Descubra como Criar um Site de Graça

Descubra como Criar um Site de Graça



Quando se quer criar um site, é possível encontrar tanto soluções gratuitas, como soluções pagas. Naturalmente, devido à ausência de custos, muitas pessoas e até empresas procuram saber como criar um site de graça. Afinal, ter uma presença online e sem custos é sempre apelativo para qualquer pessoa ou negócio.

É certo que a criação de um site de graça tem algumas vantagens, todavia, existem também algumas desvantagens que não devem ser descuradas, como de resto terá oportunidade de verificar mais abaixo.

Vantagens e desvantagens de criar um site de graça

Antes de vermos como criar um site de graça, é importante que pese atempadamente todas as suas vantagens e desvantagens, de forma a avaliar se realmente enquadra-se no que pretende ou se, pelo contrário, um site pago, com hospedagem própria, é mais adequado ao que precisa.

Vantagens

  • É grátis, ou seja, não existem pagamentos mensais ou anuais;
  • Acesso a um subdomínio e espaço em disco para hospedar o seu site;
  • São apropriados para iniciantes, pois, geralmente, as plataformas que permitem a criação de sites de graça são amigáveis para o usuário.

Desvantagens

  • O espaço que tem em disco para alojar as suas páginas, imagens e vídeos é limitado;
  • Publicidade (muitas vezes intrusiva) nos seus sites da plataforma em questão, prejudicando a experiência do usuário;
  • Tem um subdomínio e não um domínio personalizado, o que afeta a credibilidade do seu projeto;
  • Está limitado ao software da plataforma, não podendo alterar o design dos templates ou instalar um aplicativo da sua escolha.

Pesados os prós e contras, se pretender prosseguir com a criação de um site de graça, poderá ver abaixo onde pode criar sites sem despender qualquer dinheiro e, claro, na prática, como criar um site de graça.

Onde criar um site de graça

Como poderá constatar facilmente, existem diversas plataformas online que lhe permitem criar um site de graça, desde o Wix, Webnode, Weebly, entre várias outras. Contudo, mesmo assim, existem alguns aspetos aos quais deverá estar particularmente atento, antes de escolher a plataforma em que vai criar o seu site. Afinal, o futuro do seu projeto depende muito da plataforma escolhida.

Primeiro, deve aferir atempadamente se a plataforma em questão tem qualidade, vendo os potenciais testemunhos existentes sobre a mesma. O seu tempo de atividade é também uma boa forma de avaliar a plataforma, pois a última coisa que quer é fazer um site numa plataforma que não tem usuários e vai fechar em breve. Depois, outro aspeto a ter em consideração é o editor de sites da plataforma. A maior parte recorre a um sistema de drag and drop, permitindo-lhe arrastar os conteúdos numa página para os organizar facilmente como quer, mas é importante que verifique se o editor em causa é amigo do usuário.

No entanto, o principal aspeto ao qual deverá prestar atenção é se a plataforma em causa permite-lhe fazer um upgrade, quando assim entender. Isto é, caso precise ou simplesmente queira melhorar o seu site, possa atualizar o seu mesmo, com novo template, um domínio personalizado e mais espaço em disco. Se sim, naturalmente, é preciso verificar a que custos, pois a subscrição de planos premium nestas plataformas muitas vezes sai-lhe mais caro do que se tivesse optado desde o início por criar o seu site numa plataforma de criação de sites profissionais, paga.

Se pretender, naturalmente, em vez de recorrer a qualquer um dos exemplos veiculados acima, poderá criar um site de graça no próprio Site Fácil.

Como criar um site de graça no Site Fácil

Se não sabe como criar um site de graça, vamos mostrar-lhe passo a passo como pode fazê-lo facilmente através da nossa própria plataforma. Para começar, deverá clicar aqui, de forma a aceder à página que permitir-lhe-á criar o seu site. Depois, para prosseguir, deverá:

1. Escolher o seu subdomínio

Como sugerimos acima, você tem acesso a um subdomínio, em detrimento de um domínio personalizado. Por isso, deverá começar por selecionar o seu subdomínio, que poderá ser do tipo asminhascasas.sitefacil.com ou qualquer outro subdomínio do género. Para o efeito, preencha o pequeno formulário com o endereço desejado para o seu site, com o seu e-mail e, por fim, clique no botão “criar site”. Ser-lhe-á apresentada uma página com a confirmação de que o nome se encontra disponível (ou não) e, depois, para prosseguir, apenas tem de clicar no botão “continuar”.

2.  Escolher a categoria do seu site

Após escolher e confirmar o seu subdomínio e, na prática, o endereço do seu projeto, deverá selecionar a categoria do mesmo. Para o efeito, existem diversas categorias por onde escolher, passíveis de englobar diversos nichos, como viagens, casamentos, desportos, música, jogos, entre diversas outras. Após escolher a categoria que melhor se enquadra no seu projeto, poderá optar por verificar a caixa opcional que lhe permite preencher o site com conteúdo genérico de exemplo, ou clicar em “instalar” para prosseguir.

3. Editar o seu site

Assim que completar o passo anterior, ser-lhe-á apresentada uma página a indicar que o seu site já foi criado, qual o seu URL, bem como qual o endereço do painel de administrador, para que possa editar o site. Para entrar no painel em causa, apenas necessita de utilizar o mesmo utilizador, a par da mesma senha, que utilizou no processo de instalação. Através da barra de ferramentas, poderá navegar pelas suas diferentes opções, efetuar as modificações que desejar, não esquecendo de clicar em “gravar alterações”, de forma a que as mesmas tenham efeito.

Se tiver dúvidas sobre como criar um site de graça no Site Fácil e, posteriormente, sobre como recorrer a mais funcionalidades, como um plano de hospedagem paga, não hesite e contacte-nos já.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.