Como fazer Blog: Passos para o sucesso

Como fazer Blog: Passos para o sucesso

Antes sequer de começar a fazer um blog, é importante pensar no nicho de mercado em que deseja trabalhar. Isto é muito importante, principalmente se quer ganhar algum dinheiro com o seu blog.

Idealmente, um blogger deveria conseguir escrever sobre um tema de que gosta e ao mesmo tempo ganhar dinheiro. No entanto, não é fácil ganhar dinheiro em todos os nichos de mercado e a concorrência nos nichos mais populares também pode fazer com que seja quase impossível ter sucesso.

Aqui ficam algumas dicas para conseguir encontrar a sua área de interesse e fazer um blog que possa ser rentável.

Listar os seus interesses

Se tiver de escrever diariamente num blog sobre algo que odeia ou não tem o mínimo interesse, o seu blog não durará mais do que alguns dias. No entanto, se escrever sobre algo de que gosta, será muito mais fácil encontrar temas para escrever e dar a sua opinião.

Os visitantes do blog conseguem detectar se você está a escrever com paixão pelo assunto ou apenas a encher conteúdo inútil.

Qualquer pessoa tem vários interesses, que vão desde coisas muito populares (como o futebol) até coisas menos populares (como coleção de selos de carros telecomandados). A verdade é que encontrará pessoas com gostos semelhantes ao seu, por isso poderá sempre ter visitantes, mas se pretende ganhar dinheiro é importante que escolha um nicho em que consiga ter algumas centenas de visitantes.

Isto significa que deve procurar nichos mais pequenos dentro de nichos maiores. No caso do futebol, procure fazer um blog sobre o seu jogador favorito em vez de tentar escrever sobre tudo o que diz respeito a futebol.

Conhecer a concorrência

Depois de identificar os seus interesses é altura de conhecer a concorrência já existente. Isto inclui analisar outros blogs que cubram os mesmos temas que lhe interessam.

Esta análise vai permitir-lhe analisar se o mercado tem potencial e se não está já saturado com outros sites. Baseado nesta informação deverá então decidir se tem capacidade e força de vontade para entrar nesta corrida.

Analisar o objectivo do Blog

A última análise que tem de fazer é relativa ao objetivo do seu blog. Os sites são criados com os mais variados objetivos, desde ganhar dinheiro, a promoção de imagem ou apenas hobby.

Se o seu objectivo é o de rentabilizar um blog então precisa de escolher uma área que tenha suficientes visitantes para ser interessante. Precisará de tráfego para conseguir ganhar dinheiro.

É importante que o seu conteúdo seja único e interessante para os leitores, porque só assim ganhará a sua confiança e poderá no futuro rentabilizar essa confiança, com a venda de produtos ou publicidade.

Se já analisou todos estes aspectos, então não espere mais e crie já o seu blog!

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.