Como Criar um Site de Vídeos

Como Criar um Site de Vídeos



Quando criamos um site, temos diversas opções ao nosso dispor, nomeadamente em termos de conteúdo. Nesse sentido, podemos criar um site focado mais em textos ou, porventura, mais focado em imagens ou em vídeos. Como criar um site de vídeos não consome muito tempo, especialmente quando compararmos com a criação de sites focados noutro tipo de conteúdo, é uma opção muito popular junto de webmasters.

Se tem interesse neste tipo de sites, neste artigo, você poderá familiarizar-se com tudo o que precisa para criar um site de vídeos, desde os passos a seguir, as vantagens e desvantagens, onde ir buscar vídeos para incorporar no seu site e ainda sobre como divulgar o seu site.

Porquê criar um site de vídeos?

Antes de vermos em concreto como criar um site de vídeos, é importante que vejamos quais são vantagens e desvantagens de criar um site somente de vídeos. De qualquer modo, é indubitável que os sites de vídeos (os de qualidade, naturalmente) são bastante populares junto dos usuários, como, por exemplo, o tabonito.pt, um dos sites de entretenimento mais visitados em Portugal e que é seguido por milhões de fãs nas redes sociais.

Dito isto, em termos de vantagens associadas a um site de vídeos, encontramos, por exemplo o aumento do tempo despendido no site, o que pode melhorar a taxa de rejeição, um maior engajamento com os visitantes do site, bem como a apetência natural que as pessoas mostram pelo vídeo em detrimento do texto.

Quanto às desvantagens, também encontramos algumas, especialmente se o site tiver grande ênfase nos vídeos e pouco ou nenhuma nos textos. Ora, como sabemos, os textos são muito importantes para os motores de busca, pelo que o ideal passa por ter vídeos no seu site, mas também com algum texto nas respetivas páginas. Além disso, vídeos de má qualidade, em vez de ajudarem a manter os visitantes no site, podem ter um efeito contrário.

Pesados os prós e os contras de um site de vídeos, pode começar efetivamente a desenvolver o mesmo.

Descubra como criar um site de vídeos

Se não sabe como criar um site de vídeos, não se preocupe, pois abaixo vamos mostrar-lhe como pode criar o seu site facilmente. Na realidade, os primeiros passos para criar um site de vídeos não são muito diferentes dos que temos de efetuar para criar qualquer outro tipo de sites. Ora, vejamos:

Adquirir um domínio

O primeiro passo para criar um site, independentemente do seu tipo, passa sempre pela aquisição de um domínio. O domínio deverá representar o nome do seu projeto online e, de preferência, ter uma extensão de topo. As melhores extensões de topo que pode selecionar são, sem dúvida, as internacionais, como .com, .net, .org ou .info, bem como as nacionais, como .pt ou .br.

Comprar a hospedagem

Após adquirir o seu domínio, o próximo passo assenta invariavelmente na aquisição de um pacote de hospedagem adequado para o seu site. Existem vários planos de hospedagem, todavia, no início, pode começar com um plano básico, uma vez que ainda não consome muitos recursos. Depois, à maneira que o seu site for crescendo, pode sempre mudar para outro plano.

Instalar um aplicativo

De seguida, você apenas tem de escolher um construtor de sites profissional indicado para o tipo de site que pretende criar. Através do painel de controlo da sua conta de hospedagem, normalmente o cPanel ou o Plesk, você tem acesso a um instalador de aplicativos, como o Softaculous ou o Fantastico, que permite que você instale diversos tipos de aplicativos de criação de sites, entre os quais encontramos os principais CMS (content management systems) do mercado.

Instalar o seu template

Por fim, para criar o seu site de vídeos, deverá naturalmente instalar um template adequado para o efeito. Em plataformas  especializadas em templates para sites, como o Themeforest, encontra inúmeros templates, inclusivo para sites de vídeos, para diferentes tipos de construtores de sites, como o WordPress, Joomla, entre outros.

Quando terminar a instalação do template e da configuração do site, você apenas precisa de começar a adicionar conteúdo, neste caso, vídeos.

Vídeos para incorporar no seu site

Como criar um site de vídeos implica naturalmente que adicione vídeos ao seu site, é importante que saiba quais são as principais fontes gratuitas na Internet que lhe permitem incorporar vídeos das mesmas no seu próprio site.

Nesse sentido, é importante que recorra a plataformas que têm um enorme acervo de vídeos e que, concomitantemente, permitem-lhe copiar o código dos mesmos, de forma a incorporá-los no seu site. Os melhores exemplos são o YouTube, Vimeo, bem como o Dailymotion.

Todavia, mesmo assim, tudo depende do objetivo do seu site, pois nada o impede de usar vídeos originais, isto é, vídeos criados por si ou mesmo por potenciais usuários do seu site que lhe enviem vídeos.

Como divulgar o seu site de vídeos

Como sugerimos acima, num site de vídeos, como geralmente tem menos texto, pode ser mais difícil obter tráfego orgânico, isto é, o tráfego proveniente dos motores de busca. Por isso, é importante que tenha em consideração esse aspeto, trabalhe o vSEO (video search engine optimization) e, em simultâneo, trabalhe bem a divulgação do site, de forma a diversificar as fontes de tráfego.

Nesse âmbito, é importante que não descure a divulgação do seu site nas redes sociais, de forma a fomentar o tráfego social. Em redes sociais, como o Facebook, um determinado vídeo pode facilmente tornar-se viral, e ser muito partilhado pelos usuários, o que resulta em grandes volumes de tráfego para o seu site.

Acima de tudo, não deve esquecer que, mesmo que seja um site de vídeos, o conteúdo do seu site mesmo assim é importante. Textos, imagens e vídeos são conteúdo e importantes quer para os seus visitantes, quer para os motores de busca.

Agora que sabe como criar um site de vídeos, você pode também criar o seu aqui no Site Fácil. Em caso de dúvidas, não hesite e contacte-nos. Teremos todo o gosto em lhe ajudar.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.