Como criar um Blog grátis

Como criar um Blog grátis



Quer aprender como criar um blog grátis? Existem várias empresas que permitem a criação de blogs grátis nos seus próprios servidores. Normalmente existem sempre grandes limitações nestes serviços. Por exemplo, colocam publicidade nas páginas do seu blog, não permitem a utilização de publicidade sua, etc.

No entanto, se procurarmos bem, é possível encontrar algumas empresas que fornecem bons serviços para blogs grátis simples.

Compensa criar um Blog grátis?

Muitas das empresas que fornecem serviços de blogs grátis ganham dinheiro na publicidade que colocam nas páginas que são feitas pelos utilizadores e além disso criam muitas limitações sobre aquilo que você pode fazer como o seu site grátis.

Não é o caso do SiteFacil.com, que permite a utilização gratuita para quem quer um blog grátis simples. A melhor opção para ter um excelente blog é ser você mesmo a fazer a instalação. É muito simples, económico e apenas necessita de ter o domínio e o alojamento. O preço de contratar uma empresa de alojamento é muito baixo, por isso é a melhor opção para criar um blog quase grátis. Para o caso de estar interessado, poderá consultar os nossos planos de alojamento.

Se quiser perder uma hora do seu tempo, aprenda como fazer um blog sozinho e vai ficar com maior liberdade para fazer o que quiser.

Criar conteúdo num Blog grátis

Uma das tarefas mais demoradas e complicadas de criar um blog grátis é o conteúdo, que é um dos principais responsáveis pela boa posição nos motores de busca, como o Google ou Yahoo.

Estas empresas têm milhares de pessoas a fazerem conteúdo diariamente e conseguem fazer com que estes sites estejam nas primeiras páginas em praticamente todas as palavras-chave. Depois, com os milhares de visitas diárias, podem fornecer grandes quantidades de publicidade e assim faturar bastante.

Alojamento para criar um Blog grátis

Existem várias plataformas para quem quer criar um blog grátis. Destas destacamos o WordPress.com, o Blogger.com e o SiteFacil.com.

Como fazer Blogs grátis com o Blogger

Se não sabe como fazer um blog grátis e é a primeira vez que tem essa experiência, o Blogger.com é muito mais simples de utilizar. Os ecrãs de administração estão em português, se tiver dificuldade em entender o inglês.

Basta abrir uma conta, ou utilizar a sua conta do Google, escolher um domínio, escolher um tema para o desenho do blog e está pronto para começar. No entanto, não espere criar um blog de sucesso a longo prazo. Apesar de ser muito simples de utilizar, as suas funcionalidades são bastante limitadas.

Como fazer Blogs grátis com o WordPress

O WordPress é muito mais poderoso devido à flexibilidade que proporciona e tem centenas de plugins, criados pela comunidade que o suporta, que vêm trazer novas funcionalidades para que consiga um blog  completamente único e criado à sua medida.

No entanto, quando aloja o seu blog grátis no site WordPress, este não permite a colocação de publicidade nas suas páginas, pelo que a rentabilização, se for esse o seu objectivo, é mais complicada.

Além disso, só pode utilizar os plugins e templates que já estão instalados. Isto limita muito a capacidade de criar um blog grátis que seja também poderoso a longo prazo. Em ambas as plataformas, não terá um blog grátis com um domínio de alto nível porque utilizará um sub-domínio destas empresas.

Será do tipo oseusite.blogspot.com ou oseusite.wordpress.com

Como fazer Blogs grátis com o Site Fácil

O Site Fácil permite criar sites fantásticos sem precisar possuir qualquer conhecimento técnico! E o melhor de tudo? É fácil de usar. Disponibilizamos todas as ferramentas necessárias para personalizar o seu blog de forma única e profissional. Apenas precisa de escolher o tema, personaliza-lo e publicar, pronto!

Uma das vantagens de utilizar a plataforma Site Fácil é o fato de não ser necessário instalar nada no seu PC, os blogs são criados online e conforme está a editar pode ir vendo em tempo real como está a ficar o seu site. Outra grande vantagem do Site Fácil é que todo o interface está em português, o que facilita muito o trabalho de todos aqueles que gostariam de ter um blog mas não sabem inglês o suficiente para configurar o site.

Veja como é fácil construir um blog! Crie um blog grátis ou escolha um plano PRO.

Como criar um Blog grátis de sucesso

Apesar das limitações que já vimos, pode ter algum sucesso se cumprir algumas regras. Por exemplo, o seu blog grátis deverá ter um objectivo e uma audiência. Se montar um blog grátis só para colocar publicidade, não será bem sucedido, porque não existe conteúdo para se posicionar bem nos motores de busca.

Escolha algo em que tenha bons conhecimento e goste de partilhar com os outros, depois crie bons conteúdos e interaja com os seus leitores. Existem blogs com milhares de visitas diárias.

Outra coisa que deve fazer é publicitar o blog como o faria para qualquer outro tipo de site. Submeter em redes sociais, comentar em blogs relevantes para o tema que escolheu, utilizar técnicas de SEO (Optimização para Motores de Busca), etc.

Devo criar o meu Blog grátis?

Para um principiante na internet que deseja criar o seu primeiro blog, as desvantagens de ter um blog grátis não são facilmente identificadas mas saiba que criar o seu blog de raiz, com um domínio e alojamento próprio, é a única forma de conseguir ter um blog de sucesso a longo prazo.

Além disso, o custo anual de ter um blog é muito baixo (quase grátis), principalmente se pensar que poderá até ganhar dinheiro com ele. Criar um blog grátis na dependência de uma empresa é um risco demasiado elevado para quem deseja ter sucesso nos seus projetos.

A qualquer altura a empresa poderá tomar decisões prejudiciais para si, sem que você possa ter algo a dizer, porque o alojamento é grátis.

Vantagens de alojamento próprio

Se optar por escolher um alojamento próprio, conheça as vantagens:

  • Os motores de busca preferem domínios próprios.
  • Credibilidade e profissionalismo para os visitantes.
  • Pode ter e-mails a partir do seu domínio ([email protected]).
  • Suporte técnico da empresa que lhe fornece o serviço de alojamento.
  • Domínio único e pessoal. Pode transferi-lo para onde quiser e mantê-lo durante o tempo que entender.
  • Não precisa de colocar publicidade que não seja a sua.
  • Pode controlar todos os aspectos do seu site. O design, as funcionalidades, etc.
  • Pode comprar o espaço físico que precisar, sem qualquer limite.

É fácil compreender que um principiante se sinta pouco confiante na criação de um blog e opte por procurar nas opções que não custam dinheiro inicialmente, no entanto, com a ajuda das empresas de alojamento e de registo de domínios, criar um blog é muito simples atualmente e não precisa de recorrer aos blogs grátis, se pensa ter algum sucesso a longo prazo. Nem sequer precisa de conhecimentos técnicos.

Para ter uma ideia do custo que pode ter, saiba que existem empresas de alojamento que oferecem soluções a custos inferiores a 1 café por dia! É praticamente grátis. Para o caso de estar interessado, poderá consultar os nossos planos de alojamento.

Ganhar dinheiro com um Blog

O mais simples para quem deseja criar um blog de qualidade, é escolher um domínio e escolher o alojamento. Depois basta-lhe aderir ao Google AdSense e aos programas de afiliados, para conseguir pagar os custos e ainda ficar com dinheiro para si.

No caso do Google AdSense, basta inscrever-se gratuitamente e colocar alguns anúncios disponibilizados por eles, para que tenha uma comissão por cada clique que os seus visitantes fizerem. Se tiver um blog grátis, é mais difícil ser aceite no programa deles.

Criar Blogs grátis para ganhar dinheiro

Se quer ganhar dinheiro na internet pense da mesma forma que o faria fora da internet. Não pensa abrir um negócio na sua cidade sem fazer investimento, certo? A diferença é que o investimento que faz na internet é tão baixo que nem sequer tem comparação com nada do que possa imaginar num negócio tradicional.

Criar um Blog grátis não compensa

A menos que queira criar um blog para contar o seu dia-a-dia e mostrar aos seus amigos, ou um site temporário para um evento curto, não cometa o erro de criar um blog grátis nestas condições:

  • Se quer criar um blog para o seu negócio tradicional.
  • Se quer criar um blog para ter uma loja electrónica.
  • Se quer criar um blog para ganhar dinheiro com publicidade.
  • Se quer criar um blog para promover a sua imagem profissional.

Qualquer que seja o motivo, o pouco dinheiro que tem de gastar não deverá ser impedimento para criar um blog com aspecto profissional e com futuro. Não se arrisque a ficar sem o seu site, sem qualquer aviso! Não se arrisque a mostrar publicidade automaticamente, sem que a possa controlar!

A melhor forma de criar um site

Existem duas formas de criar um site:

Primeira forma – não necessita de conhecimentos técnicos e é super fácil:

  • Utilizar a plataforma Site Fácil. Veja os nossos planos.

Segunda forma – é necessário alguns conhecimentos técnicos:

  • Escolher um domínio. Veja a disponibilidade do seu domínio.
  • Escolher um alojamento. Veja os nossos planos de alojamento.
  • Utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo serviço de alojamento para criar um site.

Tome a decisão certa e continue com presença na internet por muitos anos! Este artigo é suficiente para aprender o que precisa. Se quer aprender como criar um site grátis e começar a entrar no mundo da Internet, como criador de conteúdo e informação relevante, pode experimentar um blog grátis, mas assim que possível deve mudar para um site onde pode fazer tudo o que quiser.


Partilhe esta publicação

Comentários (6)

  • Edilson Responder

    Gostei de sua dicas. Disse que um blog pago é tão barato quanto um café diário é bastante empolgador. Obrigado pelas dicas.

    26 de novembro de 2010 em 22:08
  • rafaelpinto Responder

    yaaa sao mesmo fixes brigada

    11 de dezembro de 2010 em 21:15
  • Roberto Responder

    Olá,aproveitando a oportunidade,quero agradecer ao criador deste Blog,pelo espaço concedido e desejar muito e mais sucesso pelo bom trabalho.

    um abraço: Roberto Vieira

    13 de maio de 2015 em 11:33
  • fabio Responder

    Quero abrir um blog integrado com a loja online, alguem sabe dizer se existe essa plataforma

    3 de setembro de 2015 em 19:04
  • dj key vasco sueia Responder

    estou apidir criarem site para mi e meterem um pouco de musicas

    16 de outubro de 2015 em 20:10
  • maria anttônia Responder

    ♡ legal D+

    12 de dezembro de 2015 em 13:49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.