O que precisa para ganhar dinheiro com um Blog

O que precisa para ganhar dinheiro com um Blog

É possível ganhar dinheiro na Internet sabendo como criar um blog para gerar rendimentos que podem chegar a valores consideráveis, podendo até chegar para garantir a sua independência financeira relativamente a chefes e patrões. Veja como.

Vontade de ganhar dinheiro na Internet

A primeira coisa que deve pensar é se quer ganhar dinheiro na Internet através da criação de um blog (ou um site normal).

É necessário sentir-se confortável com o facto de criar um blog e de o querer rentabilizar, seja para ganhar algum rendimento extra no final do mês ou mesmo para ser a sua principal fonte de receitas.

Para ganhar dinheiro na Internet terá de se associar com redes PPC e com redes CPM, poderá vender publicidade direta, programas de afiliados, etc.

Uma vez entrando no mundo do dinheiro na Internet terá de utilizar uma ou várias destas técnicas combinadas para rentabilizar ao máximo o seu trabalho.

Criar um Blog sobre um assunto de que goste

Independentemente da forma como vai ganhar dinheiro on-line é importante escrever sobre um assunto sobre o qual se sinta confortável, de preferência que goste porque senão será muito complicado manter a motivação para escrever regularmente.

Se não gosta de falar sobre cartões de crédito, não faz muito sentido criar um blog sobre este assunto mesmo que possa dar bastante dinheiro. Ao fim de poucas semanas irá sentir que não tem mais nada para acrescentar ou que cada artigo que escreve é um sacrifício.

Para criar um blog que funcione bem e que dê dinheiro tem de criar valor para os visitantes, dando-lhes informação que eles não conheciam antes de entrar no seu blog.

Nem sequer precisa de ser um especialista no tópico que escreve, basta que conheça mais do que a maioria dos visitantes do seu blog. Depois terá de utilizar as várias técnicas necessárias para poder rentabilizar o seu blog.

Depois de decidir que quer ganhar dinheiro na Internet, terá de fazer tudo o que está ao seu alcance para conseguir o máximo de receitas de cada um dos seus visitantes. Não tenha medo de arriscar e testar as mais variadas formas de publicidade.

Não esconda os anúncios numa localização subtil do blog que acha que não vai importunar os seus visitantes, porque o mais certo é que não encontrem essa publicidade, logo não lhe vão dar dinheiro a ganhar.

Se vai entrar neste mundo de ganhar dinheiro na Internet, utilizando por exemplo redes PPC, coloque o máximo de publicidade que conseguir sem aborrecer a maioria dos seus visitantes (por exemplo, as janelas de pop-up são um tipo de publicidade que irrita muitos visitantes).

Existirão sempre pessoas que se queixam sempre que há publicidade num blog ou num site, por isso não se deixe travar por esses visitantes. Claro que deverá para e analisar a situação se receber queixas regularmente da parte de muitos visitantes, mas se receber uma reclamação esporadicamente não ligue a essa crítica e continue o seu trabalho. Há sempre alguém insatisfeito…

Nem todas as pessoas têm características para ganhar dinheiro na Internet, da mesma forma que nem todos podem ser jogadores de futebol profissionais ou artistas de cinema.

O que é necessário para ganhar dinheiro na Internet

É possível ganhar-se dinheiro on-line, é até possível ficar rico trabalhando exclusivamente on-line, mas depende dos seus conhecimentos, da vontade que tem para aprender e do tempo que dedica a trabalhar neste negócio.

Mesmo trabalhando apenas algumas horas por dia é suficiente para ganhar algum dinheiro na Internet, mas não conte com milagres. Não é fácil ter sucesso neste negócio, da mesma forma que não é fácil ter sucesso em negócios tradicionais. Não deixe o seu emprego para se dedicar à Internet se ganha apenas algumas dezenas de euros por mês.

Tem de se dedicar quase a 100% nos seus tempos livres durante muito tempo para conseguir ganhar rendimentos interessantes.

A maioria das pessoas não vai conseguir ganhar dinheiro na Internet que lhes permita trabalhar de forma independente, porque a maioria das pessoas não tem as características necessárias para ter sucesso on-line.

É importante referir que aqui a mensagem é que a maioria das pessoas não consegue e não que você não consegue.

Em termos teóricos qualquer pessoa o pode fazer, desde que esteja disposta a pagar os sacrifícios que são necessários (tempo e dedicação).

A maioria das pessoas que lê este artigo poderá ficar entusiasmada pela possibilidade de ganhar dinheiro na Internet a fazer um blog sobre algo que goste, mas daqui a alguns dias irá perder essa motivação e abandonar este negócio.

Não é fácil ganhar dinheiro na Internet, 99% das pessoas não o vão conseguir, mas quem estiver disposto a pagar a factura do esforço poderá ter sucesso, porque o que distingue esta forma de ganhar dinheiro das mais tradicionais é que pode ganhar dinheiro on-line sem gastar mais do que umas dezenas de euros por ano.

Haver uma percentagem muito pequena de sucesso não é exclusivo deste negócio na Internet, é uma regra em todas as profissões e todas as artes. São poucos os futebolistas profissionais, são poucos os músicos e actores que chegam a ter sucesso.

Se está convencido que é uma das pessoas que está disposta a investir o seu tempo e a aprender continuamente, então tem tudo o que necessita para ganhar dinheiro na Internet.

Conhecer a tecnologia é obrigatório

Em termos exclusivamente técnicos, a característica que o irá distinguir da concorrência (que é cada vez mais elevada) é a sua competência tecnológica nos tópicos que lhe permitem criar um site e ganhar dinheiro com ele.

Se conhece a maioria das tecnologias que envolvem a Internet já está vários passos à frente da maioria das pessoas. Se não conhece, terá muito que aprender até conseguir chegar a esse nível, mas não é impossível, só que irá precisar de mais tempo.

Pode contratar pessoas especialistas nestas áreas para fazerem o trabalho técnico por si, mas o controlo da tecnologia e do seu funcionamento deverá ser apenas seu.

O SEO para os motores de busca é outro exemplo importante, porque não necessita de conhecer o algoritmo do Google, por exemplo, mas necessita de saber que esta é a tecnologia principal para conseguir atrair mais visitantes ao seu blog sem ter de pagar por isso. Dentro do SEO, existem depois mais conceitos que têm de ser entendidos em conjunto para que seja mais eficaz.

O conhecimento destas tecnologias em conjunto com a dedicação e trabalho é o que fará distinguir-se do resto das pessoas que tentam ganhar dinheiro na Internet pensando que é uma tarefa muito simples e que lhes vai permitir trabalhar na praia durante 4 horas por semana…

Como percebe, fazer um blog ou fazer um site e ganhar dinheiro na Internet significa ter um conhecimento muito alargado das tecnologias que existem na Internet, em termos funcionais, em vez de ser um especialista em apenas uma ou duas delas.

A Internet e os negócios on-line são muito variados, por isso não há uma lista fixa de tecnologias que precisa conhecer para garantir o sucesso. Depende muito da forma como vai rentabilizar o seu site.

No entanto, existem algumas tecnologias e conceitos que são praticamente transversais a quem quer ganhar dinheiro on-line:

  • HTML
  • Como criar um blog
  • Feeds
  • Pings
  • Trackbacks
  • SEO (optimização para motores de busca)
  • Estatísticas de tráfico
  • Referers
  • E-mail
  • Keywords
  • SEM (marketing de busca)
  • Page rank
  • Sites sociais
  • Redes PPC
  • Redes CPM
  • Programas de afiliados

Se a maioria destas tecnologias e conceitos é chinês para si, então significa que está bastante atrasado relativamente à concorrência, por isso mantenha o seu emprego e comece a aprender o mais que conseguir. Começar cedo é bom, mas não espere resultados fabulosos ao fim de 6 meses. Foque-se em aprender o máximo possível

É importante que saiba que não necessita de ser um especialista em nenhuma destas áreas, é mais importante saber como elas se relacionam e como podem afectar o crescimento do seu blog ou do seu site.

Por exemplo, não precisa de saber como funciona o WordPress internamente, nem sequer como criar temas ou plugins para esta plataforma. Mas precisa de saber para que serve o WordPress, quais os plugins que melhoram o seu posicionamento nos motores de busca, que permitem analisar as estatísticas de tráfego, etc.

Existem dezenas de tecnologias para criar um site e ganhar dinheiro na Internet. Para ter sucesso terá de as conhecer todas funcionalmente e saber para que servem, depois poderá dedicar-se mais a uma ou outra consoante o seu modelo de negócio.

Aprender constantemente para ganhar dinheiro on-line

O maior risco de todos não é cometer erros, porque isso é normal desde que se aprenda com eles. O maior risco é perder as oportunidades que vão aparecendo a um ritmo alucinante neste negócio.

É preciso ser empreendedor e estar sempre na vanguarda da tecnologia e dos novos modelos de negócio que permitem ganhar dinheiro na Internet de novas formas. Ainda por cima, entrar no negócio da Internet tem custos muito baixos o que significa que o custo de um erro é normalmente baixo.

Já o custo de não estar na tecnologia certa ou no modelo de negócios certo pode custar-lhe bastante mais. Preocupe-se em não perder as oportunidades que poderão levar os seus rendimentos para outro nível de forma simples. Tem de estar sempre atento ao que se passa no mercado e seguir as novas tendências, para experimentar e analisar os resultados. Depois poderá concluir se vale ou não a pena entrar nesse negócio para ganhar dinheiro ou dedicar-se a outras oportunidades.

São tantas as formas de ganhar dinheiro na Internet que existe espaço para todos os que estão dispostos a ser empreendedores.

Os negócios virtuais crescem e mudam a uma velocidade inimaginável nos negócios tradicionais, o que é bom se aproveitar essas mudanças e é mau se deixar de investir no conhecimento e no risco. Há formas de ganhar dinheiro que aparecem e desaparecem tão rapidamente que não estarmos bem posicionados significa perder uma oportunidade que poderia ter valido milhares de euros.

Diariamente tem de pensar em ganhar mais tráfego, aumentar o número de leitores do blog, criar conteúdos que sejam úteis, procurar novas formas de rentabilizar o seu site, etc.

Podemos passar 24h por dia na Internet que mesmo assim não conseguirmos acompanhar todas as tendências que existe e levá-las até ao final, mas se não estivermos presentes então é que não aproveitamos nada.

Pense sempre que a sua concorrência também tem de estar a correr para acompanhar estas novidades, por isso estando bem informado garante-lhe partir em pé de igualdade com eles. Depois é uma questão de ver quem implementa mais rapidamente, quem cai e se levanta mais depressa, que comete mais erros.

É um negócio que se pode tornar extremamente interessante porque pode esticar a corda até onde quiser. Se quiser manter os seus rendimentos estáveis, basta ter um acompanhamento razoável das mudanças e um olho nos seus concorrentes. Se for mais ambicioso poderá tentar ser líder em várias áreas e ter sempre algo novo para aprender.

Ganhar dinheiro na Internet não é para quem deseja uma vida calma e sem aprendizagem, mas sim para quem deseja estar na crista da onda do mundo da tecnologia on-line que é cada vez mais importante na vida das pessoas.

Estratégia para fazer sites e ganhar dinheiro

A maioria das pessoas que quer fazer um blog não o faz para ganhar dinheiro, mas sim para partilhar alguma coisa com uma comunidade. Podem ser os amigos, os familiares ou o resto do mundo. No entanto, mesmo aqueles que criam sites para ganhar dinheiro na Internet não o fazem de forma correta.

Na maior parte das vezes o que se vê são blogs e sites mal construídos, sem qualquer estratégia de rentabilização, onde se colocam anúncios de redes PPC no sítio onde deveria estar o conteúdo do site, anúncios pop-up sempre que se carrega num link, etc.

Embora deva sempre testar e rentabilizar o mais possível o seu site, deverá ter uma estratégia para atingir o objetivo de rentabilização.

Pode até começar por colocar todas as formas que conhece na mesma página, mas depois necessita de ir medindo os resultados e fazendo alterações de forma a optimizar os resultados, em vez de deixar o seu blog entregue a uma confusão enorme que não beneficia ninguém. Nem os visitantes, nem o webmaster.

Definir um objetivo quantitativo

Não é preciso construir um plano de negócios completo e detalhado para determinar quanto dinheiro gostaria de fazer mensalmente.

Um exemplo de um bom objetivo é:

  • Ganhar 300€ mensalmente dentro de 6 meses com o meublog.com

Este objetivo é simples de entender (ganhar dinheiro com o meublog.com), tem um valor a atingir (300€) e um prazo (6 meses).

O valor que deseja atingir é arbitrário, principalmente se está a começar, mas servirá para o incentivar a atingir esse objetivo, acelerando ou diminuindo consoante esteja longe ou próximo de o atingir. Poderá também redefini-lo passado algum tempo.

Modelo de rentabilização do Blog

Depois de ter o objetivo definido, é preciso decidir como é que vai ganhar dinheiro. As alternativas são variadas:

  • Vendas
  • Programas de afiliados
  • Anúncios com Redes PPC
  • Anúncios com Redes CPM
  • Doações
  • Subscrições

Pode utilizar uma ou várias formas de ganhar dinheiro, basta decidir quais e escrever essa decisão no documento que criou com o objetivo. É importante utilizar documentos de planeamento para se poder manter orientado e motivado a atingir esses objetivos.

Normalmente existe uma forma principal de ganhar dinheiro, que representa a maior fatia dos seus rendimentos, e outras formas que também trazem dinheiro ao site mas em percentagens muito inferiores.

Assegure-se que desenha o site de forma a maximizar a sua principal fonte de receitas. Por exemplo, se quer fazer vendas de um e-book não coloque tanta publicidade que possa afastar os seus visitantes através de um clique para ganhar alguns cêntimos. Crie um percurso de navegação que leve os visitantes a atingir a página de vendas. Esta adaptação é muito importante e pode ser a diferença entre ganhar algumas dezenas ou alguns milhares de euros.

É importante definir uma estratégia de rentabilização antes de criar um site para ganhar dinheiro na Internet. É com esta estratégia que irá trabalhar nos meses seguintes. Qualquer que seja a estratégia definida, há um factor que é importantíssimo no sucesso de qualquer site: o tráfego que consegue trazer para o seu site.

Partilhe esta publicação

Comentários (3)

  • Bruna Responder

    Olá,

    Eu tenho uma dúvida; se você(s) puderem me esclarecer, desde já agradeço. Seguinte: tenho um blog, coloco palavras-chave nos marcadores, inclusive salvo as fotos com palavras-chave, enfim, faço tudo, contudo, meu blog simplesmente não aparece nos mecanismos de busca do google. Sei que tem as questões de relevância, etc, mas o site nem sequer aparece (já testei com assuntos raros, não-mencionados, e não há jeito). Como faço para que meu blog conste nos mecanismos de pesquisa? Se conseguir me ajudar, muito obrigada.

    19 de novembro de 2011 em 02:33
  • Victória Responder

    Bruna eu também quero saber faço a mesma coisa no meu e não consigo encontrar ele no Google.

    25 de novembro de 2011 em 13:34
  • Anônimo Responder

    Artigo antigo mas bem relevante. Encontrei-o em minhas pesquisas sobre blog e posso dizer que muitas das dicas ainda funcionam pra hoje. Eu gostaria de colaborar, dizendo que atualmente, é uma boa ideia colocar vídeos dentro dos artigos para darem mais relevância ao conteúdo perante os buscadores.

    11 de agosto de 2016 em 01:48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.