Como Aumentar o Tráfego Orgânico do Seu Site

Como Aumentar o Tráfego Orgânico do Seu Site

Atualmente, existe mais de um bilião de sites na Internet, o que significa que, independentemente do nicho em que o seu site se encontra, é provável que o mesmo tenha bastante concorrência. Por isso, para obter os resultados que almeja, não pode descurar nenhuma fonte de tráfego, isto é, o tráfego direto, pago, social e, claro, o mais importante, o tráfego orgânico.

Se ainda não está devidamente familiarizado com este tipo de tráfego e porque é importante, abaixo poderá ver o que é que significa, quais são as suas vantagens e, naturalmente, como aumentar o tráfego orgânico para o seu site.

O que significa tráfego orgânico?

Tráfego orgânico refere-se aos visitantes que aterram no seu site provenientes de resultados de busca naturais e gratuitos. Este tipo de tráfego é precisamente o oposto do tráfego pago, que é o tráfego resultante de anúncios pagos. Assim sendo, as visitas que são consideradas orgânicas chegam ao seu site através do uso de motores de busca, como o Google ou Bing.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Receber grandes volumes de tráfego orgânico pode ter imensos benefícios para o seu site, entre os quais devemos realçar:

  • Conversão – É um tráfego que lhe permite usufruir de elevadas taxas de conversão, uma vez que as pessoas que chegam ao seu site estão realmente interessadas no seu conteúdo.
  • Credibilidade – Conciliando este tipo de tráfego com outros, estará a fomentar a sua credibilidade, ao solidificar a sua presença online e reputação.
  • Custo – Este tipo de tráfego é natural, derivado de pesquisas efetuadas em motores de busca, pelo que é totalmente gratuito.
  • Posicionamento – Quanto mais investir neste tipo de tráfego (com conteúdo otimizado), melhor posicionado ficará o seu site nas páginas de resultados dos motores de busca.

Agora que está identificado com as principais vantagens do tráfego orgânico, poderá começar a implementar algumas formas de aumentar o mesmo no seu próprio site.

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site?

Existem várias estratégias que pode adotar no seu site para aumentar significativamente o tráfego orgânico, nomeadamente:

Criar um blog

Se ainda não criou um blog para associar ao seu site, então chegou a hora de o fazer. Isto porque ter um blog é a melhor forma de aumentar o seu tráfego orgânico. Esse aumento deve-se à possibilidade que um blog lhe confere de criar imenso conteúdo, útil, otimizado para os motores de busca (e leitores, naturalmente), e devidamente focado no seu nicho de mercado. Claro que conteúdo pobre pode ter um efeito inverso, o que é de todo evitável, por isso, aposte sempre em conteúdo de grande qualidade.

Escrever para pessoas e não para os motores de busca

Apesar de ser importante adotar métricas de SEO no seu conteúdo, deverá escrever principalmente para os seus potenciais leitores e não para os motores de busca. Textos bem escritos, devidamente formatados e, claro, informativos, são essenciais para manter o leitor interessado no que tem para dizer e, assim, ajudar o mesmo a manter-se mais tempo no seu site, vendo outras páginas para além da página de entrada. Isto, por sua vez, permite também baixar a taxa de rejeição, um dos fatores que o Google têm em consideração para posicionar as páginas web nos resultados de busca.

Escrever mais artigos, de forma consistente

Os motores de busca valorizam o conteúdo “fresco”. Por isso, tente escrever e publicar conteúdo com frequência, mas sem descurar naturalmente a qualidade! Na verdade, quantos mais artigos de qualidade tiver no seu site, mais autoridade o mesmo poderá ter junto dos motores de busca. Isto significa naturalmente mais tráfego para o seu site.

Fazer hiperligações internas

Como sugerimos acima, uma das melhores formas de combater a taxa de rejeição é manter uma visita mais tempo no seu site. Isto é possível também, fazendo hiperligações internas, isto é, links, para que a visita veja mais páginas, para além da  de entrada. Assim, após criar muito conteúdo (ou durante o processo de criação), certifique-se de fazer hiperligações, guiando os visitantes para mais conteúdo relevante. Tenha, contudo, o cuidado de não exagerar e modificar sempre que possível o texto âncora para não parecer que está a fazer spam.

Otimizar títulos, URL’s e meta descrições

É importante que otimize os títulos das suas páginas, URL’s, bem como as meta descrições, certificando-se que usa nos mesmos as suas palavras-chave. Existem plugins para esse efeito que o podem ajudar, como o Yoast SEO, para WordPress, sendo que os mesmos pode variar consoante o construtor de sites que utilizou para criar o seu.

Propiciar os links externos

O Google usa os links externos (inbound links), isto é, links noutros sites que apontam para o seu, como votos, no seu sistema de classificação das páginas web nos resultados de busca. Assim, ter links em sites confiáveis, relevantes e com alguma autoridade podem passar “link juice” ao seu site, permitindo que o mesmo melhore o seu posicionamento nos motores de busca e, por conseguinte, os níveis de tráfego orgânico daí provenientes. Contudo, evite os links de baixa qualidade, pois, na realidade, podem prejudicar mais do que ajudar os seus objetivos de SEO.

Usar palavras-chave de cauda longa

Usar palavras-chave de cauda longa, também conhecidas por long tail keywords, em detrimento de palavras ou termos muito generalistas, é uma das melhores formas de alavancar organicamente o seu tráfego. Por isso, não trabalhe apenas as palavras mais populares e foque também palavras mais específicas relativas ao seu produto ou serviço. Motores de busca como o Google podem identificar o seu site como uma autoridade na matéria, fazendo com que as suas páginas subam consideravelmente nas SERP (search engine results pages).

Para ajudar os seus propósitos de otimização de sites e receber mais tráfego orgânico, poderá recorrer ao Webmaster Tools e Google Analytics, ferramentas gratuitas do Google, que lhe permitem ajustar vários aspetos do seu site. Além disso, no Site Fácil disponibilizamos-lhe várias ferramentas de SEO. Por isso, comece já hoje a trabalhar esse aspeto do seu site, para se destacar definitivamente da sua concorrência.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.