Como Criar um Blog Passo a Passo

Como Criar um Blog Passo a Passo



Alguma vez pensou em como criar um blog passo a passo? Outrora, para criar um projeto online, como um blog, era necessário ter algum conhecimento técnico, contudo, atualmente, qualquer pessoa pode criar um blog facilmente, mesmo sem ter qualquer experiência.

Nesse sentido, este tutorial que criamos sobre como criar um blog passo a passo ensinar-lhe-á a criar um blog profissional, mas poderá recorrer a estas dicas quer para criar um blog pessoal, quer para criar um blog institucional.

Descubra como criar um blog passo a passo

Seguindo alguns passos simples, poderá constatar que na verdade é bastante fácil criar um blog, inclusive com aparência totalmente profissional. Vejamos abaixo quais são os passos que deve invariavelmente seguir:

1. Registar um domínio

Este tutorial, naturalmente, teria de começar pelo registo do seu domínio, isto é, pela aquisição do mesmo. O domínio é o permite localizar e identificar o seu blog na Internet, pelo que o mesmo é essencial. No link acima poderá pesquisar se um determinado domínio está disponível ou, se preferir, transferir um domínio que já tenha adquirido anteriormente para os nossos serviços.

De qualquer modo, se vai adquirir um novo, é recomendável que tenha uma terminação de topo. Estas incluem nacionais, como .pt ou .br, mas também internacionais, como o .com, a mais conhecida, além de .net, .org e .info. Independentemente da sua escolha certifique-se que o domínio escolhido transmite adequadamente a ideia ou nome do seu blog e que, em simultâneo, seja fácil de memorizar. Permitir que as pessoas se lembrem do seu domínio poderá fazer com que as mesmas, mais tarde, possam visitar diretamente o seu blog, sem recorrerem aos motores de busca.

2. Compra da hospedagem

Outro passo fundamental neste guia sobre como criar um blog passo a passo é, claro, a compra da hospedagem. É precisamente o plano de hospedagem que adquirir que permitir-lhe-á posteriormente hospedar todas as pastas e ficheiros do seu blog num determinado servidor profissional, disponibilizado ao abrigo dos nossos serviços. É o serviço de hospedagem que serve de intermediário entre o internauta que está a navegar na Internet e o servidor onde está hospedado o seu blog.

Como decerto terá a oportunidade de constatar, existem diversos planos de hospedagem pelos quais pode optar. Aqui, no Site Fácil, disponibilizamos-lhe três planos distintos, nomeadamente o Smart, o Advanced e, por fim, o Premium. Independentemente do plano escolhido, a qualidade é a mesma, podendo usufruir de funcionalidades como hospedagem em discos SSD, para melhorar a performance do seu blog, criador de sites Pro, instalador de aplicativos, cPanel, entre várias outras. Quando se adquire o domínio e hospedagem em simultâneo, geralmente, é feita a associação entre ambos pelo serviço de hosting, salvo indicações em contrário.

3. Instalação de aplicativo

Agora que já tem um domínio, bem como uma conta de alojamento que permite-lhe aceder quer ao cPanel, quer a um instalador de aplicativos, como o Softaculous ou o Fantastico, os mais comuns, chegou a altura de instalar o seu aplicativo. É este aplicativo ou software, se quisermos o designar assim, que permitir-lhe-á criar, editar e gerir vários aspetos do seu blog, desde o conteúdo, o mais importante, até ao design. E o melhor de tudo é que pode fazê-lo em poucos cliques, na medida em que é extremamente fácil.

Quando aceder ao seu instalador de aplicativos, poderá constatar que existem vários aplicativos à sua disposição, desde o WordPress, Drupal, Joomla, entre outros. Contudo, recomendamos que instale o primeiro. Além de ser muito fácil de usar, o mesmo permite-lhe fazer praticamente todo o tipo de projetos, o que pode ser importante no futuro, se pretende escalar o seu blog para outro patamar. De qualquer modo, ao selecionar o WordPress e começar a instalar o mesmo na sua conta de hospedagem, basta seguir os passos exibidos no seu monitor para completar com sucesso o processo de instalação.

4. Aceder ao seu blog

Após instalar o seu aplicativo, partindo do pressuposto que seguiu a nossa sugestão e instalou o WordPress, poderá aceder ao mesmo, pois, na prática, o seu blog já está online, embora sem qualquer tipo de conteúdo. Se não sabe como entrar no painel de administrador do seu blog, apenas tem de aceder ao URL do painel, que será qualquer coisa como www.nomedoseublog.com(ou outra terminação)/wp-admin. Depois, apenas tem de inserir os seus dados de login, que escolheu aquando do processo de instalação, para efetivamente entrar no painel de administrador do seu blog. Quando aceder ao mesmo, poderá facilmente reparar no menu à esquerda, o qual permite-lhe criar páginas, posts, carregar imagens, instalar plugins que eventualmente queira instalar, mudar a aparência do seu blog, bem como tratar de outras configurações que entenda como pertinentes.

5. Mudar o seu template

Nesta altura, você já tem o seu blog online, contudo, deverá ter ainda um template básico. Este template pode ser ótimo se quiser apenas criar um blog pessoal, todavia, se pretende criar um blog verdadeiramente profissional, deverá optar antes por adquirir um template premium. Existem várias plataformas online que lhe permitem adquirir templates de grande qualidade, como é o caso da ThemeForest, para vários tipos de aplicativos. Novamente, se escolher o WordPress, poderá facilmente carregar um novo template, indo a “apresentação > temas > adicionar novo” através do menu de administrador.

6. Criar e publicar conteúdo

Este é o passo mais importante de qualquer blog que se preze. Afinal, como decerto já ouviu, na Internet, o “conteúdo é rei”. Por isso mesmo, deverá focar-se agora na criação e publicação de conteúdos de grande qualidade. Isto significa criar textos de qualidade, originais e que, em simultâneo, sejam bem escritos, livres de erros ortográficos e gramaticais, para conferir mais credibilidade ao seu blog. Para otimizar o seu tráfego orgânico, isto é, o tráfego proveniente dos motores de busca, poderá optar também por incluir nos seus textos, títulos e meta-descrições palavras-chave. Existem várias ferramentas que o podem ajudar a avaliar palavras-chave com bom nível de pesquisas, como a própria ferramenta que o Google disponibiliza no âmbito do AdWords.

Estes são, então os passos fundamentais do nosso guia sobre como criar um blog passo a passo. Após efetuar os mesmos, enquanto espera receber as primeiras visitas provenientes do Google e de outros motores de busca, poderá sempre criar contas nas redes sociais, para ajudar a divulgar o seu blog e fomentar também o tráfego social.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.