Como Fazer um Blog em WordPress

Como Fazer um Blog em WordPress



Atualmente, para quem pretende fazer um blog, existem diversas opções ao seu dispor. Contudo, mesmo assim, muitas pessoas procuram saber como fazer um blog em WordPress, porque este CMS ou, se preferirmos designar de outra forma, sistema de gestão de conteúdo, é uma das opções mais populares, se não mesmo a mais popular para criar blogs.

O WordPress, de resto, é utilizado por muitos blogs amadores, mas também por imensos projetos profissionais. Falamos, por exemplo, do Mashable ou do TechCrunch. E a razão por detrás do uso massivo deste CMS é porque é amigável para o usuário iniciante e, concomitantemente, permite ao usuário experiente ter um leque abrangente de opções, inclusive o de escalar o projeto.

Quer saber mais? Não se preocupe, neste artigo vamos-lhe ensinar não só o que é o WordPress, como iremos também mostrar as suas vantagens em detrimento de outros CMS e, claro, como fazer um blog em WordPress, na prática, mesmo que nunca tenha criado um blog anteriormente.

O que é o WordPress?

O WordPress é uma ferramenta de criação de sites / blogs, open source, baseada em PHP. Atualmente, trata-se do sistema de gestão de conteúdo mais fácil e até poderoso que tem ao seu dispor para criar um blog.

Para fazer um blog em WordPress gratuito, com subdomínio e alojamento grátis,  pode recorrer à plataforma WordPress.com, todavia, se desejar fazer um blog profissional, poderá recorrer ao WordPress.org, para descarregar o aplicativo para o seu computador. Se preferir criar um blog com alojamento próprio, poderá também seguir as dicas que facultar-lhe-emos mais abaixo.

Vantagens do WordPress

Ao preferir fazer um blog em WordPress em detrimento de qualquer outro sistema de gestão de conteúdo, poderá usufruir de uma série de vantagens, entre as quais podemos desde já realçar:

Amigável para os motores de busca

O código de base do WordPress é bastante simples e limpo, fazendo com que seja bastante fácil para os motores de busca ler e indexar o conteúdo do blog. Além do mais, cada página, artigo ou imagem pode ter as suas próprias palavras-chave, descrição e título, facilitando os seus objetivos de SEO.

Fácil de utilizar pelo usuário

Mesmo que seja um usuário iniciante, pode criar conteúdo, publicar, bem como configurar o site de uma forma intuitiva. Isto porque o painel de administrador do CMS é amigo do utilizador, permitindo que crie posts, páginas, carregue imagens, entre outras opções facilmente.

Permite-lhe personalizar a imagem

A qualquer altura, você pode personalizar a imagem do seu blog facilmente. Para o efeito, basta mudar de template. Existem inúmeros templates totalmente gratuitos, que pode instalar através do seu painel de administrador, mas também templates profissionais e pagos, que pode descarregar para o seu computador e, mais tarde, fazer o upload para o seu blog.

Pode gerir o blog em qualquer computador

Ao contrário de certas ferramentas para criar sites e blogs, você não precisa de utilizar qualquer tipo de software que só exista no seu computador sempre que desejar gerir e editar o seu blog. Para aceder ao seu blog e painel de controle, você apenas tem aceder a um computador com uma ligação à Internet e inserir o URL do seu blog no navegador.

Tem total controle sobre o blog

Ao criar um blog em WordPress, você não tem de esperar que seja um web designer ou programador a fazer simples alterações no site, pelo contrário, você mesmo pode efetuar todas as alterações e configurações básicas de um blog neste CMS.

Como fazer um blog em WordPress

Se encara este CMS como a melhor solução para desenvolver o seu projeto online, então é importante que saiba como fazer um blog em WordPress profissional, isto sem recorrer sequer a qualquer profissional para desenvolver o site por si. Porquê? Porque é tão fácil que qualquer pessoa, mesmo inexperiente, pode fazer um blog em WordPress. Nesse sentido, vejamos abaixo como pode fazer o seu:

1. Adquirir um domínio

Como neste artigo vamos ensinar-lhe como criar um blog profissional, naturalmente, deve comprar um domínio e não usar um subdomínio, que é o que obtém quando cria um blog em plataformas gratuitas. Um domínio, caso não saiba, é o endereço do seu blog, que as pessoas colocarão nos seus navegadores (browsers) para visitar o mesmo. Como poderá constatar, existem diversas extensões por onde optar, no entanto, é indubitável que as melhores são as de topo. Estas são, por exemplo, extensões internacionais como .com, .org, .net ou .info, mas também nacionais como .pt ou .br.

2. Comprar um plano de alojamento

Após adquirir o seu domínio, você vai precisar invariavelmente de comprar um plano de alojamento também. Um plano de alojamento é essencial porque é o mesmo que permite que você aloje todos os dados do seu blog num servidor e, em última análise, que as pessoas possam visitar o mesmo posteriormente. Existem vários tipos de planos, desde os mais básicos até aos mais avançados, porém, se está mesmo a começar, pode iniciar com um plano básico e mais tarde, se precisar, fazer um upgrade para um plano de alojamento superior.

3. Instalar o WordPress

Na maior parte dos serviços de alojamento de blogs de qualidade, como o Site Fácil, você tem acesso a um painel de controle, como o cPanel, que lhe permite controlar vários aspetos do seu projeto online. Através deste painel, geralmente, é disponibilizado aplicativos como o Softaculous ou o Fantastico que permitem instalar CMS’s, quer o WordPress, quer qualquer outro, à distância de alguns cliques.

4. Instalar um template premium

Embora este passo seja opcional, se quer fazer um blog em WordPress profissional, de forma a demarcar-se da concorrência, pode sempre optar por comprar e instalar um template premium. Em plataformas como o Elegant Themes, Themeforest, Templatic, entre várias outras, é possível adquirir templates de grande qualidade e visualmente apelativos, passíveis de conferirem maior credibilidade ao seu projeto. Para o instalar posteriormente, basta ir ao painel de administrador do seu blog, e clicar em apresentação > temas > adicionar novo.

5. Publicar conteúdo

Nesta altura, você já terá o seu blog online, mas sem qualquer conteúdo. Por isso, como o “conteúdo é rei” na Internet, comece a escrever e a publicar conteúdo no seu blog. Nunca é demais relembrar que os motores de busca, como o Google, privilegiam nos resultados de busca os projetos que são atualizados com regularidade. Por isso, mantenha o seu blog atualizado com artigos originais e de qualidade.

Estas dicas sobre como fazer um blog em WordPress decerto poder-lhe-ão ajudar a fazer o seu. Se tiver dúvidas sobre a aquisição do seu domínio ou do alojamento do seu blog no Site Fácil, não deixe de nos contactar. Teremos todo o gosto em lhe ajudar!


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.