Qual o Melhor CMS para Criar Blogs

Qual o Melhor CMS para Criar Blogs

Um CMS (content management system), comumente designado de sistema de gestão de conteúdo, numa perspetiva purista, refere-se a um sistema que nos permite carregar, editar e gerir todo o conteúdo mostrado num blog ou site. Mas, na verdade, é muito mais do que isso, pois permite que qualquer pessoa, mesmo que não tenha qualquer conhecimento de código ou de criação de projetos online, possa criar blogs e sites facilmente. Nesse sentido, é também importante saber qual é o melhor CMS ao qual pode recorrer, neste caso em concreto para criar blogs.

Se for o seu caso, abaixo poderá saber tudo o que precisa sobre a matéria, desde qual o CMS que consideramos como sendo o melhor, o porquê, abordando as suas vantagens e, claro, como criar na prática um blog recorrendo ao mesmo.

Então, qual o melhor CMS para criar blogs?

Bem, no que concerne a estabelecermos qual é o melhor CMS para criar blogs, devemos antes de mais salientar que o melhor para uns usuários não significa necessariamente que o seja para outros. Mesmo assim, é indubitável que, baseando-nos na percentagem de uso deste CMS em comparação com os demais, na proliferação de projetos criados com base no mesmo e, claro, em todas as suas vantagens, podemos considerar o WordPress como sendo o melhor CMS que pode utilizar para criar o seu blog, quer este seja um blog pessoal ou profissional.

Descubra as vantagens do melhor CMS

Podemos considerar o WordPress como sendo o melhor CMS, não por ter a maior percentagem de uso na Internet (apesar de ter) em comparação com outros sistemas de gestão de conteúdo, mas por ter um leque abrangente de vantagens que apelam quer ao usuário inexperiente, quer ao já experiente. Vejamos abaixo algumas das vantagens recorrentemente associadas ao WordPress:

Acessível mesmo para pequenos negócios

Quer esteja a criar um blog pessoal ou para o seu pequeno negócio, fazer um blog em WordPress é acessível, até porque se trata de uma tecnologia open source, com uma forte comunidade de apoio, tendo de adquirir somente o seu domínio personalizado e conta de alojamento, para ter o seu blog online.

CMS amigável aos motores de busca

Para fomentar os seus resultados orgânicos e receber muito tráfego dos motores de busca, nada como recorrer a este CMS. Na verdade, motores de busca, como o Google, recomendam o seu uso. Como o WordPress é dinâmico e, geralmente, é atualizado com regularidade, tende a ter um melhor posicionamento nas páginas de resultados de pesquisa do que sites estáticos.

Diversidade de templates

Como é o melhor CMS e é amplamente utilizado, existem inúmeros templates disponíveis para o mesmo, tanto gratuitos, como profissionais, permitindo-lhe ter um design apelativo sem recorrer aos serviços de um web designer. Através do seu próprio painel de administrador, pode carregar templates grátis, mas pode sempre recorrer a templates premium e, por isso, pagos, em plataformas online como o Elegant Themes, entre outras.

Facilidade de uso

Uma das grandes vantagens associadas a este CMS é, sem dúvida, o facto de que o mesmo é extremamente fácil de usar, mesmo por quem não tem qualquer experiência em criar blogs. Para o efeito, tem uma interface amigável para o usuário, a qual permite que o mesmo perceba, de forma, intuitiva, quais são as opções de que dispõe, quer seja para criar um artigo, página, carregar as suas imagens, ente muitas outras.

Número de plugins

Existem literalmente milhares de plugins disponíveis para este CMS, os quais permitem ajustar e otimizar diversas funcionalidades do seu blog. Novamente, você pode carregar plugins gratuitos através do seu painel de administrador ou, até, plugins pagos, comprando-os em plataformas online como a Themeforest.

Como criar um blog com o melhor CMS

Se está rendido às vantagens de usar o WordPress, em detrimento de outro CMS, saiba que pode criar o seu blog facilmente usando este sistema de conteúdo. Nesse sentido, partindo do pressuposto de que vai criar o seu projeto de raiz, com hospedagem própria, você poderá começar por:

Adquirir o seu domínio

O domínio corresponde à identidade do seu projeto online, o endereço ao qual as pessoas recorrem para chegarem ao seu blog através do navegador. O domínio deverá refletir o nome do seu blog e, ao contrário de um subdomínio, você pode escolher qual a sua terminação. Existem várias, mas é recomendável escolher uma de topo, quer nacional, como .pt ou .br, quer internacional, como .com, .net, .org, ou ainda .info. Se possível, deverá optar ainda por um domínio curto, por ser mais fácil de memorizar. Certifique-se também que o domínio que comprar inclui palavras-chave, se desejar otimizar posteriormente o seu tráfego orgânico ou, se for para um blog empresarial, que o mesmo é brandable, isto é, para que possa criar uma marca em torno do mesmo.

Escolher um plano de alojamento

Para ter um blog profissional, necessita invariavelmente de contratar um plano de alojamento adequado ao seu projeto. Para o efeito, existem diferentes planos de alojamento, desde os mais básicos até aos mais avançados. Se estiver mesmo a começar, um plano básico é suficiente, na medida em que pode mais tarde fazer um upgrade, mas se já criou o seu blog e necessita de um plano de alojamento mais robusto, temos outros planos de hospedagem de sites que são ideais para si.

Instalar o WordPress

De seguida, para instalar o WordPress, apenas tem de aceder ao seu painel de administrador da sua conta de hospedagem, o cPanel, e, através da mesma, instalar o aplicativo. Normalmente, no cPanel, pode encontrar um ícone relativo a um instalador de aplicativos, como o Softaculous, através do qual pode instalar o WordPress (e outros aplicativos) em poucos segundos, mediante alguns cliques.

Após estes três simples passos, já pode aceder ao seu painel de administrador (que estará disponível em endereçodoseublog/wp-admin/), começar a criar conteúdo e configurar todos e quaisquer aspetos do seu projeto que entenda ser necessário. Se tiver qualquer dúvida sobre um dos passos supracitados, para criar o seu blog em WordPress, aqui no Site Fácil, não deixe de nos contactar. Teremos todo o gosto em lhe ajudar.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.