Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil



Procura saber quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Com o aumento exponencial dos acessos à Internet através de dispositivos móveis veio também a crescente utilização das redes sociais em todo o mundo. Naturalmente, o Brasil não foi exceção e, atualmente, quase metade da população é ativa em termos de utilização de redes sociais, desde o Facebook ao LinkedIn, o que por si só demonstra a popularidade destas plataformas no país.

Estudos recentes, aliás, comprovam que o número de utilizadores que acede às redes sociais recorrendo ao smartphone ou ao tablet tem continuado a crescer, especialmente junto dos jovens. Esta realidade, aliada ao facto de que a maioria da população brasileira já tem um dispositivo móvel como os referidos, sugere que esta tendência, de aceder às redes sociais no quotidiano, para efeitos de entretenimento e, ainda, para obtenção de notícias, não irá decrescer no futuro, pelo contrário.

Mas, como poderá imaginar, ao contrário de um passado recente, em que o Orkut, uma rede filiada ao Google, dominava o mercado, com a maior percentagem de usuários no país, na atualidade, são outras as redes sociais preferidas dos usuários brasileiros. Até porque, devido à concorrência crescente e queda de popularidade, o Orkut foi desativado em 2014.

Descubra quais são as redes sociais mais usadas no Brasil

Abaixo, poderá ver quais são as redes sociais mais usadas no Brasil. Deve-se acrescentar, contudo, que, ao contrário do que poderá ver noutras listas, não tivemos em consideração aplicativos que têm como propósito principal a troca de mensagens instantâneas ou chamadas de voz, como o WhatsApp, Skype ou o Messenger, por não considerarmos que os mesmos são redes sociais. Dito isto, vejamos então quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil:

1. Facebook

A rede social, lançada em 2004, é a maior rede social de todo o mundo, contando atualmente com mais de 1 bilião de usuários. Só no Brasil, a rede social de Mark Zuckerberg conta com mais de 100 milhões de usuários, tendo destronado o Orkut, outrora a rede social mais popular no país, que chegou a ter 30 milhões de usuários no Brasil. A nível mundial, o Brasil é o terceiro país com mais usuários de Facebook.

2. YouTube

Esta plataforma de distribuição digital de vídeos foi criada em 2005 por três profissionais que haviam trabalhado para o PayPal. Pouco mais de um ano depois, o Google, devido ao sucesso do YouTube e por necessitar de uma plataforma afim, despendeu mais de um bilião de dólares para adquirir a empresa. Uma fatia significativa da população brasileira usa o YouTube no seu quotidiano, sem esquecer que no país existem muitos Youtubers (pessoas que produzem e aparecem em vídeos) de sucesso.

3. Instagram

Criado em 2010, o Instagram é uma rede social direcionada essencialmente para o compartilhamento de fotos e vídeos entre os seus usuários. Com tendência de crescimento, o Instagram tem vindo a solidificar a sua posição no ranking das redes sociais mais utilizadas do mundo, contando com mais de 500 milhões de usuários, e em particular do Brasil. No que concerne ao número de usuários desta rede social, os usuários brasileiros só são suplantados pelos norte-americanos.

4. Google+

Lançado em 2011 e, provavelmente, outra das razões que levaram à queda do Orkut, o Google+ é uma rede social com forte presença no Brasil. O país, de resto, é o terceiro com maior número de usuários, sendo que apenas os Estados Unidos e a Índia têm mais usuários desta rede social. Ainda assim o sucesso do Google+ está longe do que inicialmente se previa e dificilmente melhorará no futuro.

5. Twitter

Os fãs de microblogging encontraram no Twitter a plataforma ideal para eles. A rede social, fundada em 2006, contudo, tem visto o seu crescimento abrandar no Brasil, com o número de usuários ativos mesmo a cair. Em todo o mundo, existem mais de 300 milhões de usuários desta rede social, sendo os Estados Unidos o país com mais usuários. Muitas figuras públicas, especialmente políticos, recorrem a esta rede social para enviar e receber atualizações pessoais rapidamente.

6. LinkedIn

Fundada em 2002, o LinkedIn é uma rede social profissional, muito distinta de outras, na medida em que o foco é colocado em relações profissionais, em detrimento de relações de amizade. Por ser mais específica, não tem números tão avassaladores de usuários como outras redes, contudo, ainda assim, só no Brasil, tem mais de 20 milhões de usuários, sendo que somente os Estados Unidos e a Índia têm mais usuários. Tem uma tendência de crescimento e de durabilidade, isto porque cada vez mais as pessoas recorrem à rede para networking, divulgarem as suas competências e procurarem oportunidades de trabalho ou emprego.

7. Pinterest

Não podíamos deixar de fazer referência ao Pinterest, embora tenha um número de usuários no Brasil mais modesto. Esta rede social, lançada em 2010, tem afinidades com o Instagram, na medida em que também visa o compartilhamento de imagens, embora com base num sistema diferente, recorrendo aos famosos pins, que funcionam como marcadores de imagens. Imagens essas que você pode guardar, etiquetando-as sob temas, desde receitas a passatempos, ou simplesmente partilhá-las com outros utilizadores da rede social. A plataforma é afiliada com o Twitter e Facebook, facilitando a sua utilização.

8. Badoo

Fundado em 2006 e muito popular na América Latina, onde se destaca o Brasil, o Badoo tem uma enorme comunidade de usuários, que ultrapassa mesmo os 300 milhões em todo o mundo. Trata-se de uma rede social direcionada para as pessoas que procuram não só fazer novas amizades, mas também outro tipo de relacionamentos.

Estas são, então, segundo dados recentes, as redes sociais com maior implementação e uso no Brasil. E você, a nível pessoal e profissional, quais são as redes sociais que mais utiliza no seu dia a dia?


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.