Como Ter um Site Seguro – Aprenda a proteger o seu site

Como Ter um Site Seguro – Aprenda a proteger o seu site



Independentemente da natureza do seu projeto, ter um site seguro é essencial para a sua estabilidade, proteção e manutenção, contudo, quando se trata de sites empresariais, como lojas virtuais ou sites de venda de serviços, a segurança de um site ganha ainda maior ênfase.

Embora nem todas as pessoas reconheçam a sua importância, quando não se adota medidas de segurança, um site pode ser alvo de um ataque por parte de pessoas mal intencionadas e deitar por terra todo o seu trabalho, bem como a reputação do seu projeto online. Afinal, reproduzindo as palavras de Warren Buffett, pode levar 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para a arruinar, e o princípio aplica-se também aos sites. Caso descure a segurança do site, quaisquer testemunhos positivos que possa ter sobre o seu projeto, podem ser substituídos por testemunhos negativos, o que é de todo evitável.

De qualquer modo, existem várias medidas que pode colocar em prática para ter um site seguro a vários níveis. Abaixo, você poderá ver como é que pode verificar se o seu site realmente é seguro, quais são as principais vantagens de proteger o seu site e, naturalmente, o que pode fazer para proteger o mesmo.

Como verificar se o seu site é seguro

Existem várias formas de ver se um site é seguro. Uma das melhores formas é registar o seu site no Webmaster Tools, a plataforma do Google para webmasters que lhe permite saber várias informações sobre o seu site, inclusive sobre aspetos como a segurança. Se reparar, numa das opções do menu, você tem “Problemas de Segurança”. Ao clicar aí, poderá ver se foi detetado ou não algum software malicioso no seu site.

Uma forma alternativa que tem ao seu dispor é recorrer a plataformas online dedicadas à segurança. O Sucuri, por exemplo, tem uma página web, designada de SiteCheck, que lhe ajuda a analisar rapidamente o seu site e a verificar se o mesmo tem algum problema de segurança.

As vantagens de um site seguro

Ter um site seguro é importante quer para quem administra o site, quer para quem o visita e usa. Tendo isto em consideração, vejamos abaixo quais são as principais vantagens de cuidar da segurança de seu site:

Aumenta a confiança

Ter um selo de segurança no seu site fomenta a credibilidade do seu site e, concomitantemente, aumenta a confiança das visitas e potenciais clientes de efetuarem transações no site, isto é compras, sabendo que os dados estão protegidos por sistemas de encriptação.

Melhora o seu posicionamento

Há pouco tempo atrás, o Google, o motor de busca mais utilizado em todo o mundo, admitiu que doravante os sites seguros, com certificado de segurança e protocolo HTTPS, poderiam ser privilegiados, passando este a ser um dos vários fatores de posicionamento dos sites que o Google tem em conta. Conheça aqui outras ferramentas de SEO que lhe podem ajudar a posicionar o seu site.

Protege o seu trabalho

Além das vantagens supracitadas, outro grande benefício de implementar medidas de segurança no seu site é que assim estará a proteger o seu site de hackers, pessoas que, além de roubarem dados, poderiam deitar abaixo o seu site, e deixá-lo inoperacional durante algum tempo, sendo que teria de recorrer a assistência técnica especializada para recuperar o seu site.

Como ter um site seguro

Se não sabe em concreto como ter um site seguro, nem quais as medidas que deve adotar, abaixo poderá ver algumas das melhores formas que tem ao seu dispor para tornar o seu site uma autêntica fortaleza.

Adquira certificados de segurança

Especialmente para quem tem uma loja online, de forma a impedir que o seu site seja alvo de potenciais roubos de dados e, em simultâneo, aumentar a confiança dos clientes no site e nas possíveis transações operadas no mesmo, é importante ter certificados de segurança no site, para encriptar os dados e ter um selo de segurança que os clientes reconhecerão de imediato.

Crie palavras-passe seguras com vários caracteres

Uma das medidas de segurança mais fáceis de implementar é, desde o início, utilizar somente palavras-passe seguras, isto é, palavras-passe que só você tem conhecimento, que tenha vários caracteres e tanto letras como números, para ser o mais difícil possível, se não mesmo impossível, de adivinhar.

Evite templates não originais

Se gostou de um template “premium” e está à procura de uma versão gratuita do mesmo que possa descarregar, não o faça. Embora alguns sites pouco credíveis disponibilizem versões gratuitas que aparentemente são iguais aos originais, na verdade, podem conter código malicioso, o que irá prejudicar o seu projeto.

Instale plugins / módulos de segurança

Dependendo do CMS ou do criador de sites profissional que utilizou para criar o seu site, podem existir plugins ou módulos que pode instalar no mesmo, de forma a potenciar a segurança. O WordPress, por exemplo, o CMS mais utilizado pelos usuários, tem plugins como o Akismet, que lhe ajudam a combater o SPAM e outros problemas.

Tenha cuidado com publicidade como pop ups

Se gere um website ou blog e quer rentabilizar o mesmo, deverá recorrer somente a plataformas totalmente seguras, como o AdSense ou programas de afiliados reputados. Não integre serviços de publicidade cujos feedbacks não seja ótimos. Por vezes, alguma publicidade, como pop ups, dessas plataformas de publicidade contêm código malicioso.

Mesmo que pareça não ter razões para implementar algumas dessas medidas, lembre-se que a prevenção é a melhor forma de evitar problemas e evitar que o seu site e negócio seja prejudicado por pessoas mal intencionadas.

Dito isto, além das medidas que referimos acima, para manter um site seguro, até em termos de estabilidade e manutenção, é importante que faça backups diários do seu site, de forma a corrigir rapidamente qualquer anomalia no mesmo. Ao optar pelo Site Fácil, saiba que fazemos um backup dos seus dados diariamente e ainda temos um serviço de monitorização 24/7, que nos permite monitorizar a nossa rede ao minuto, e intervirmos de imediato para resolver qualquer problema. Em caso de dúvida ou se precisar de medidas de segurança específicas para o seu site, contacte-nos de imediato, para que o possamos ajudar.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.