Onde Criar um Blog – De Amador a Profissional

Onde Criar um Blog – De Amador a Profissional

Todos os dias são criados blogs um pouco por todo o mundo. As razões para fazê-lo podem ser diversas, desde o blog ser um espaço adequado para desenvolver o seu talento enquanto escritor, até ser uma forma de disponibilizar conteúdo relevante sobre determinados assuntos, independentemente do seu projeto ser pessoal ou profissional. Mas, onde criar um blog?

Esta é uma dúvida relativamente comum, até porque, atualmente, existem várias formas de criar um blog, sendo umas totalmente gratuitas, ideais para blogs amadores ou pessoais, enquanto existem outras pagas, com maior segurança e potencial, para blogs profissionais.

Se procura saber onde criar um blog, de amador a profissional , abaixo poderá familiarizar-se com as suas principais opções.

Onde criar  um blog amador

Para criar um blog amador, existem várias soluções, mas, de acordo com a sua popularidade, podemos desde já realçar o Blogger, Tumblr e WordPress. Vejamos abaixo mais informações sobre essas plataformas, onde pode criar blogs de forma bastante intuitiva, bastando seguir os passos indicados, mesmo que não tenha qualquer tipo de conhecimento prévio sobre a criação de projetos desta natureza:

Blogger

Para quem procura criar um blog sem despender dinheiro, o Blogger, uma plataforma pertencente ao Google, é decerto uma possibilidade a ter em consideração. Além de ser bastante fácil de utilizar, tem ao seu dispor um leque abrangente de templates gratuitos que pode utilizar no seu blog, para dar uma imagem ao mesmo mais de acordo com as suas expectativas. Tem o inconveniente de ter ao seu dispor um subdomínio e de não controlar a hospedagem, embora possa mais tarde comprar um domínio personalizado ou mesmo migrar o seu blog.

Tumblr

Outra plataforma muito popular para criar o seu blog gratuito é indubitavelmente o Tumblr. Através desta plataforma, os usuários podem criar facilmente o seu blog e publicar o que quiserem, desde histórias, imagens, links, entre outros. Aqui é bastante fácil seguir também outros blogs do seu interesse e, claro, conseguir que outras pessoas sigam também o seu. Afinal de contas, quando se cria conteúdo, a dada altura pretende-se que o mesmo seja naturalmente lido. Outra das vantagens é que, se quiser, pode mais tarde migrar o seu conteúdo para um CMS como o WordPress.

WordPress

Atualmente, o WordPress é o CMS mais popular para criar um blog. Através do WordPress.com, é possível criar um blog totalmente gratuito, com subdomínio, podendo a qualquer momento fazer um upgrade para outro tipo de plano, para usufruir de funcionalidades adicionais. Estas podem incluir, por exemplo, um domínio personalizado, eliminação de publicidade da própria plataforma, entre outras. Para quem gosta de usar este sistema de gestão de conteúdo, como poderá constatar mais abaixo, existe a possibilidade de fazer download deste software open source para o seu computador e fazer o upload do mesmo, mais tarde, para a sua conta de alojamento profissional.

Estes são, em suma, as suas principais opções em termos de onde criar um blog, neste caso amador ou pessoal, onde pode usufruir das potencialidades de um blog, mas sem despender qualquer dinheiro. Todavia, se o seu intuito for mesmo criar um blog profissional, deverá optar por criar um projeto com alojamento próprio.

Onde criar um blog profissional

Para usufruir de outro tipo de opções, sem as restrições que normalmente estão associadas a plataformas gratuitas, deverá criar o seu blog recorrendo aos serviços de uma empresa de hospedagem de sites/blogs, como é o caso do Site Fácil.

Um blog profissional, ao contrário do exemplo que referimos acima, requer que tenha um domínio próprio, hospedagem profissional, bem como um sistema de gestão de conteúdo fácil de utilizar, mas ao mesmo tempo passível de conferir a imagem profissional que o seu projeto necessita. O processo de criação de um blog com essas características assenta, normalmente, em cinco etapas fundamentais, nomeadamente:

Aquisição do seu domínio

Uma das razões para recorrer a uma empresa de hospedagem profissional e não a uma plataforma de criação de blogs gratuitos prende-se com a possibilidade de usufruir do seu próprio domínio e não um subdomínio. Um domínio próprio permite conferir uma imagem profissional ao seu blog, especialmente se optar por um domínio de topo. Nesse âmbito, pode registar domínios nacionais com terminação .pt ou .br, bem como terminações de topo internacionais, como .com, .net, .org ou .info. Clique aqui para registar o seu domínio.

Compra de hospedagem

Quando escolhe uma plataforma gratuita, você não tem forma de controlar ou otimizar a sua hospedagem. Pelo contrário, ao comprar um plano de hospedagem para o seu blog, você pode melhorar o desempenho do seu blog e usufruir de outras funcionalidades que, normalmente, não estão incluídas numa hospedagem gratuita. Existem vários planos por onde optar, desde os mais básicos até aos mais avançados. No Site Fácil, em qualquer dos planos, os clientes podem usufruir de hospedagem em discos SSD, melhorando a performance, de suporte 24/7, entre várias outras vantagens.

Instalação do CMS

Através do seu painel de controle da sua conta de hospedagem, normalmente o cPanel, você pode instalar uma série de aplicativos ou, em particular, de sistemas de gestão de conteúdos, como o WordPress, Joomla ou Drupal, embora para efeitos de criação e gestão de blogs o primeiro seja o mais popular e amigo do usuário. Recorrendo ao Fantastico ou ao Softaculous, uma opção que costuma estar disponível no seu painel de controle, pode instalar o seu aplicativo preferido mediante apenas alguns cliques.

Criação e publicação do conteúdo

Um blog, como é natural, precisa de ser alimentado (com regularidade). Para o efeito, deverá criar e publicar conteúdo com frequência, para se certificar que o seu blog mantém-se atualizado. Esta publicação de conteúdo “fresco” é vital para fomentar o tráfego orgânico, isto é, o tráfego proveniente dos motores de busca, uma vez que estes motores, como o Google, privilegiam os projetos com conteúdo de qualidade, original, mas também os que são atualizados com regularidade. Caso contrário, poderão mesmo cair nos resultados de pesquisa e perder leitores.

Otimização do design

Para aperfeiçoar o seu blog e para se destacar da potencial concorrência, poderá sempre optar por instalar um template premium em detrimento de um template gratuito. Existem diversas plataformas online onde pode adquirir templates, como o Themeforest, sendo que posteriormente basta-lhe fazer o upload do template através do seu painel de administrador. Se preferir, poderá ainda recorrer aos serviços de um web designer, quer para retocar o seu template atual, quer para lhe criar um de raiz, não descurando outros elementos gráficos do seu projetos, como o logotipo, que ajudam a conferir credibilidade e profissionalismo ao projeto.

Agora que está identificado com as suas opções, no que concerne a onde criar um blog, pode também criar o seu. Se tiver dúvidas sobre como criar um blog profissional no Site Fácil, então contacte-nos de imediato, para que o possamos ajudar a ter uma presença online.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.