Como Ganhar Inscritos no YouTube

Como Ganhar Inscritos no YouTube



Está à procura de saber como ganhar inscritos no YouTube ou, se quisermos designar de outra forma, subscritores? Bem, a publicação de vídeos nesta rede social pode ser uma excelente forma de promoção, junto de um público-alvo interessado naquilo que você tem para promover. Contudo, tal como você, existem inúmeras outras pessoas e empresas interessadas em promover os seus conteúdos no YouTube.

Devido a essa enorme competitividade existente, pode ser difícil ganhar os seus primeiros inscritos e, depois, aumentar os mesmos progressivamente. Contudo, existem dicas para aumentar os inscritos no YouTube que decerto poder-lhe-ão ajudar.

Descubra como ganhar (mais) inscritos no YouTube

Vejamos abaixo algumas das melhores estratégias que tem ao seu dispor para aumentar o número de inscritos no YouTube:

Agir naturalmente nos vídeos

Sabemos que falar para uma câmara de vídeo, por vezes, pode ser um pouco intimidante, porém, nada como agir naturalmente nos vídeos para conseguir aumentar o número de inscritos. Há pessoas que, realmente, parecem ter nascido para estar defronte de câmaras, mas, mesmo que você não tenha esse à vontade, não significa que não possa agir naturalmente. Seja você mesmo e, certamente, alguém irá identificar-se consigo.

Ajustar o design do seu canal

O design é muito importante na Internet e o YouTube, em particular, não é exceção. Isto porque a primeira impressão com que os visitantes ficam de você é a do seu canal e do design que usa no mesmo. Muitas vezes, é seduzidos pela imagem que as pessoas querem interagir e saber mais sobre você e os seus conteúdos. Nesse sentido, é importante ter um header profissional e enfatizar a sua marca. Se não tem jeito para o design, em plataformas de freelancing, como o Fiverr, você pode encomendar a imagem que pretende sem gastar muito dinheiro.

Criar um trailer para o canal

O YouTube permite que você possa criar trailers para o seu canal, isto é, vídeos que são reproduzidos automaticamente após a abertura do canal. Você pode criar vídeos profissionais, com o devido cuidado, engajantes, para manter os seus espetadores interessados e levá-los a subscreverem o canal. Você pode captar a atenção das pessoas através do trailer, o qual, idealmente, deverá ter entre 30 a 60 segundos, e explicar sucintamente por que as mesmas deverão continuar a seguir o canal.

Colocar títulos estrategicamente nos vídeos

Um aspeto muito importante, mas muitas vezes descurado, é a colocação de títulos estratégicos nos vídeos que pretende divulgar. Não se preocupe que o seu vídeo tenha um título similar a outro já publicado. O que interessa é a relevância do seu conteúdo para o seu público-alvo e a colocação de palavras-chave no título que as pessoas possam usar quando pesquisarem é certamente uma boa estratégia a implementar.

Divulgar os seus conteúdos com frequência

Especialmente para quem está a começar, é importante divulgar tanto quanto possível os vídeos publicados por você no YouTube. Recorra às redes sociais para fazê-lo, como o Facebook, criando contas nas mesmas, divulgando posteriormente quer nas suas contas pessoais, quer em páginas e em grupos, potencialmente interessados nos seus conteúdos. Sites especializados e fóruns são também locais onde poderá eventualmente conseguir publicar os seus conteúdos.

Otimizar a descrição do vídeo

Para se certificar que não descura o SEO, além do título, deverá ter em atenção a descrição do seu vídeo. Isto porque esta descrição não só permitirá que os seus vídeos sejam encontrados através dos motores de busca, mas também dar aos espectadores uma ideia do que podem esperar quando virem os seus vídeos. Tenha em consideração que apenas as primeiras linhas do texto são visualizadas quando os vídeos são carregados. Tal como no título, deverá procurar enquadrar, de forma orgânica, as suas palavras-chave nas descrições, sem exagerar, naturalmente.

Publicar conteúdo com regularidade

Quem subscreve uma determinada conta é porque gosta dos conteúdos publicados e, além disso, quer receber mais conteúdos com essa qualidade. Pode parecer difícil publicar conteúdo novo, de forma consistente, quando parece que qualquer temática já foi devidamente coberta por outras pessoas. Ora, isso não corresponde propriamente à verdade e, depois, você pode ter sempre um olhar diferente da de outras pessoas sobre uma determinada temática. Há que ser criativo e perceber o que é que a sua audiência está a procurar, para posteriormente tentar criar conteúdo de qualidade e engajante.

Pedir para que subscrevam o seu canal

Quer mais inscritos no seu canal? Então, peça. É algo básico, mas que pode surtir ótimos resultados. Nesse âmbito, no final de cada vídeo publicado, peça às pessoas que façam um “gosto” no vídeo e, ainda, que subscrevam o seu canal. Para conseguir fazer isso com sucesso, poderá procurar explicar aos espetadores por que razão devem subscrever o canal, qual o “valor” que está a oferecer aos mesmos.

Mostrar sentido de humor nos vídeos

Se você não está a promover um vídeo empresarial, então, poderá ser uma boa estratégia incluir uma boa dose de humor nos seus vídeos. Mesmo em tutoriais, é importante aligeirar o assunto. Isto faz com que você seja mais humano e com que as outras pessoas se identifiquem mais com você, além de permitir destacar você da sua potencial “concorrência”.

Mudar o local onde filma os vídeos

Se não está a fazer tutoriais e, sim, a filmar você mesmo, deverá ter alguns cuidados adicionais, para se certificar que o subscritor não fica com a sensação que um novo vídeo em que trabalhou é apenas mais do mesmo. Aliado à qualidade e originalidade dos seus conteúdos, deverá procurar que os mesmos sejam filmados, quando possível, em cenários diferentes. Claro que, por vezes, tal pode complicado, especialmente quando se tem um miniestúdio em casa. Contudo, pontualmente, será certamente algo a considerar por você e que decerto agradará aos seus subscritores.

Optar por um thumbnail personalizado

Além do header do seu canal, você pode personalizar ainda mais outros aspetos, como, por exemplo, o thumbnail que usa no mesmo. Além de poder conferir maior credibilidade e profissionalismo ao seu canal, usar um thumbnail personalizado pode mesmo refletir-se no aumento de visualizações e, por conseguinte, de subscritores. Mais uma vez, se não tiver qualquer aptidão para trabalhar com programas como o Adobe Photoshop para criar imagens únicas de qualidade, opte por recorrer aos serviços de um freelancer para lhe criar a imagem que precisa.

Ser original nos conteúdos e abordagem

Já aqui vimos a importância de publicar conteúdo com regularidade, contudo, há que enfatizar a importância de o fazer com originalidade. Afinal, por que razão alguém haveria de subscrever o seu canal se você publica praticamente o mesmo que diversas outras pessoas? Há que ser original e procurar publicar conteúdos únicos, que não estejam publicados noutros canais. Aqui, o importante é também criar valor para os subscritores e, como em tudo na Internet, o “conteúdo é rei”.

Usar anotações durante os vídeos

Sabemos que, por vezes, as anotações podem ser um pouco irritantes para quem está a ver o vídeo, porém, para quem está a publicar os mesmos podem ser uma ferramenta muito útil. Isto porque, durante a reprodução dos vídeos, pode mostrar anotações que incluem um link através do qual qualquer pessoa poderá subscrever o canal. É uma estratégia que implica que despenda mais algum tempo quando publicar os seus vídeos, mas que a longo prazo pode resultar no aumento significativo do número de inscritos no seu canal.

Agora que sabe como ganhar inscritos no YouTube e as principais estratégias que tem ao seu dispor para fomentar os mesmos, pode começar a implementar as estratégias, ajustando-as, sempre que necessário, para melhorar os seus resultados.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.