Como Registar um Domínio – Saiba tudo o que precisa

Como Registar um Domínio – Saiba tudo o que precisa



Quando criamos um site, independentemente do seu tipo, temos de seguir alguns passos básicos no sentido de criarmos o mesmo. Estes passos incluem a aquisição ou registo de um domínio, compra de hospedagem para o site e, por último, a instalação de um criador de sites profissional. Apesar de ser para muitos um processo simples, na verdade passos como o registo do domínio ainda dão azo a dúvidas, especialmente junto de iniciantes que não sabem como registar um domínio, nem sequer o que devem ter em atenção quando o fizerem.

Nessa ótica, antes de verificarmos na prática como registar um domínio, é importante que tenha em consideração alguns aspetos, como os diferentes tipos de domínios e extensões que existem ou como escolher o melhor domínio para si. Mas não se preocupe, pois preparamos este artigo precisamente para você poder descobrir tudo o que precisa de saber. Comecemos pelo básico.

O que é um domínio?

Em termos práticos, um domínio é o endereço de um site, isto é, o endereço através do qual uma pessoa pode visitar o seu site, colocando o mesmo no seu navegador. O domínio aponta para um endereço numérico único (IP) na Internet.

O domínio termina sempre com uma extensão de dois ou três caracteres, os quais podem, por exemplo, representar o país ao qual o domínio está associado ou o tipo de organização, embora nem sempre seja assim tão linear, como de resto terá a oportunidade de constatar mais abaixo.

Os domínios operam ao abrigo do Domain Name System (DNS), o qual podemos definir, de um modo a que todos percebam, como o livro de endereços da Internet.

Domínio vs. subdomínio

Outro aspeto que pode eventualmente gerar alguma confusão é a distinção entre domínio e subdomínio. Todavia, a diferença pode ser explicada muito facilmente. Assim sendo, enquanto que um domínio representa o endereço total do seu site, de forma totalmente independente de outros nomes de domínio, um subdomínio está dependente de outro nome de domínio.

Por exemplo, se registasse um domínio sobre carros, poderia escolher, por exemplo, carrosdeluxo.com, mas, por outro lado, se criasse um site grátis no Site Fácil com o mesmo nome, automaticamente teria um subdomínio do tipo carrosdeluxo.sitefacil.com, pelo menos até adquirir um domínio personalizado.

Naturalmente, registar um domínio personalizado tem benefícios e confere mais credibilidade a um projeto profissional, embora um subdomínio seja sempre apropriado para sites pessoais.

Os diferentes tipos de domínios

Perceber que tipos de domínios ou extensões tem ao seu dispor ajudar-lhe-á a perceber também como registar um domínio adequado ao seu projeto. Existem vários tipos de domínios, desde domínios genéricos a territoriais, contudo, apesar da diversidade, é importante que escolha domínios de topo ou TLD (top level domain).

Os domínios de topo incluem, por exemplo: os domínios genéricos ou gTLD (generic top-level domains), como o .com, .net, .org ou .info; bem como os domínios por código de país ou ccTLD (country code top-level domains), como .pt ou .br. Estes dois tipos de domínios são os mais utilizados em países como Portugal ou Brasil, entre muitos países.

Como escolher um domínio

Para escolher adequadamente um domínio é preciso ponderar uma série de fatores, para se certificar que toma a decisão mais correta. Vejamos alguns dos aspetos aos quais deverá estar atento:

A extensão do domínio

Como sugerimos acima, é importante que escolha uma extensão de topo para o seu domínio, especialmente o .com, se estiver disponível. Apesar de haver muitas outras extensões disponíveis, é inegável que .com é a extensão mais reconhecida.

Branding do domínio

Quando criamos um projeto, mesmo que um blog, devemos criá-lo a pensar no futuro. Isto repercute-se no nome que utiliza no domínio. É importante que seja um nome ou domínio que possa, no futuro, transformar numa marca, caso queira escalar o projeto.

Inclusão de palavras-chave no domínio

Embora possa não ter o peso que outrora teve para os motores de busca, é certo que a inclusão de palavras-chave no domínio ainda é importante, até por ajudar as pessoas a perceberem rapidamente qual a temática do seu site.

Tamanho do domínio

Os domínios mais curtos são mais fáceis de memorizar e mais fáceis de digitar no seu navegador, pelo que o tamanho do domínio não deve ser descurado. Sempre que possível, prefira um domínio curto, desde que represente adequadamente o seu projeto.

Utilização de marcas registadas no domínio

É muito importante que, independentemente do nome escolhido para o seu domínio, que o mesmo não tenha qualquer marca registada por uma empresa que não a sua. Caso contrário, você poderá ter problemas legais no futuro e ter mesmo de abdicar do domínio.

Como registar um domínio

Para registar um domínio ou mais, você necessita primeiro de criar a sua conta numa empresa devidamente acreditada para o efeito. Se ainda não fez uma pesquisa sobre o domínio e extensão pretendida, a maior parte das empresas de hospedagem de sites, como o Site Fácil, disponibilizam nos seus sites uma pequena barra de pesquisa, onde você pode inserir a ideia que tem para o domínio e ver que extensões estão disponíveis para a mesma.

Se o domínio e extensão pretendida estiverem disponíveis, estas empresas normalmente dão-lhe a oportunidade de efetuar o registo por um determinado período, por um ou mais anos. Os preços podem variar entre empresas, pelo que é importante verificar essa situação atempadamente, comparando os preços, não descurando os preços das renovações de domínios nas situações em que aproveitar promoções para registar um domínio.

Dito isto, caso pretenda, poderá registar o seu domínio ou, em alternativa, transferir o mesmo para o Site Fácil, clicando aqui.

Este artigo, em suma, cobre essencialmente tudo o que precisa de saber sobre como registar um domínio, contudo, mesmo assim, se ainda tiver alguma dúvida, poderá sempre entrar em contacto connosco, para que possamos elucidar você.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.