Dicas para Facebook Ads (5x mais Taxa de Conversão)

Dicas para Facebook Ads (5x mais Taxa de Conversão)



Facebook Ads

É inegável todo o sucesso que se calibra em torno da maior rede social do mundo, o Facebook. O Facebook conta com números exuberantes e permite desta forma ter um alcance esplêndido que nenhuma outra plataforma tem.

O Facebook Ads, então, começa a ser mais eficiente do que propriamente a televisão, claro que tudo depende do seu orçamento, mas para isso é que hoje vamos oferecer dicas que podem ser imprescindíveis para você que deseja anunciar, ainda para mais estando numa época em que diariamente são bloqueadas muitas contas no Facebook Ads por práticas não tão convenientes.

Vamos também alertar os nossos leitores para aquilo que não devem fazer, mas iremos focar-nos essencialmente naquilo que deve ser feito para atingir o máximo de sucesso e alcance dentro das suas publicações.

Uma pequena introdução ao Facebook Ads

O Facebook Ads é uma plataforma de anúncio e publicidade disponibilizada pelo gigante Facebook, como o conhecemos hoje. Através dela, podemos anunciar o nosso produto, a nossa página, uma landing page, ou seja, praticamente qualquer coisa relacionado com o digital, o que é fantástico, e o melhor é que temos múltiplas opções de segmentação que irão permitir chegar ao nosso público-alvo com a maior eficiência e exatamente às pessoas que desejamos, evitando assim gastar dinheiro desnecessário.

  1. Defina o seu objetivo

Este é o primeiro passo. Você tem logo desde cedo que definir qual é o seu objectivo maior. Você deseja aumentar a taxa de clique para o seu site, você deseja aumentar o número de fans na sua página do Facebook? Deseja aumentar o número de interações com determinado post?

Isto convém ser logo decidido de início, mas após isso é necessário verificar quais são os seus objetivos que procedem a isto. Deseja ter 50 comentários num post ou 100? Deseja gerar bastantes leads em email marketing? Isto tudo deve-se assegurar logo desde início, para depois não haver surpresas nos resultados, e estar mais ou menos consciente do que pode acontecer, sem grandes dispersões.

  1. Segmentação para Facebook Ads

Como referimos em cima, é imprescindível fazer uma segmentação acentuada do seu público-alvo para chegar exatamente às pessoas que você deseja.

Para isso, o Facebook Ads disponibiliza ferramentas de segmentação como por exemplo: sexo, idade, nacionalidade, profissão, e muitos outros tipos de segmentação.

Ou seja, antes de iniciar a sua campanha tenha bastante atenção em segmentar o seu público, assim assegurará que os seus cliques para o seu anúncio serão apenas de pessoas interessadas em tal. Não é fantástico?

  1. Título do Facebook Ads

Título, o nosso tão cobiçado título. Sempre que damos dicas relacionadas com o digital referimos sempre a importância do título, e não é à toa que o fazemos.

O título tem um significado muito grande, é para ele que o foco do leitor se irá centrar, em companhia com a imagem. Ter um título atrativo pode diferenciar o sucesso do fracasso das suas campanhas.

Use os vários gatilhos mentais possíveis para causar a maior persuasão no seu anúncio e consequentemente conduzir o seu prospeto à tão desejada ação que você deseja que ele faça.

  1. Imagem para Facebook Ads

Não se pode negar as vantagens que uma imagem tem. Primeiro, pode-se referir que algo com uma imagem consegue-se vender 8x mais do que sem imagem, logo aqui podemos confirmar o potencial das imagens.

Relativamente às imagens do Facebook Ads, elas têm que ser extremamente representativas, ou seja, elas têm de retratar na perfeição aquilo que o seu anúncio realmente é. Pensem em vocês mesmos, você iria tomar uma ação caso carregasse num anúncio e quando chegasse à página de destino não tivesse o conteúdo que expectava?

Com certeza teria a mesma reação que eu, ia fechar a página com frustração e não tomar qualquer ação. E é exatamente isso que não queremos que aconteça com os nossos prospetos, por isso tente ao máximo ser o mais descritivo possível para evitar cliques desnecessário de pessoas que não estão interessadas no seu anúncio.

Outra dica muito importante, muitas pessoas estão a ser banidas do Facebook Ads pois não estão a cumprir uma das regras mais importantes, que é manter texto na imagem apenas até 20% do tamanho da imagem. Por exemplo, se a sua imagem tiver 1000px você só poderá ter até 200px de texto contido na imagem, estamos combinados?

Evite banimentos desnecessário e deitar todo o seu trabalho fora.

  1. Práticas proibidas no Facebook Ads

Como já tínhamos referido em cima, o Facebook Ads não aceita campanhas que não estejam a seguir à risca as suas regras, por isso as práticas a seguir são totalmente proibidas no Facebook Ads:

– Fazer anúncios que linkem diretamente para sites de afiliados;
– Não usar o Business Manager;
– Ter o teu anúncio reprovado várias vezes por causa dos 20% de texto;
– Anunciar temas que são proibidos pelo facebook, como por exemplo o sexo.

Siga à risca estas práticas, ou caso contrário irá denotar o seu anúncio não ser aceite, sem margem para dúvidas.

  1. Faça testes e análises A/B

Se você está a começar na prática de usar o Facebook Ads, então é quase garantido que o seu primeiro anúncio talvez não possua o alcance que você estava a imaginar, e possivelmente irá acontecer muito o contrário.

É para isto que existem as métricas e análises A/B. Com estas análises, você poderá determinar vários fatores que levaram os usuários a clicar num certo anúncio ou a não clicar.

Testes A/B são usados para dois anúncios distintos, mas que têm a mesma ligação. Pode diferir a forma como usamos a nossa expressão, a imagem que é colocada, etc.

Nestes testes poderá efetivamente ser denotado qual é o anúncio que obteve uma maior percentagem de cliques e maior conversão, podendo assim optar por este anúncio sendo o seu melhor.

Convém fazer vários testes A/B, com um orçamento baixo, e depois que tiver certezas sobre os resultados ir aumentando o orçamento, até chegar a um patamar de expertise que com pouco investimento irá ser tão estratégico e ter tão bom alcance como que se investisse um valor bem mais alto.

Bem, estas são algumas dicas de Facebook Ads que achamos essenciais para atingir o sucesso na sua determinada campanha. Não hesite em contactar-nos caso tenha alguma dúvida.


Partilhe esta publicação

Comentário (1)

  • Jedi Responder

    O Facebook é uma ótima rede social Acredito que o mais interessante desta ferramenta seja a sua abrangência, pois é que mais tem usuários no mundo e por isso ela pode ser usada de diversas formas e com relevância para atingir diversos objetivos de marketing.

    6 de maio de 2015 em 22:03

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.