Descubra o que é o AMP e como preparar o seu site

Descubra o que é o AMP e como preparar o seu site

Com o aumento exponencial de acessos à Internet através de dispositivos móveis, em detrimento dos computadores convencionais, os motores de busca têm efetuado algumas alterações no modo como apresentam os resultados de pesquisa aos usuários, em particular, o Google que, agora, ao contrário de anteriormente, mostra duas versões diferentes do seu motor, uma específica para mobile e outra para desktop. Tendo em conta que a velocidade é um dos aspetos de SEO mais apreciados, o Google criou o AMP, ou, se preferirmos designar de outra forma, Accelerated Mobile Pages.

Na verdade, desde fevereiro de 2016 que este projeto inovador do Google foi implementado. Contudo, se ainda não está familiarizado com o mesmo, neste artigo, vamos informar-lhe de tudo o que você precisa de saber a seu respeito, desde o que é, porque é importante e como pode preparar o seu site para o mesmo.

Afinal, o que é o AMP – Accelerated Mobile Pages

O AMP é, portanto, um projeto apoiado pelo Google, open source, que visa melhorar a qualidade da Internet e, em particular, a velocidade de entrega de conteúdo, recorrendo a um código mais simplificado, conhecido por AMP HTML.

O projeto, quando adotado na criação de sites e anúncios, permite que os mesmos sejam muito mais rápidos e tenham um melhor desempenho em vários tipos de dispositivos, especialmente os móveis, e nas várias plataformas de distribuição.

Numa linguagem simples, o AMP é uma forma de construir páginas web para conteúdo estático, permitindo que estas páginas carreguem mais rapidamente do que verificar-se-ia se fossem construídas ou apresentadas com HTML normal.

Porque é que o AMP é importante para si

Bem, se o seu projeto online assenta essencialmente em artigos e, por isso, muito do seu tráfego vem dos motores de busca e, em particular do Google, procurar seguir este projeto do Accelerated Mobile Pages poderá acarretar-lhe uma série de vantagens, cujos exemplos, de resto, veremos mais abaixo.

Isto porque um site que tenha conteúdo servido em versão AMP poderá ver tal conteúdo melhor posicionado nos resultados de pesquisa mobile do que os sites que não disponibilizem ainda a versão, digamos, acelerada desse mesmo conteúdo. Claro que, na prática, existem outros fatores a ter em consideração no posicionamento, contudo, este não pode ser descurado.

As vantagens do AMP

Cada vez mais bloggers e webmasters procuram implementar o AMP nos seus projetos porque, realmente, a sua implementação poderá resultar em várias vantagens, não só para o próprio projeto em si, mas também para o próprio usuário que acede ao mesmo. Vejamos, no cômputo geral, quais são as vantagens do projeto Accelerated Mobile Pages:

Melhor desempenho

As páginas web e anúncios publicados neste formato carregam de forma praticamente instantânea, o que significa que o seu desempenho melhora drasticamente, em particular nos dispositivos móveis.

Melhor experiência do usuário

Uma das grandes vantagens deste projeto assenta também no usuário e leitor e não tanto no publisher. Isto porque, assim, devido à maior rapidez com as páginas lhe são apresentadas, o leitor poderá aceder às mesmas muito mais rapidamente, em vez de esperar tanto tempo como outrora, melhorando também o engajamento.

Melhor indexação do site/blog

A partir do momento que o Google admite que vai passar a mostrar duas versões do seu índice aos usuários, uma mobile e outra desktop, rapidamente chegamos à conclusão de que a adoção das páginas aceleradas pode, de facto, melhorar a indexação do seu projeto e, em última análise, fomentar o seu tráfego.

Melhor visibilidade

Nos resultados de pesquisa, os projetos que integrem este projeto poderão também desfrutar de uma melhor visibilidade. Isto porque os resultados irão mostrar símbolos a verde, abaixo do título do texto, podendo melhorar também o CTR (click through rate), pois, à maneira que os usuários se forem apercebendo que estas páginas carregam mais depressa, terão certamente tendência de clicarem nas mesmas primeiro, em vez de outras.

Como é que pode preparar o seu site para o AMP

Devido às vantagens do AMP, é preciso ter este aspeto em consideração no seu próprio projeto online, de forma a usufruir das mesmas. Se você é um simples blogger ou webmaster a usar um CMS convencional, como o WordPress, você pode vir a integrá-lo na sua estratégia de publicação e divulgação, para obter mais visibilidade nos resultados de pesquisa mobile no Google.

Para quem usa o WordPress, existe inclusive plugins que poder-lhe-ão ajudar a preparar o seu site. Estes plugins o que fazem é gerar, de forma dinâmica, versões dos posts que sejam compatíveis.

Para quem usa outros sistemas de gestão de conteúdo ou outro tipo de software, será necessário recorrer a outras medidas, contudo, o indubitável é que preparar o seu site adequadamente terá benefícios para o seu projeto, independentemente do software ou aplicativo que usa para gerir e editar o seu site.

De qualquer modo, nestes casos, em que os procedimentos podem ser mais complexos, pode ser necessário recorrer a ajuda profissional para preparar o seu site, porém, a longo termo será certamente mais vantajoso para si, até porque pode fomentar o seu tráfego orgânico, especialmente o proveniente de dispositivos móveis. Para saber mais informações, sobre como implementar as premissas do Accelerated Mobile Pages, poderá visitar o site oficial, clicando aqui.

E você, já preparou o seu site para o AMP? Se ainda não criou um site sequer, não deixe de criar o seu site aqui no Site Fácil e desfrute de um dos nossos excelentes pacotes de hospedagem.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.