As redes sociais e o seu super poder (com dicas)

As redes sociais e o seu super poder (com dicas)

As redes sociais são provavelmente a ferramenta mais poderosa de marketing, em geral, na Internet.

A sua grandiosidade permite alcançar pessoas com diversas características: homem, mulher, maior de idade, de Portugal, do Brasil, trabalha na empresa “x” ou na empresa “y”.
Deste modo, torna-se mais fácil chegar a um público alvo com relevância para o nosso projeto, segmentado por aquilo que nós quisermos atingir.

Antes de mais, vamos analisar alguns números para que possamos verificar o quão grande é o engajamento de pessoas nas redes sociais.

  • 40% dos comerciantes usam o Google+ como referência.
  • A cada segundo, 8000 usuários “gostam” de uma foto publicada no Instagram (rede social de fotografias).
  • 4,2 mil milhões de pessoas estão conectadas às redes sociais através de telemóveis ou tablets.
  • 4,7 mil milhões de conteúdos novos são recebidos diariamente no Facebook.
  • A faixa etária com mais uso do Facebook é dos 18 aos 24 anos.
  • Dos 2,7 mil milhões de pessoas que usam a Internet, 1,2 tem Facebook.
  • 100 milhões de pessoas usam o Twitter diariamente.
  • 500 milhões de tweets são enviados mensalmente.
  • 42% das pessoas que usam LinkedIn alteram a sua foto de perfil semanalmente.

Não são fantásticos estes números? Imagine se conseguisse que o seu site/blog fosse um Trend no Twitter (refere-se a um hashtag dado que se torna automaticamente popular, num determinado momento)? Os resultados seriam imensos…

As características cada vez se acentuam mais e, é importante referir os fatores que as redes sociais fornecem para ganhares visibilidade. Eles são:

Poder de comunicação e informação!

Estou disposto a afirmar que você sabe mais depressa de um acontecimento através de uma rede social do que mesmo através da televisão ou jornal.

Você, sim repito, você, poderá tirar bastante proveito disto e transformar as visitas das redes sociais em visitas para o seu site. Já imaginou ter uma página com 50.000 likes, e fazer uma publicação? Mesmo que só 50% veja, é uma ferramenta muito prática para fazer marketing para imensa gente.

Pense sempre em números grandes, mesmo que esteja a começar. Estabeleça objetivos! Só assim consegue chegar a esse patamar. Não pense que é impossível e que só se tiver um diploma da faculdade é que irá fazer com que isso aconteça. Tudo é possível!

O Twitter é uma prova disso mesmo. Se um tweet tiver uma grande repercussão na mídia e, ganhar instantaneamente retweets, podendo desse modo vir a ser um Trend, elaborando grande informação acerca do seu projeto, obviamente que isso irá trazer novas audiências.

Um estudo recente também afirmou que cerca de 70% dos usuários portugueses e brasileiros que usam o Facebook costumam publicar cerca de 2 coisas por dia (o seu objectivo é tentar ser 1 delas).

O LinkedIn também é uma ferramenta bastante importante na demonstração do seu perfil profissional e, poderá trazer ótimos contatos e retornos essenciais na sua estadia como negócio na Internet!

Fácil expressão!

É bastante mais fácil escrever nas redes sociais, pois os posts são sempre relativamente curtos, e podem atingir, como tinha referido, milhares de pessoas.

Ao invés de escrever artigos grandes e chatos, opte por fazer publicações nas redes sociais: na sua página, em grupos, pelo chat, etc, assim você terá a certeza que alguém verá o seu conteúdo.

Escreva simples, deixe sempre um link em cada postagem que complemente o seu post, de maneira a atrair mais visitas. Mantenha os seus visitantes sempre a par das novidades.

Abrace o Google com a maior força!

Muitas visitas é sinónimo de melhor indexação, e é isso que eu quero dizer com “abraçar o Google”. A prática de SEO nas redes sociais também funciona. SEO é sempre bem-vindo. Crie ótimo conteúdo para obter os tão famosos backlinks.

Quantas mais palavras, imagens ou links relacionados com o seu site/blog, melhor posicionado ele ficará no Google, então aproveite este poder das redes sociais para tal.

Muito cuidado com esta ferramenta!

Apesar das redes sociais serem uma ferramenta indispensável no que toca à divulgação e marketing do seu projeto, elas também poderão arruinar tudo. Se você faz algo errado, as pessoas começarão a frustar-se nas redes socias, e tal como a informação boa atinge muitas pessoas, a informação má também. Segue um exemplo:

Duas empresas de venda de sumo estão no mercado, e ambas se divulgam através das redes sociais e conseguem uma grande expansão. A empresa “x” está a ser falada no Twitter, as pessoas dizem que adoraram a bebida, ela realmente fez o efeito que deveria fazer e estão super contentes com o produto (várias pessoas são manipuladas automaticamente com uma imagem positiva sobre o produto igualmente). A empresa “y” está a ser falada no Facebook, as pessoas estão extremamente desiludidas, além de vir fora de prazo, ela não tinha o sabor correto, e vinha com a lata toda suja (várias pessoas são manipuladas automaticamente com uma imagem negativa sobre o produto).

Este é o efeito do mau uso das redes sociais, e no fundo, seja sincero, se tivesse numa situação destas, qual bebida iria escolher? Não sou mágico, mas aposto que a sua escolha cairia para a opção “x”.

Não deixe a sua marca chegar a esse ponto. Atue imediatamente!

DICAS que podem determinar a sua presença nas redes sociais!

Garantir a sua presença nas redes sociais pode ser, atualmente, um dos métodos mais eficientes na venda do seu produto ou info-produto ou propaganda do seu site/blog e, como em quase tudo na vida, os resultados não aparecem automaticamente.

Hoje, o Site Fácil, fornecer-lhe-á dicas importantes para se determinar nas redes sociais:

  • Publique em bastantes grupos relacionados com o seu nicho de trabalho, mas jamais use ferramentas automáticas para tal, como auto-posters, lembre-se: “O Spam pode destruir todo o trabalho”
  • Tente conduzir para que os “likes” na sua página sejam de pessoas realmente interessadas no conteúdo, e não por você ter pedido a um amigo seu ou por ter usado uma ferramenta de likes falsos.
  • Faça amizades com pessoas relacionadas com o seu negócio ou nicho de site/blog, mesmo que não as conheça, poderá ser importante para manter contato através do chat, ou para fazer transparecer idéias de ambos, construírem algo novo juntos, serem parceiros, ajuda mútua, etc.
  • Fale sucessivamente com as pessoas, mas sem ser chato, desejar um “bom dia” ou um “bom trabalho” poderá destacá-lo dos demais, e se pedir ajuda aos seus amigos, isso pode determinar se eles o ajudam ou não. Também serve para sites de marketing, lembre-se que cada registo é importante.
  • A criação de uma página para o seu site/blog ou nicho é imprescindível. Nunca se esqueça disso e faça os usuários estarem sempre ligados de alguma forma às novidades e, com certeza que o retorno será muito maior.
  • Comente muito em outros sites/blogs do mesmo nicho que o seu, mas não faça comentários inúteis como por exemplo “Bom Post”. Faça sempre algum comentário construtivo ou com bom senso, e no fim deixe o link para o seu site/blog. Assim, com certeza, irá despertar a atenção de muitas pessoas!
  • Envie mensagens diretas, retweete (no caso do Twitter) muito e faça posts atrativos. Quantos mais seguidores, maior alcance, quanto maior alcance, mais vendas.
  • Estabeleça contatos externos do LinkedIn. Por exemplo, se você tem uma pessoa nas suas conexões, tente conquistar o e-mail ou Skype dela, podendo ser bastante útil para futuras questões.
  • Participe de vários grupos no Google Plus sobre o seu nicho, faça posts interessantes e, obviamente, deixe o link para o seu site/blog. Com certeza irá trazer ótimos retornos.

Bem, se seguir estas dicas, poderá circunstancialmente marcar presença efetiva nas redes sociais. As redes sociais são um dos métodos de tráfegos mais consistentes da atualidade. Tira proveito disso! Não é uma perda de tempo!

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.