Como Criar um Fórum Profissional

Como Criar um Fórum Profissional



Na Internet, podemos criar diversos tipos de projetos, desde criar sites, blogs, lojas online, redes sociais, até fóruns. Os fóruns, em particular, têm um grande potencial, devido à sua capacidade de gerar uma comunidade em torno do mesmo. Mesmo assim, como outros tipos de projetos são mais populares e menos difíceis de criar, e como muitas pessoas não sabem como criar um fórum, essa última possibilidade nem sempre é equacionada.

Apesar da diminuição da sua popularidade, também porque muitas pessoas passaram a usar somente as redes sociais para discutirem determinadas temáticas, todos os dias ainda são criados fóruns e as pessoas procuram os mesmos para solucionarem todo o tipo de problemas e obterem respostas a questões pertinentes.

Por isso, se não está propriamente identificado com o que é um fórum, as vantagens, nem como criar um fórum, vamos-lhe dar algumas indicações sobre como você mesmo poderá criar o seu fórum sem ter qualquer conhecimento prévio sobre a criação deste tipo de projetos online. Comecemos pelo básico.

O que é um fórum?

Um fórum é um espaço online habitualmente designado de área de discussão, onde pessoas podem se registar e interagir com questões, respostas e discussões sobre um determinado tópico. Existem fóruns de várias formas e tamanhos, contudo, o objetivo é sempre o mesmo, o de facultar uma área de discussão sobre uma temática.

É possível criar fóruns e comunidades em torno dos mesmos numa diversidade de tópicos, desde desportos, jogos, animais, viagens, entre várias outros. Além disso, os fóruns podem ser integrados em sites já existentes, de forma a criar um espaço que fomente a discussão entre usuários ou, como acontece com frequência, ser criados de raiz, sem estarem acoplados a qualquer outro tipo de projeto.

As vantagens de criar um fórum

Quer um fórum esteja associado ou não a um determinado site, ele pode ter várias vantagens, entre as quais devemos realçar:

Conteúdo fresco

Quando se cria um fórum e começa a ter visitantes regulares e participativos, uma vantagem é que os mesmos criam threads ou posts, que por sua vez levam a questões e respostas. Isto permite criar conteúdo fresco frequentemente, o que é ótimo para alavancar o tráfego do site e suscitar o interesse dos motores de busca.

Fidelização de visitas

Geralmente, como o fórum proporciona aos visitantes precisamente aquilo que estão à procura, isso possibilita que se fidelize os mesmos, dando-lhes uma razão para regressarem ao fórum.

Interação com clientes

Se tiver um negócio, um fórum pode ser uma excelente maneira informal de partilhar informações sobre o mesmo, responder a questões sobre os seus produtos ou serviços, e falar de quaisquer outras situações pertinentes relacionadas com o seu nicho de mercado.

Sentido de comunidade

Os fóruns têm um grande sentido de comunidade, permitindo com que muitas pessoas tenham uma forma de se ligarem umas às outras. Pode ser uma excelente forma das pessoas trocarem ideias e criarem relações pessoais e profissionais valiosas.

Subida das vendas

Em projetos com intuitos comerciais, os fóruns podem ter um papel a desempenhar, uma vez que, em muitos casos, os fóruns ajudam os clientes já existentes e outros potenciais clientes a verem informações úteis e a elucidarem dúvidas sobre os produtos ou serviços nos mesmos.

Descubra como criar um fórum profissional

Para criar um fórum, você pode optar por fazê-lo gratuitamente, em serviços online como o Forumeiros, ou, pelo contrário, optar por criar um fórum profissional, isto é, pago, com hospedagem e domínio próprio. Para o efeito, você deverá:

Adquirir domínio para fórum

Uma das grandes vantagens de criar um fórum profissional e pago em detrimento de criar o mesmo numa plataforma gratuita, reside no facto de você ter ao seu dispor um domínio personalizado e não um subdomínio. O domínio é o endereço do seu fórum, a identidade do mesmo, pelo que é importante que escolha um domínio adequado e, em simultâneo, que tenha uma extensão de topo, quer nacional, como o .pt ou .com.br, quer internacional, como o .com, .net, ou .org.

Comprar hospedagem para fórum

O passo seguinte passa pela compra de hospedagem para o seu fórum. A hospedagem permite guardar todas as pastas e ficheiros do seu fórum num servidor, permitindo com que o mesmo possa ser acedido por outras pessoas online através dos seus navegadores. Existem vários planos de hospedagem, pelo que é conveniente que escolha um que seja adequado ao seu projeto. Inicialmente, como o fórum poderá ainda não consumir muitos recursos, poderá adquirir um plano mais básico e, posteriormente, faz um upgrade ao mesmo.

Instalar software para fórum

Depois, você apenas tem de instalar o software pretendido para criar o seu fórum. O software open source mais popular é o phpBB, o qual pode instalar facilmente através do painel de controle da sua conta de hospedagem, o cPanel. Quando o instalar, apenas tem de aceder ao seu painel de administrador do fórum, onde encontrará inúmeras opções para personalizar o seu fórum, e poderá começar a criar e a adicionar conteúdo ao mesmo.

Desafios a ultrapassar quando criar um fórum

A criação de um fórum pode ter pontos a favor, mas também coloca alguns desafios para os quais deverá estar devidamente preparado.

O principal desafio que deverá ter em linha de conta é a moderação, isto é, você (pode ter a ajuda de outras pessoas), como administrador, terá de gerir os comentários, em especial os comentários negativos. Depois, existe a questão do spam. No início, poderá não ter preocupações deste tipo, contudo, à maneira que o fórum vai ficando bem posicionado nos motores de busca, os spammers podem ver o seu fórum como uma forma de promover os seus próprios projetos. Por último, a questão do tráfego. Para começar a atrair visitas, você precisa de criar muito conteúdo. Embora possa terceirizar uma parte, é importante não descurar o conteúdo e a sua qualidade, pois, caso contrário, o seu projeto poderá estar condenado.

Criar um fórum e conseguir criar uma comunidade em redor do mesmo pode ser, na verdade, um desafio, todavia, quando começar a ter participantes ativos, poderá também começar a colher todos os benefícios associados a este tipo de projetos online.

Se desejar, seguindo os passos acima, você também poderá criar um fórum profissional no Site Fácil, adquirindo o seu domínio, hospedagem connosco e instalando o software pretendido a partir do seu painel de controle. Tem dúvidas sobre a criação de sites no Site Fácil? Não se preocupe, contacte-nos já e teremos todo o gosto em responder a quaisquer potenciais questões que possa ter.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.