Como Comprar um Domínio Web

Como Comprar um Domínio Web



Se você ainda usa um subdomínio ou, pelo contrário, agora é que vai começar um projeto online e não sabe como comprar um domínio web, é importante que saiba como comprar o seu, bem como o que ter em consideração quando o fizer.

Isto porque, apesar de um domínio personalizado ter uma série de vantagens, também é verdade que existem aspetos a ter em conta, para se certificar que adquire um domínio que realmente seja uma mais-valia para o seu projeto.

Nesse sentido, nesse artigo, vamos-lhe mostrar-lhe o que é afinal um domínio, porque é importante comprar um, os aspetos a verificar antes de o comprar e, claro, como comprar efetivamente o seu.

O que é, afinal, um domínio?

Um domínio é, portanto, o nome que é usado para localizar e identificar o seu projeto na Internet. Quer você tenha um blog ou um site, o domínio é a sua identidade online, o endereço que os usuários poderão usar mais tarde para acederem ao seu projeto através de qualquer navegador de Internet.

Um domínio é, pois, diferente de um subdomínio, o qual está geralmente acoplado a plataformas gratuitas, como, por exemplo, o Blogger, em que os usuários podem usar subdomínios do tipo omeusite.blogpost.com. Com um domínio personalizado, você apenas tem o nome que deseja integrar no domínio mais a extensão escolhida, como o meusite.com.

Porque que é importante comprar um domínio web

É importante comprar um domínio web, em vez de usar um subdomínio, porque, na verdade, existe todo um conjunto de vantagens associadas ao mesmo, como, por exemplo:

Ajuda a monetizar o projeto

Se o seu site ou blog é baseado em conteúdo e quer monetizar o mesmo, isto é, ganhar dinheiro com o seu projeto através de anúncios e links patrocinados, então é crucial que tenha o seu próprio domínio, uma vez que dá aos seus visitantes uma ideia de profissionalismo.

Combate a concorrência

Se o domínio que você vai comprar poderia, de certa forma, ser apelativo para concorrência e quiçá ser usado mais tarde contra si, é uma importante forma de combater a mesma e ter um ativo valioso.

Confere-lhe liberdade

Se tiver um subdomínio numa plataforma gratuita, você estará sempre dependente de terceiros, contudo, se comprar o seu próprio domínio, e hospedar o seu site numa plataforma profissional, já não terá esse problema, podendo até, se quiser, transferir o seu domínio, bem como a sua hospedagem a qualquer momento.

Fomenta a credibilidade

Independentemente da natureza do seu projeto, se você quer que levem a sério o seu conteúdo, deverá comprar um domínio web. Isto porque ter um domínio personalizado, com uma boa extensão, confere credibilidade ao seu projeto, ao contrário de um subdomínio.

Melhora a visibilidade

Além de ser mais propenso a uma boa indexação pelos motores de busca do que propriamente um subdomínio, ter um domínio próprio pode também beneficiar a visibilidade do seu projeto. Isto porque são muitos os webmasters e sites que não criam hiperligações para subdomínios, como é o caso de diversos diretórios.

Aspetos a ter em conta antes de comprar um domínio web

Antes de comprar um domínio web para si, deverá ter em conta alguns aspetos de forma a escolher o mais apropriado para o seu projeto, incluindo:

Branding

Se você quer criar uma marca em torno do seu projeto, então é essencial que escolha um domínio que possa mais tarde converter em marca. Esse tipo de domínio, geralmente, não é tanto centrado em palavras-chave em concreto, mas sim numa determinada designação.

Comprimento

Sabia que o comprimento do seu domínio é importante? Na verdade, deverá procurar evitar domínios com muitas palavras. Porquê? Porque os domínios longos são difíceis de memorizar, ao contrário do que acontece com domínios curtos, que são mais fáceis de memorizar pelos usuários, os quais poderão, mais tarde, colocar os domínios diretamente nos seus navegadores.

Terminação

A terminação, ao contrário do que possa pensar, é outro aspeto que não deverá descurar. Isto porque existem terminações mais importantes do que outras. Falamos, naturalmente, das terminações ou, se quisermos designar de outra forma, extensões de topo. Estas podem ser nacionais, como .pt ou .br, mas também internacionais, como .com (a mais utilizada e procurada em todo o mundo), .net, .org ou .info.

Palavras-chave

Se o seu projeto é mais baseado em conteúdo e não tem qualquer intuito comercial, poderá adquirir um domínio que integre palavras-chave, de forma a fomentar os seus esforços de SEO. O objetivo passa por escolher palavras que tenham um volume de pesquisas elevado, para, posteriormente, otimizar o seu tráfego orgânico. Existem várias ferramentas que o podem ajudar nesse sentido, como o próprio Google AdWords.

Preço

Existem algumas empresas, especialmente a nível internacional, que lhe oferecem excelentes condições para registar o seu domínio, praticando preços mais baixos, mas que sobem o preço de forma significativa na altura da renovação. Este é, pois, um aspeto ao qual deverá estar atento, para assegurar que paga preços justos, quer quando comprar um domínio, quer quando renovar o mesmo.

Como comprar um domínio web

Para comprar um domínio web, poderá naturalmente fazê-lo através da nossa própria plataforma, o Site Fácil. Para o efeito, basta que você aceda à página dedicada ao registo de domínios e, no formulário existente na mesma, submeter o domínio que gostaria de comprar, de forma a aferir da sua disponibilidade.

É possível que a terminação que deseja adquirir não esteja disponível. Nestes casos, deverá escolher outra terminação ou experimentar variações (se houver essa possibilidade) do seu domínio, até encontrar um que esteja disponível.

Depois, basta clicar em “registar domínio”, sendo que a seguir pode escolher registar um domínio novo ou, em alternativa, transferir algum domínio que possa eventualmente já ter. De seguida, basta clicar em “continuar” e seguir os restantes passos indicados na plataforma, para completar o processo de compra do seu domínio personalizado.

Em caso de dúvida sobre como comprar um domínio web aqui no Site Fácil ou mesmo sobre como transferir o seu domínio e hospedagem para os nossos serviços, não deixe de entrar em contacto connosco. Teremos todo o prazer em lhe ajudar.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.