Como Ganhar Mais Likes no Instagram

Como Ganhar Mais Likes no Instagram



Gostaria de ter um maior engajamento com os seus seguidores e, por conseguinte, saber como ganhar mais likes no Instagram? Contando atualmente com uma base de usuários, a nível mundial, na ordem dos 700 milhões, que partilha literalmente biliões de fotos, pode ser difícil ser notado, obter seguidores e, naturalmente, mais likes no que você partilhar com os mesmos.

Mesmo assim, existem várias estratégias que você pode adotar para ganhar não só maior popularidade nesta rede social de compartilhamento de imagens, mas também para criar maior engajamento. Afinal, as redes sociais são importantes precisamente para criar essa interação, essa proximidade entre quem publica e quem segue.

Descubra como ganhar mais likes no Instragram

Como sugerimos, existem várias abordagens a essa matéria que você pode ter em consideração para fomentar o engajamento, bem como os likes, com o que você publicar. Vejamos abaixo quais as que deve procurar implementar:

Aumentar o número de seguidores

Para que possa ter o engajamento que pretende, primeiro, necessita de fazer crescer o seu número de seguidores, pois, sem seguidores realmente interessados no que você tem para publicar, dificilmente obterá os likes que gostaria de obter no que você publicar no Instagram. Para o conseguir, não tem propriamente de ser uma pessoa muito popular, como a Lady Gaga, que tem 25 milhões de seguidores, ou o Tom Hanks, que tem “apenas” 3 milhões.

A melhor estratégia para esse efeito passa por escolher adequadamente um nicho, que despolete o interesse de pessoas com os mesmos gostos em assuntos, passatempos ou produtos. Se optar por um nicho muito popular, para garantir algum destaque, tente fazer uma abordagem diferente ao mesmo do que as restantes pessoas.

Seguir, gostar e comentar

Uma estratégia que tanto pode ser aplicada ao Instagram como a outras redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, é seguir, gostar e comentar outras contas semelhantes à sua. Muitas vezes, ao fazê-lo, o detentor da conta acaba por seguir a sua conta também e, além disso, sempre que publicar um comentário relevante, outras pessoas interessadas no que você tem para dizer podem também passar a seguir você.

A estratégia é válida, quer para indivíduos, quer para empresas, mas é importante não descurar o conteúdo publicado no comentário, pois será precisamente o conteúdo que você publicar que poderá (ou não) despoletar o interesse de pessoas que podem ainda nem sequer conhecer você ou a sua conta.

Publicar com regularidade

Partindo do pressuposto que você não é uma pessoa famosa e é um “comum mortal”, para ganhar seguidores e likes de forma quase automatizada, deverá recorrer a todas as formas possíveis de promover o seu número de seguidores e o engajamento com os mesmos. Uma das melhores formas que tem ao seu dispor de alcançar isso mesmo é recorrendo às publicações regulares.

Nesse sentido, não deverá deixar de fazer publicações por muito tempo, pelo contrário, deverá fazer publicações de forma consistente e, se possível, todos os dias. Isto é importante na medida em que poderá fazer com que os seus seguidores acedam à sua conta com regularidade para se manterem atualizados com as suas publicações. É uma das melhores formas que tem ao seu dispor de ganhar exposição.

Garantir que as fotos têm qualidade

É preciso ter em atenção que o Instagram, ao contrário de outras redes sociais, é uma rede social dedicada essencialmente ao compartilhamento de imagens. Isto significa que, à partida, o foco das publicações está mais direcionado às imagens do que propriamente ao texto.

Tendo esse aspeto em consideração, deverá garantir que as imagens que publica têm grande qualidade, para fomentar o número de likes. Além disso, para otimizar os seus resultados, poderá também usar certas funcionalidades disponibilizadas pela plataforma, adicionando efeitos e filtros, que permitirão conferir um toque de qualidade extra às imagens publicadas.

Usar hashtags relevantes

Apesar do seu uso ser mais comum no Twitter, não significa que você não possa tirar partido das hashtags também no Instagram. Na verdade, selecionar hashtags relevantes e usar as mesmas nas suas publicações é bastante importante, quer para promover os gostos nas publicações, quer mesmo para permitir que outras pessoas encontrem o seu conteúdo, neste caso, as suas imagens.

Quando estiver a criar uma hashtag, poderá reparar que lhe é apresentada uma lista de sugestões. Se houver alguma que puder usar, use-a, em detrimento de criar uma hashtag complicada ou demasiado longa que, na prática, não resultará em qualquer mais-valia para a sua publicação.

Incluir legendas nas publicações

As legendas das imagens são tão importantes quanto as hashtags que usa nas mesmas. Isto porque as legendas maçadoras e extensas são avessas ao engajamento com os seus seguidores, ou seja, têm um efeito contrário ao desejado.

Por outro lado, a adoção de certas “técnicas”, como a colocação de perguntas aos seguidores, o uso de emojis divertidos ou, ainda, o emprego de algumas palavras quiçá mais emotivas, poderá promover o engajamento, levando a que as pessoas façam um “gosto” ou, inclusive, que partilhem a publicação.

Escrever uma pequena biografia

Para que as pessoas possam saber mais um pouco sobre si e sobre o que é a sua conta, não descure a bio, escrevendo algumas frases. Deverá garantir que o texto que escreveu está conciso e claro, para permitir que todas percebam rapidamente o que quer dizer assim que acedem à sua conta.

Se você for realmente popular, poderá optar por um simples bem-vindo à minha conta, como Leo Messi, ou Cristiano Ronaldo, que coloca inclusive um link para a sua página de Facebook. Se não for assim tão popular, opte por um texto mais cuidado.

Colocar tags nas publicações

Embora possa parecer uma estratégia que não lhe irá trazer quaisquer dividendos, a verdade é que colocar tags nas suas publicações pode efetivamente resultar numa melhoria do seu engajamento e, com isso, no número de gostos.

Aqui a chave passar por colocar tags nas suas fotos de contas relevantes e, claro, com muitos seguidores. Isto fará com que as suas publicações sejam vistas por mais pessoas. Deverá fazê-lo, contudo, com moderação e corretamente, na medida em que o Instagram tem uma política restritiva nesse aspeto, para impedir o uso inadequado das tags em conteúdo que não está relacionada com as mesmas.

Poderá também colocar tags de amigos, quando tal se justificar, para que as suas publicações apareçam também nas suas próprias contas.

Adicionar localizações às suas imagens

Fez uma viagem? Então, poderá também adicionar uma localização às suas publicações e tirar partido desta funcionalidade do Instagram, especialmente junto dos seguidores que gostam, vivem, ou são naturais de tal local. Ou seja, poderá fazer com que as publicações sejam engajantes para esse público-alvo, levando a que “goste” das mesmas.

Quando se adiciona localizações às publicações, assegura-se também que as imagens aparecem sempre que um outro usuário navega na plataforma para o mesmo destino. Portanto, tem bastante potencial em termos de exposição e alcance.

Ter a hora em que publica em consideração

Para ganhar mais likes no Instagram, também importante ter em atenção a hora em que se faz publicações. Mesmo que use imagens de grande qualidade na sua conta, se as publicar a meio da noite, provavelmente não terão o tipo de engajamento que você procura conseguir.

Por outro lado, se as publicar nas horas em que existe uma maior probabilidade de as pessoas estarem ativamente na Internet, como a meio da tarde ou após o jantar, permitirá que mais pessoas as vejam e possam, de alguma forma, interagir com as suas publicações. Depois, fazer publicações em ocasiões especiais, como no Natal ou no Dia de São Valentim, poderá também enfatizar o número de likes, pois, na realidade, nem todas as pessoas estão ocupadas a confraternizar com outras.

Como ganhar mais likes no Instragram implica não uma, mas sim todo um conjunto de estratégias, deve procurar implementar as referidas acima, tão bem quanto puder. Isto permitir-lhe-á, numa primeira fase, aumentar o número de seguidores e, depois, o engajamento, resultando em mais likes no que partilhar com os mesmos.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.