúdo, pois, caso contrário, a sua postagem decerto não terá o engajamento pretendido.

As tendências gerais que referimos acima permitir-lhe-ão criar uma baliza temporal em que deve postar o seu conteúdo, contudo, para se certificar que obtém os melhores resultados possíveis, deverá continuar a fazer postagens manuais.

Como sabe, uma das funcionalidades do Facebook é que lhe permite agendar as suas postagens. Isto é, agendar um conteúdo para ser publicado num determinado dia, a determinada hora, de forma automática. Ora, apesar de tal ser apelativo numa perspetiva de gestão de tempo, é unânime, junto de webmasters e profissionais de marketing, que tal corta no alcance. Por isso, continue a postar manualmente para otimizar os seus resultados.

Analise os dados através das ferramentas de publicação

Acima, você teve a oportunidade de ver informações válidas sobre qual o melhor horário para postar no Facebook e estratégias a ter em consideração, porém, como se trata de metodologia geral, há que adotar uma mais específica para a sua página. Isso é possível recorrendo às ferramentas de publicação, que estão disponíveis em qualquer página, nomeadamente no menu da mesma.

Esta ferramenta ajudar-lhe-á a determinar quais as melhores horas para postar de acordo com o seu próprio público-alvo e com o comportamento dos seguidores da sua página. Isto porque poderá ter acesso a dados como o alcance, cliques/ações e data e hora em que publicou as suas postagens.

Será que há um maior engajamento por parte da sua audiência nas manhãs, em dias úteis, ou, pelo contrário, à noite? Será que no fim de semana consegue obter um maior alcance do que no resto da semana? Estes são dados úteis e aos quais tem acesso recorrendo às ferramentas de publicação.

Toda essa informação servirá como indicador sobre a forma como as pessoas usam e interagem com a sua página e, claro, como um guia para você publicar os seus conteúdos nesta rede social e, assim, conseguir resultados mais satisfatórios.

Agora que sabe mais informações sobre qual é o melhor horário para postar no Facebook, pode criar as suas campanhas e começar a divulga-las nesta rede social. Postando no horário adequado e agindo de acordo com as estatísticas, poderá aumentar exponencialmente a exposição.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.