Como Criar um Blog de Sucesso

Como Criar um Blog de Sucesso



Cada vez mais pessoas procuram saber como criar um blog de sucesso, quer para ganharem maior notoriedade e protagonismo, quer para ganharem rendimentos passivos que, em muitos casos, permitem-lhes viver ou ter uma vida melhor através do mesmo.

O que é inegável é que um blog é uma plataforma de comunicação com um potencial enorme, quer para privados, quer para empresas e, por isso, vamos-lhe conferir algumas dicas sobre como criar um blog de sucesso, mesmo que nunca tenha criado anteriormente qualquer projeto afim.

Descubra como criar um blog de sucesso

Portanto, se quer saber, na prática, como criar um blog de sucesso, então, temos de começar desde a base, isto é, desde o que precisa para criar um blog, como criar e publicar conteúdo no mesmo e, claro, como divulgar o seu blog, para que não dependa única e exclusivamente do tráfego orgânico, isto é, o tráfego proveniente dos motores de busca. Vejamos abaixo quais são os principais passos que deve ter em consideração:

Adquirir um domínio e plano de alojamento

Antes de abordarmos como é que pode criar conteúdo ou divulgar o mesmo, temos naturalmente de referir, como criar, em concreto, o seu blog. Para o efeito, deverá começar por adquirir um domínio para o seu blog.

O domínio é, portanto, o endereço do seu blog, que as pessoas podem usar quer para identificar, quer para localizar o seu projeto na Internet. O domínio deverá representar adequadamente o nome do blog, contudo, mesmo assim, uma das chaves para ter um blog de sucesso é ter um domínio curto e que, em simultâneo, seja fácil de memorizar, o que deverá ter em atenção.

Depois, outro aspeto muito importante, ainda a respeito da aquisição do seu domínio, refere-se à extensão ou, se preferirmos designar de outra forma, à terminação do seu domínio. Existem diversas ao seu dispor, contudo, se quiser fomentar a credibilidade do seu blog e, concomitantemente, a possibilidade das pessoas memorizarem o seu domínio mais facilmente, deverá escolher uma terminação de topo. Estas terminações podem ser nacionais, como .pt, .br ou, em alternativa, internacionais, como .com, .net., .org ou ainda .info. Se reparar, a esmagadora maioria dos blogs de sucesso têm domínios com terminações de topo.

Posto isto, além da terminação, não deverá descurar o plano de alojamento, nem sequer a empresa onde aloja o seu blog. Nesse sentido, é importante que você escolha uma plataforma reputada, como a do Site Fácil, que lhe oferece um serviço de alojamento de blogs (ou de sites) de grande qualidade, com uma série de funcionalidades que lhe fazem ser uma referência junto de imensos blogueiros, funcionalidades como um uptime que ronda os 100%, alojamento em discos SSD, para melhorar o desempenho, disponibilização de cPanel, entre várias outras.

Como poderá constatar, existem vários planos de alojamento ao seu dispor, contudo, se assim desejar, pode sempre escolher um plano mais básico e, caso o seu nível de tráfego o justificar no futuro, escalar para um plano mais robusto.

Escolher um CMS amigo do usuário e dos motores de busca

Tanto importante como os aspetos que referimos acima, é o CMS (content management system), isto é, o sistema de gestão de conteúdo que escolher para criar, editar e gerir o seu blog. É precisamente este sistema que permitir-lhe-á mais tarde criar e publicar o seu conteúdo, editar a imagem do seu blog, entre outras possibilidades.

Como decerto terá a oportunidade de verificar, existem vários CMS por onde escolher, como o Joomla, Drupal ou o WordPress. Todavia, este último é considerado, quer por blogueiros amadores, quer por profissionais, como sendo o melhor. Por isso mesmo, trata-se do sistema de gestão de conteúdo mais utilizado em todo o mundo.

Para além de ser extremamente fácil de utilizar por parte dos usuários, mesmo que não tenham qualquer experiência prévia, é amigável dos motores de busca, como o Google, o que é de salientar numa perspetiva de otimização. A não esquecer é também os inúmeros plugins que existem para WordPress, que permitem ter um leque abrangente de opções, para criar o blog que realmente idealizou.

Devemos ainda informar que é bastante fácil instalar este aplicativo, bem como outros, através da sua conta de alojamento e, em particular, através do cPanel, onde mediante alguns cliques pode instalar este sistema de gestão de conteúdo e, após alguns minutos, aceder ao mesmo para começar a criar o seu conteúdo e configurar todos e quaisquer aspetos que entenda como pertinentes.

Criar conteúdo original e de qualidade

Se tem dúvidas sobre como criar um blog de sucesso, saiba que o conteúdo é o aspeto mais importante. Decerto já ouviu falar na expressão “o conteúdo é rei” e, de facto, o mesmo aplica-se aos blogs.

Um blog de sucesso, invariavelmente, deve ter conteúdos originais e de qualidade. Mas o que é que entendemos como conteúdos afins? São textos bem escritos, informativos, com uma boa base de pesquisa e, de preferência, que tenham uma perspetiva nova sobre o assunto. Simultaneamente, não se deve descurar a otimização dos textos, quer para os motores de busca, quer para os próprios leitores, adotando nos seus textos estratégias como a utilização de subtítulos, boa densidade de palavras-chave, utilização de negritos, entre outras, mas sempre de uma forma ponderada e com o leitor sempre na sua mente. Afinal, antes de escrever para os motores de busca, deverá escrever sempre primeiro para os leitores.

Outro aspeto a mencionar sobre o conteúdo a criar é que o mesmo deve ser partilhável. Nesse sentido, além de certificar-se que criar conteúdo original e de qualidade, crie títulos e meta-descrições sugestivas que apelem ao clique, e tenha em atenção a revisão dos seus textos. Os melhores blogs, se reparar, têm textos bem escritos e, ao mesmo tempo, sem erros ortográficos e gramaticais, o que é muito importante. Afinal, ninguém quer partilhar textos mal escritos e repletos de erros.

Se a escrita não for o seu forte, experimente a terceirizar esse aspeto do seu blog. Existem freelancers de grande qualidade, que escrevem regularmente para blogs e sites que o poder-lhe-ão ajudar. Se for o caso, experimente plataformas de freelancing como o UpWork, Workana, Fiverr, People per Hour, a portuguesa Zaask, entre outras.

Divulgar o conteúdo nas redes sociais

Adotando métricas de SEO no seu blog, poderá fomentar o seu tráfego orgânico, o tráfego que, como já sugerimos, advém dos motores de busca, isto é, de quando as pessoas encontram páginas ou posts do seu blog nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Embora os motores de busca sejam excelentes fontes de tráfego, não deixa de ser verdade também que pode levar vários meses até começar a ver resultados satisfatórios a esse nível.

Tendo isto em linha de conta e, claro, que qualquer estratégia de divulgação deve ser multifacetada, deve também divulgar o seu blog o máximo possível nas redes sociais, mas sempre de uma forma orgânica, evitando o exagero, para não ser considerado spam.

Existem várias redes sociais que pode enquadrar no seu plano de divulgação de blogs, como o Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, entre outras, contudo, é indubitável que o Facebook é a rede social com maior potencial, onde artigos virais, quando são partilhados, podem representar alguns milhares de visitas para o seu blog.

Naturalmente, tudo dependerá da qualidade do seu conteúdo, bem como dos seguidores que tiver nas suas páginas sociais, de qualquer modo, quantos mais fãs o seu blog tiver nas redes sociais melhor.

Agora que sabe como criar um blog de sucesso pode aproveitar para criar desde já o seu blog no Site Fácil. Em caso de dúvida, não hesite e contacte-nos já!


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.