Como Construir um Site sem qualquer Experiência

Como Construir um Site sem qualquer Experiência



Atualmente, você não precisa de ter qualquer tipo de conhecimento de código para montar um site. Na verdade, você pode construir um site sem qualquer experiência e conseguir não apenas que o mesmo esteja disponível na Internet, mas, inclusive, que o site tenha uma aparência profissional.

Desde plataformas que lhe permitem criar o seu site de forma intuitiva online, como o Wix, Weebly, Squarespace, até a outras plataformas, como o Site Fácil, que lhe permitem usufruir de toda a liberdade que precisa em termos de aquisição e controlo do seu domínio e conta de alojamento, bem como instalar qualquer tipo de aplicativo amigo do utilizador que queira para desenvolver o seu site, a escolha é ampla.

Porquê construir um site

Os sites são importantes quer para os visitantes, quer para os webmasters, especialmente se estes tiverem um negócio. Nesse sentido, vejamos porque deve construir um site:

Alcance significativo

Um dos grandes benefícios associados à construção de um site é o alcance que o mesmo proporciona, independentemente de ter um negócio ou não. Com um site, você pode fazer chegar a sua mensagem, produto ou serviço a pessoas nacionais e internacionais.

Complemento a espaço físico

Se você tem uma loja física, então um site, que funcione como loja virtual, pode ser a oportunidade perfeita de incrementar as suas vendas, pois, como tem um maior alcance, o seu público-alvo será também maior, podendo usufruir de mais vendas.

Funcionamento ininterrupto

Ao contrário de um negócio convencional, que tem horas de fecho e abertura, um site está permanente “aberto” a visitas, não necessitando de qualquer pessoa para supervisionar o site fora das horas de expediente.

Forma de comunicação

O site, especialmente quando integra um blog, pode ser uma excelente forma de comunicação. Isto, claro, é muito importante quando se tem um negócio, para atualizar os clientes de eventuais ofertas, produtos, promoções, eventos, e mostrar quaisquer outros conteúdos.

Veículo de informação

Se tiver uma empresa, o seu site pode servir de veículo informativo dos clientes, os quais podem visitar o mesmo para saberem mais informações sobre a empresa, produtos e serviços. Isto também é válido se for um freelancer, para mostrar o seu portefólio, bem como contactos, aos potenciais clientes.

Descubra como construir um site sem experiência

Para construir um site, existem diversos passos que deve efetivamente dar, nomeadamente:

1. Idealizar o site

Antes de você partir para a construção do seu site, você precisa de idealizar o mesmo, pensando que tipo de site quer criar (ou blog), qual a imagem que quer transmitir, que tipo de conteúdo pretende criar, bem como qual será a estrutura do site. Fazer um projeto de como será o seu site, isto é, um rascunho, ajudar-lhe-á a construir posteriormente o mesmo. Neste processo, deverá também definir qual o domínio mais indicado para o seu projeto, antes de o adquirir efetivamente.

2. Adquirir o domínio

Após ter idealizado o seu site, deve começar então a construir o mesmo. Para o efeito, deverá adquirir um domínio personalizado. Pode sempre optar por um subdomínio, criando um site gratuito, contudo, se quiser criar um site profissional, deverá optar por um domínio pago. O domínio, caso não saiba, é o endereço do seu site e deverá refletir o nome do mesmo. Existem diferentes extensões ao seu dispor, contudo, nesse âmbito, por questões de credibilidade e até de indexação, deverá escolher uma extensão de topo. Existem extensões de topo nacionais, como o .pt ou o .br, mas também internacionais, como o célebre .com, .net, .org ou .info.

3. Garantir a hospedagem

Depois, deverá garantir a hospedagem para o seu site. O plano de hospedagem que adquirir é o que vai permitir que você hospede num determinado servidor todos os ficheiros e pastas do seu site, possibilitando que o mesmo possa ser acedido mais tarde por qualquer internauta através do seu navegador. Existem, como decerto terá a oportunidade de constatar no Site Fácil, diferentes planos de hospedagem, sendo que deverá escolher um que se adeque ao seu projeto. Mas, pode sempre começar pelo mais básico e, caso se justifique no futuro, fazer um upgrade para um plano de alojamento mais robusto.

4. Instalar um aplicativo

Quando completar os passos supracitados, deverá instalar o seu aplicativo preferido para construir o site. Existem diferentes opções, mas um CMS é o mais aconselhado para si, caso não tenha experiência. Nesse âmbito, você pode optar por instalar um sistema de gestão de conteúdo, como o WordPress, o mais popular e quiçá mesmo o mais fácil de utilizar. Através da sua conta de hospedagem, você tem acesso ao cPanel, o painel de administrador da mesma, onde, em poucos cliques, pode instalar o seu aplicativo preferido, desde o WordPress, até ao Joomla e Drupal.

5. Instalar um template profissional

Se pretende ter um site com imagem profissional, naturalmente, é importante que você opte por instalar um template premium, até para se destacar da sua potencial concorrência. Além disso, se está a criar um site corporativo ou uma loja online, urge transmitir uma ideia de profissionalismo e de confiança aos seus clientes, para que estes vejam o seu negócio como credível. Existem diversas plataformas onde você pode adquirir um template afim, no entanto, uma das mais reputadas é certamente o ThemeForest.

6. Criar e publicar o conteúdo

Após a compra e instalação de um template profissional, você pode se concentrar finalmente num dos aspetos mais importantes do seu site, se não mesmo o mais importante, o conteúdo. Existem vários fatores a ter em atenção quando criar o seu conteúdo, em particular os textos. Estes devem ser originais, criativos, sem erros, ortográficos e gramaticais, e seguir algumas normas de SEO, tendo em atenção a estrutura dos textos, não descurando o uso de subtítulos para facilitar a sua leitura, uso de palavras-chave, imagens com alt text, negritos, frases e parágrafos curtos, entre outras. Quando criar e finalizar o seu conteúdo, apenas tem de publicar o mesmo, para que fique visível na Internet e possa começar a receber as suas primeiras visitas orgânicas.

Estes são, então, os passos ou, se quisermos designar de outra forma, as etapas que deve seguir para construir um site, mesmo que não tenha qualquer experiência. De qualquer modo, se tiver alguma dúvida sobre como construir o seu no Site Fácil, entre de imediato em contacto connosco, para que possamos ajudar-lhe a ter uma presença online.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.