Como Criar um Logotipo

Como Criar um Logotipo



Quer saber como criar um logotipo? Atualmente, existem diversas ferramentas online que lhe permitem criar o seu próprio logotipo sem recorrer a qualquer serviço profissional, embora essa opção nem sempre seja aconselhável, especialmente nos casos em que pretende criar um logotipo para um projeto empresarial. Se for o caso, é importante recorrer a um serviço de qualidade, pago.

Portanto, existem serviços gratuitos, bem como pagos, pelos quais poderá optar se desejar criar um logotipo personalizado, mas essas opções deverão invariavelmente depender da natureza do seu site, bem como dos seus próprios objetivos.

Em todo o caso, abaixo, procuraremos explicar-lhe não só como criar um logotipo, quer de forma gratuita, quer de forma paga, que corresponda verdadeiramente ao que está à procura para o seu projeto, mas também o que é um logotipo, quais são as características de um bom logotipo e, ainda, o que você deve evitar.

O que é um logotipo?

Um logotipo é uma representação gráfica ou símbolo, composto por uma imagem e texto, que, normalmente, representa uma organização. Um logotipo poder ser usado em sites, cartas, material publicitário, cartões de visita, entre outros, como um emblema pelo qual a organização pode ser facilmente reconhecida.

Quais são as vantagens de um logotipo (profissional)

Existem várias vantagens associadas a um logotipo (profissional, naturalmente). Vejamos as principais:

Atribui identidade a um projeto

Um bom logo pode atribuir identidade corporativa ao seu projeto. Nesse sentido, um logo de qualidade pode representar um produto ou serviço, de forma a que qualquer outra pessoa que veja o logo fique imediatamente com a ideia do que representa o core business de uma empresa.

Confere imagem de profissionalismo

É inegável que um logotipo bem concebido pode conferir uma imagem de profissionalismo ao seu projeto e, ao mesmo tempo, aumentar a confiança no mesmo. A ausência de um logo ou, pelo contrário, um logo sem qualquer tipo de qualidade pode ter o efeito adverso, isto é, de amadorismo.

Fomenta a seriedade de um projeto

Ter um logo com design profissional mostra que o projeto em que o mesmo é utilizado é levado a sério, dando aos potenciais clientes ainda a impressão que o projeto em causa está bem estabelecido no mercado onde está integrado.

Fortalece o branding

Devemos lembrar que as pessoas, enquanto clientes, procuram marcas de confiança, em que realmente possam investir o seu dinheiro. E um logotipo fortalece o branding e fomenta essa confiança nos clientes. Estes veem o logo da empresa antes de verem os produtos ou serviços, o que fortalece a imagem da empresa.

Diferencia-o da concorrência

Um logo tem um forte impacto visual nas pessoas, permitindo com que estas possam diferenciar facilmente o seu projeto do da concorrência. E, para esse efeito, basta que tenha um logo bem concebido, para conseguir que o mesmo perpetue na mente do seu público-alvo. Só assim conseguirá que o seu serviço ou produto seja relembrado e recomendado pelos clientes.

Estas vantagens, naturalmente, estão associadas a um bom logotipo. Se o seu logo for mau, por outro lado, poderá correr o risco de não causar os efeitos positivos que lhe referimos.

Características de um bom logotipo

Existem várias características que os melhores logotipos partilham. Nesse sentido, um bom logotipo deve ser:

  • Adequado: independentemente de se tratar de um projeto profissional ou não, o logo deverá ser adequado e de acordo com a filosofia do projeto.
  • De fácil interpretação: é importante que os clientes olhem para o logo e apreendam de imediato o que o mesmo pretende transmitir com o seu design.
  • Estético: naturalmente, ter um design apelativo e atraente pode conferir uma imagem mais profissional ao seu projeto.
  • Editável: isto significa que deverá ter o seu logotipo num formato que lhe permita editá-lo mais tarde, caso pretenda personalizá-lo.
  • Memorável: uma das características mais importantes. Afinal de contas, trata-se da personalidade da sua marca que está em jogo.
  • Profissional: isto implica optar por um designer profissional, em detrimento de ferramentas gratuitas, sem usar ícones usados por inúmeras outras pessoas.
  • Simples: quanto mais simples for um logo melhor, isto porque, assim, é mais fácil de outras pessoas se lembrarem do mesmo.
  • Único: um bom logotipo deverá ser único, especialmente quando não tiver o nome da empresa, para facilitar o seu reconhecimento, e não ser confundido com o de qualquer outra empresa.

Erros a evitar quando criar um logotipo

Além de estar familiarizado com as características de um bom logotipo, é também importante saber de antemão o que deve evitar, de modos a não cometer erros que podem interferir com a qualidade do seu logotipo e, por conseguinte, impedir que o mesmo tenha os resultados que almeja. Poderá evitar:

  • Não ter o logo num formato editável: quando criar o seu logo ou encomendar o mesmo, certifique-se de ter sempre o logotipo num formato editável, para que possa personalizar o mesmo mais tarde, se assim o desejar.
  • Fazer um logo demasiado complexo: como sugerimos acima, deverá evitar criar um logo demasiado complexo. Tenha sempre em consideração que os melhores logotipos são simples e passam rapidamente uma mensagem.
  • Usar imagens pouco atraentes: quando criar o seu logo, deverá ter em atenção a qualidade das imagens, como, por exemplo, dos ícones que usa, de forma a não acabar com um logo notoriamente amador.

Descubra como criar um logotipo

Abaixo poderá ver quais são as suas opções, quer para criar um logo gratuitamente, quer para criar um logo original, pago.

Como criar um logotipo gratuitamente

Se procura saber como criar um logotipo grátis, então poderá ficar satisfeito por saber que, na realidade, existem várias plataformas online que lhe permitem fazer o seu próprio logotipo, de forma gratuita, embora nem todas permitam que descarregue o mesmo sem efetuar o seu registo e pagar o logo. Vejamos algumas das melhores opções que tem ao seu dispor:

Canva

Canva  Como Criar um Logotipo Canva

Atualmente, o Canva é uma das melhores plataformas online que encontra ao seu dispor para editar imagens. Mas, além de várias outras opções, permite-lhe também tirar partido da opção de criar logotipos gratuitos. Você pode criar logotipos com o editor intuitivo do Canva facilmente, quer carregando os seus próprios ícones ou imagens, quer utilizando os ícones ou imagens gratuitas (ou pagas) que esta ferramenta coloca ao seu dispor.

Criação e edição do logo: grátis

Download do logo: grátis

LogoMaker

LogoMaker  Como Criar um Logotipo LogoMaker

O LogoMaker é uma ferramenta que coloca ao seu dispor um editor bastante intuitivo e ícones de qualidade superior, totalmente profissionais, que lhe permitem criar um logo facilmente, sem despender dinheiro. Todavia, para descarregar o logotipo e poder usá-los nos seus projetos, terá de pagar pelo mesmo. Contudo, poderá criar e editar o seu logo à vontade e só pagar pelo mesmo se realmente gostar do seu resultado final.

Criação e edição do logo: grátis

Download do logo: pago

Graphic Springs

Logo Maker - Graphic Springs  Como Criar um Logotipo Logo Maker Graphic Springs

O Logo Maker do Graphic Springs permite que crie um logotipo gratuito, contudo, para descarregá-lo posteriormente terá de se registar e pagar pelo logotipo. Ainda assim, é, sem dúvida uma das melhores opções que tem ao seu dispor, pois, mesmo que não saiba como criar um logotipo, o editor intuito do Graphic Springs, a par de ícones de excelente qualidade da plataforma permitem-lhe criar logos de grande qualidade, com aparência profissional.

Criação e edição do logo: grátis

Download do logo: pago

Logoshi

Logo Maker - Logoshi  Como Criar um Logotipo Logo Maker Logoshi

Tal como a opção que referimos acima, referente à Graphic Springs, através do Logoshi, você pode criar gratuitamente o seu logo, mas terá de pagar para descarregar o mesmo. Ainda assim, a plataforma permite-lhe que crie um logo facilmente, podendo utilizar o seu gerador de logos ou, em alternativa, desenhar o seu próprio logo. Tem também a vantagem de poder obter vários formatos do seu logo pelo mesmo preço.

Criação e edição do logo: grátis

Download do logo: pago

Shopify

Logo Maker - Shopify  Como Criar um Logotipo Logo Maker Shopify

Se procura criar um logotipo simples, então, o Logo Maker do Shopify pode ser uma ótima opção para si. O seu editor é bastante simples, embora limitado, pois só pode utilizar os ícones que a plataforma disponibiliza, ou seja, não pode utilizar ícones que já tenha no seu computador. Mesmo assim, se utilizar o catálogo de ícones do próprio Shopify, é muito fácil de utilizar, sendo que pode criar, editar e descarregar o seu logo sem criar conta, pois o link de download é enviado para o seu e-mail.

Criação e edição do logo: grátis

Download do logo: grátis

Ucraft

Logo Maker - Ucraft  Como Criar um Logotipo Logo Maker Ucraft

Outra excelente opção que tem ao seu dispor é o Logo Maker da Ucraft. O seu editor é bastante simples, com apenas 3 opções, isto é: ícones, texto e formas. A biblioteca de ícones é um pouco limitada, contudo, mesmo assim, existem vários por onde escolher. Após criar o seu logotipo e pré-visualizar o mesmo, basta registar-se na plataforma para descarregar o seu logo.

Criação e edição do logo: grátis

Download do logo: grátis

Apesar de essas ferramentas permitirem com que tenha um logo gratuito, deve-se realçar que, mesmo assim, existem algumas desvantagens associadas às mesmas, desde logo pelo facto do seu logotipo, geralmente, não ser 100% original. Isto porque os elementos gráficos como os ícones disponíveis em cada uma dessas plataformas podem ser usados por outras pessoas para criarem outros logotipos que, apesar de diferentes no cômputo geral, podem partilhar elementos do seu, o que é de todo evitável, quando se pretende criar um logotipo capaz de fazer com que você se destaque da concorrência. Se for esse o seu objetivo, então, deverá optar por um logotipo totalmente original.

Como criar um logotipo original

Se pretende optar por um logotipo original e pago, em detrimento de um logotipo gratuito, totalmente criado por outrem, existem essencialmente duas opções ao seu dispor, isto é, as agências, bem como freelancers.

Por um lado, se optar por uma agência, estará a optar por um trabalho verdadeiramente profissional. Mas, como existem diversas agências no mercado, deverá fazer uma pesquisa cuidada para aferir quais são as melhores, bem como quais são os custos. Normalmente, esta opção é bem mais dispendiosa do que se optar por recorrer a um freelancer.

Por outro lado, se preferir trabalhar com um freelancer, para que seja esse a criar o seu logotipo, poderá fazê-lo também com relativa facilidade, obtendo um logotipo profissional a preços significativamente mais baixos. Existem diversos profissionais que têm os seus próprios sites como poderá constatar se fizer uma busca em motores de busca como o Google, mas, se preferir, poderá também recorrer a plataformas de freelancing. Em plataformas como o Fiverr, Upwork ou Freelancer.com, poderá encontrar vários profissionais com ótimos testemunhos e, ainda, com preços muito apelativos.

Independentemente da sua escolha, quando encomendar um logotipo a terceiros, peça sempre de antemão o mesmo num ficheiro editável, para que possa personalizar mais tarde o seu logotipo, se assim o efetivamente o desejar.

Se está à procura de saber como criar um logotipo para um projeto online que vai criar, poderá criar o seu site aqui no Site Fácil. Compre já o seu domínio, bem como a hospedagem para o seu novo site.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.