O que é o marketing de relacionamento

O que é o marketing de relacionamento



Sabe o que é o marketing de relacionamento? Na atualidade, dada a concorrência existente em muitos setores, para que uma empresa consiga alcançar os seus objetivos, tem de recorrer a várias estratégias de marketing e a estratégia supracitada estará certamente incluída num plano de marketing abrangente.

Para a maior parte dos marketers, o marketing de relacionamento é um conceito familiar, todavia, não o é para o público em geral, que precisará certamente de aprofundar o seu conhecimento sobre o mesmo, para saber em concreto o que é, quais são os seus benefícios e, em simultâneo como implementar adequadamente uma estratégia afim.

Ora, se for o seu caso, neste artigo procuraremos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre esse tipo de marketing, para que tenha uma visão compreensiva sobre o mesmo e possa aferir de antemão se o mesmo pode ser útil para o seu negócio.

Descubra o que é o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é considerado um aspeto da gestão de relacionamento com o cliente (CRM – customer relationship management), que, ao contrário de outras estratégias, foca essencialmente a fidelização do cliente e o engajamento com o mesmo a longo prazo, em detrimento de objetivos imediatos, exclusivamente focados na aquisição de clientes e vendas individuais.

Assim sendo, o grande objetivo do marketing de relacionamento passa por criar uma ligação forte e duradoura entre um cliente e uma marca, permitindo com isso fidelizar o cliente e gerar vendas consecutivas com o mesmo.

Indiretamente, a fidelização dos clientes pode ainda levar a uma maior promoção boca a boca da marca e difusão de informação sobre a mesma a outras pessoas potencialmente interessadas nos produtos ou serviços de uma empresa, podendo levar a uma maior geração de leads e, posteriormente, também de vendas.

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?

Muitas empresas já incluíram essa faceta do CRM no seu plano de marketing, porque, efetivamente, pode ter vários benefícios para as mesmas. Vejamos abaixo alguns exemplos de vantagens do marketing de relacionamento para uma empresa:

Acesso ao feedback do cliente

Quando a política de marketing de uma empresa facilita a comunicação e cooperação com o cliente, questões como preocupações, queixas ou, por que não, elogios, podem ser rapidamente vistas. Ao se debruçarem sobre as tendências, quer positivas, quer negativas, as empresas podem usar o feedback dos clientes para fazer pequenos ajustes tantos aos produtos como os serviços para melhorar a satisfação dos seus clientes.

Gera (e mantém) um fluxo de vendas

Uma vez que toda a estratégia de marketing de relacionamento assenta na fidelização do cliente, isto permite criar uma carteira de clientes que, de outra forma, seria difícil criar. Uma carteira de clientes extensa é, de resto, essencial para a viabilidade de uma empresa e para assegurar os postos de trabalho, na medida em que permitirá ter um fluxo de vendas constante e equilibrado. De outra forma, as empresas teriam de sobreviver com base em vendas a clientes que compram produtos ou serviços de forma esporádica ou apenas uma vez, criando certamente dificuldades de ordem económica.

Facilita a comunicação

Quando os clientes estão na base de dados de uma empresa, existe uma maior facilidade de comunicação que, além de promover o engajamento, permite também atualizar os clientes com notícias sobre a empresa, promoções especiais e informações sobre novos produtos ou serviços. Essa comunicação é essencial para gerar uma maior interação entre empresa e cliente.

Fomenta a inovação

Curiosamente, a adoção de estratégias de marketing de relacionamento pode também levar a empresa que as implementa a inovar, nomeadamente na sua oferta. Empresas como a Starbucks, por exemplo, convidam os seus clientes a facultarem ideias, no sentido de melhorar o serviço e produtos. A empresa criou um espaço online para esse efeito, onde os clientes sentido podem partilhar, votar e discutir ideias. Cabe depois à empresa atualizar os clientes do ponto em que se encontram determinadas ideias, que são vistas pela mesma como uma mais-valia.

Melhora a experiência do cliente

Uma vez que existe um maior feedback e a empresa está consciencializada sobre questões e problemas que poderão estar a interferir com a experiência e satisfação do cliente aquando do contacto com a sua empresa ou da compra de um produto ou serviço, tem a oportunidade de trabalhar no sentido de melhorar as mesmas. Melhorando a experiência geral do cliente, as empresas estão também a criar condições para que os clientes voltem a recorrer às mesmas no futuro.

Como implementar uma estratégia de marketing de relacionamento?

Sem a implementação de uma boa estratégia de marketing de relacionamento, o cliente pode não voltar a comprar um produto ou serviço à sua empresa, preferindo outra. Para o evitar é preciso saber como implementar adequadamente uma estratégia afim.

A estratégia a implementar focar-se-á na melhoria das interações com o cliente para promover uma maior lealdade à marca. Embora muitas dessas interações com os clientes possam ser feitas pessoalmente, na sua loja ou escritório, bem como ao telefone, muito do marketing de relacionamento passa hoje em dia pela Internet.

Na atualidade, os clientes esperam encontram informações detalhadas sobre uma marca ou empresa na Internet, tendo ainda a oportunidade de influenciar os produtos ou serviços da mesma através de avaliações online ou publicações nas redes sociais. Por isso, o marketing de relacionamento, no mundo contemporâneo, além de prestar serviços ou fornecer produtos de excelência, passa muito por facilitar a comunicação entre os clientes e os negócios, por rastrear as atividades dos clientes e agir de acordo com as mesmas, com informação ou suporte.

Para tal, é vital criar um site para a marca/empresa, mas também estar presente nas esferas sociais, permitindo assim monitorizar as atividades dos clientes nas redes sociais, que são atualmente importantes veículos de marketing, e responder aos mesmos, facultando respostas a questões ou assistência a problemas, se necessário. Fazendo-o, certamente que os clientes ficarão com uma melhor imagem da marca.

Partindo do pressuposto que é eficaz, conseguindo realmente fidelizar os clientes, a implementação dessa estratégia de marketing pode gerar resultados muito positivos para as empresas. Mesmo assim, a sua implementação pode e deve ser integrada num plano de marketing abrangente, que inclua outras estratégias também, porque, para poder obter melhores resultados no futuro, não pode esquecer o presente.

Agora que está familiarizado com o que é o marketing de relacionamento, conhece as suas vantagens e sabe como implementar esse tipo de marketing, pode criar e aplicar a sua própria estratégia.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.