Como Transferir um Domínio e Conta de Alojamento

Como Transferir um Domínio e Conta de Alojamento

Transferir um domínio, bem como a sua conta de alojamento, é um procedimento normal e relativamente comum, no âmbito da gestão dos seus projetos online, que pode efetuar a qualquer altura.

Portanto, você pode, se assim entender, transferir um domínio ou mesmo a sua conta de alojamento de um determinado host para outro, sem ter de dar satisfações a nenhuma das partes. Afinal, o domínio e o seu site são seus, pelo que pode fazer o que quiser com os mesmos, desde que cumpra sempre com a sua parte, isto é, pague pelos serviços contratados.

Mesmo assim, como poderá constatar abaixo, podem existir algumas razões recorrentes para querer transferir tanto o domínio como o seu alojamento.

Razões para poder querer transferir um domínio ou alojamento

Poderão existir diferentes razões subjacentes ao seu desejo de transferir um domínio ou conta de alojamento. Mesmo assim, as mais recorrentes são:

Condições de renovação

Por vezes, os usuários, especialmente os iniciantes, compram domínios em serviços estrangeiros por preços relativamente mais baixos, cuja renovação é substancialmente mais cara, o que lhes leva a procurar serviços em que as condições associadas à renovação dos domínios são basicamente as mesmas que o levaram a comprar o domínio.

Downtime excessivo

Este é um dos sinais mais precisos da falta de qualidade do seu serviço de hospedagem. O downtime pode ter repercussões negativas para o seu site, fazendo com que você perca tráfego, o posicionamento que tem nos motores de busca e até afetar a sua credibilidade junto dos visitantes do seu site. Independentemente da qualidade do seu conteúdo, ninguém quer aceder a um site e ele estar constantemente offline.

Funcionalidades inexistentes

A maior parte das pessoas recorre às características dos planos de hospedagem para avaliar os mesmos e verificar se enquadram-se naquilo que pretendem e precisam para os seus projetos, contudo, existem casos em que o que se obtém não é propriamente o que foi publicitado, sendo, assim, uma razão válida para mudar de host.

Preços elevados

Muitas vezes, quando se muda de serviço de hospedagem de sites, muda-se porque o novo host oferece um pacote de condições, em particular de preços, melhor do que se encontra a usufruir na atualidade.

Suporte inexistente

Por vezes, surgem situações que necessitam de intervenção especializada para serem corrigidas e, nestes casos, é preciso ter um serviço de suporte adequado para lidar com os mesmos de forma correta e célere. A inexistência de suporte ou demasiada demora no mesmo são outras razões frequentes para mudar de host.

Como transferir um domínio e conta de alojamento para outro host

Se pretende transferir um domínio, bem como o alojamento do seu site, saiba que o processo de transferência é bastante simples, desde que escolha um serviço de hospedagem, como o Site Fácil, que trata de (quase) tudo por si. Vejamos abaixo os principais passos que tem de efetuar para transferir o seu próprio domínio:

Solicitar a transferência do seu domínio

O primeiro passo que deve efetuar é, naturalmente, efetuar o pedido de transferência do seu domínio. No Site Fácil, poderá encontrar um formulário específico para o efeito, onde apenas tem de submeter o domínio que pretende transferir e seguir os passos indicados pela nossa plataforma. Geralmente, um pedido de transferência implica que renove, de forma imediata, o domínio junto do novo host. Clique aqui para saber mais ou transferir desde já o seu domínio.

Comprar uma conta de alojamento

Assim que pedir a transferência do seu domínio, irá precisar, naturalmente de comprar uma conta de alojamento, a não ser que não tenha qualquer site acoplado ao seu domínio. Se não for o caso, deverá escolher o pacote de alojamento mais indicado para o seu projeto, com base em características como o espaço, desempenho, custo, entre outros. Ao escolher o Site Fácil, tem acesso a quatro pacotes distintos de alojamento, desde o básico até ao premium, mas todos com a garantia de qualidade que é apanágio dos nossos serviços.

Fazer um backup do seu site

Após completar com sucesso os dois passos acima referidos, deverá fazer um back up do seu site (se o tiver), de forma a transferir o mesmo para a sua nova conta de alojamento. Se preferir, poderá também ceder os dados de acesso à sua antiga conta de alojamento, isto é, do cPanel, para que a equipa do novo host possa fazer a transferência sem quaisquer percalços.

Mudar os DNS do seu site

O passo seguinte passa por alterar os DNS do seu site, inclusive na sua antiga conta de alojamento, para que passem a apontar para os servidores do seu novo serviço de alojamento. Se não está familiarizado com o registo DNS, na prática, trata-se de uma lista de instruções que especificam para onde o usuário será reencaminhado. É importante para que não haja quaisquer erros e, inclusive, o seu site não fique temporariamente offline.

Esperar pela propagação

Após solicitar a alteração dos DNS do seu site, esta pode levar algum tempo a propagar, geralmente, desde algumas horas até um dia. Após a propagação e confirmar que não detetou quaisquer problemas quer na transferência, quer no seu site, como já tem o seu domínio e conta de alojamento no novo host, deverá requerer o cancelamento de ambos estes serviços na sua antiga conta de alojamento.

Estes são, então, os principais passos que tem de seguir para transferir um domínio e conta de alojamento do seu site para outro host, sem que haja qualquer tipo de problemas ou downtime. Se precisar de ajuda adicional para transferir o seu domínio e alojamento para os servidores do Site Fácil, não hesite e contacte-nos já para que o possamos ajudar nesse sentido.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.