As 3 dicas de Video Marketing mais BOMBÁSTICAS!

As 3 dicas de Video Marketing mais BOMBÁSTICAS!



Video Marketing

É totalmente inegável o sucesso que o vídeo marketing tem atingido ao longo destes anos, e que irá continuar em 2015. Com a chegada da viralidade dos vídeos no Facebook este também se tem revelado cada vez mais imprescindível de ser acentuado numa empresa para atingir resultados inéditos.

As estatísticas que o Video Marketing apresentam são bombásticas, de forma a deixar qualquer usuário que ainda não o use de queixo caído, vamos então conhecê-las:

  • 90% do tráfego de toda a Internet está em vídeos e consequentemente 50% em todos os aparelhos mobile, que irá crescer para 66% até 2017.
  • O “Youtube” constitui 28% de todas as pesquisas no Google e é excelente para Video Marketing.
  • 1 bilião de usuários únicos visitam o Youtube… TODOS OS MESES!
  • Um usuário da Internet assiste a 186 vídeos em média, por mês.
  • A idade maioritária dos usuários que assiste vídeos no Youtube está entre os 18 e os 54, onde possivelmente também estará o seu público-alvo.
  • 42% dos vídeos vistos em tablets têm duração de mais de 10 minutos.
  • 52% dos vídeos vistos em PC têm menos de 3 minutos de duração.
  • O vídeo promove 6 vezes mais do que emails diretos.
  • Com uma boa optimização (Video Marketing), o vídeo aumenta a chance de aparecer na primeira página dos resultados do Google em 53 vezes.
  • 60% dos visitantes vêm vídeo antes de lerem texto na mesma página de Web.
  • Os visitantes continuam a navegar no seu website por uma média de 2 minutos extra após assistirem a conteúdo de vídeo.

São números incrédulos de Video Marketing e você só tem mais é que tirar proveito para tirar o máximo rendimento dos vídeos, mas como fazê-lo? Vamos também conhecer 5 dicas para fazer (com sucesso), o Video Marketing.

1. Transmedia Storytelling para Vídeo Marketing

Esqueça o Marketing Antigo, esse já passou à história: com o aparecimento de inúmeros produtos e empresas, fica mais difícil acreditar num produto do que numa história. E é aqui que a sua empresa deve entrar.

O Storytelling (ou contador de histórias) é um processo fundamental em Video Marketing. Tente manter uma comunicação íntima entre o seu cliente e a sua empresa. Para isso, use o poder da expressão. As palavras têm um alcance que você não imagina, e se você as usar para causar uma grande relação com o seu cliente, maior será a sua chance de se promover e consequentemente vender mais e melhor.

Dê uma volta breve pelo seu Facebook e denote quais são os vídeos que mais aparecem: normalmente são vídeos motivacionais ou vídeos de grandes gestos de pessoas, com músicas regularmente cativantes. São estes os vídeos que causam um grande impacto na pessoa, geram partilha e consequentemente buzz, e são excelentes para promover o seu produto, claro, se estiver dentro do conceito. Aproveite todas as mídias ao seu redor para fazer Video Marketing – Redes Sociais, Aplicações (Vine será uma grande tendência), TV, etc.

Há então 6 componentes essenciais no desenvolvimento de Transmedia Storytelling para Video Marketing, as quais:

– História
– Experiência
– Audiência
– Plataformas/Público
– Modelo de Negócio
– Execução

Deve então criar um bom seguimento para cada uma destas componentes, por exemplo, na História saber que tipo de história vamos criar, quais são as personagens, onde é a localização, em que tempo acontece o desenrolar, etc.

Para o público, é necessário identificar quais são os clientes com base no produto ou tema que estamos a abordar, qual vai ser o impacto que o vídeo terá neles, qual será o melhor testemunho que estes poderão dar.

No modelo de negócio, tente explicar ao máximo como funciona os seus produtos, negócio ou projeto, como irá ser cedido os custos que vamos ter, ser o máximo transparente possível, qual será o tipo de pagamento dos utilizadores, pelo o quê que eles irão pagar, quais as formas de pagamento.

Bem, são diversos fatores imprescindíveis para contar uma boa história e obter um grande alcance com o seu vídeo, assim como o impacto gerado

Faça também uma boa condução do vídeo à mente do leitor, e não o deixe perder-se no meio do vídeo e que aconteça a difusão de acontecimentos.

2. Legenda, Notas e Tradução – Youtube Video Marketing

Estes são os 3 pilares de SEO para Video Marketing: Legenda, Notas e Tradução. Neles devem contar exatamente as keywords essenciais na qual você está a trabalhar no seu vídeo para consequentemente serem visíveis no Google.

Legenda para Video Marketing

A legenda deve ser bastante completa, indicando exatamente aquilo sobre o que o seu vídeo se trata, contendo frases apelativas e obviamente, as keywords que você acham serem imprescindíveis para o seu vídeo marketing. Não se esqueça de adicionar um link externo (use sempre o http:// para ele se tornar clicável) e adicionar as tags corretas para o seu vídeo ser visualizado no sítio certo e aumentar a oportunidade de ser encontrado junto de vídeos relacionados.

Notas para Video Marketing

Este é outro fator que passa despercebido a demasiadas pessoas que fazem upload dos seus vídeos e desejam fazer um bom vídeo marketing, mas são também bastante fundamentais.

As notas permitirão aumentar de forma eficiente a interatividade entre o cibernauta e o seu vídeo. Vamos ver quais são os 5 tipo de notas que existem:

  • Balão de fala: balões de fala com texto.
  • Em foco: realçar áreas com identificação
  • Nota: criar caixas com texto
  • Título: sobreposição de texto
  • Etiqueta: aparecer texto ao passar o rato

Nas notas, é bastante convencional adicionar links externos, o que lhe irá trazer tráfego extra para o seu site, se forem usados de forma oportuna. Mas pode adicionar bastantes outras opções de links que com certeza irão ser bastante úteis em Video Marketing, assim como:

  • Links para outro vídeo
  • Links para o canal
  • Links para Listas de Reprodução
  • Links para perfil ou página do Google Plus.
  • Link para subscrição do canal
  • Link para projeto de angariação de fundos
  • Link para Merchandising

É também importante referir, que por defeito do Youtube, não é tão simples assim adicionar link que liguem ao seu Website, para tal é necessário associar o seu website ao Google Webmaster Tools, depois prossiga para o seguinte link: www.youtube.com/account_channel_advanced e adicionar o seu site às definições avançadas.

Não se esqueça! Para um bom Video Marketing é necessário adicionar na mesma todas as keywords que você considera que sejam de acordo com o seu vídeo. Só dessa forma ele estará a ser optimizado de forma congruente para o Google.

Nas notas também poderá alterar a cor, o tipo de letra e a posição, adequando-o à forma mais favorável de acordo com o seu agrado.

Tradução para Video Marketing

Quantas vezes viu um vídeo que visualmente até lhe agradou, mas não entendeu nada do que estava a ser dito pois estava numa língua cuja mesma era diferente da sua? Exatamente, isso acontece milhares de vezes, e os experientes no Video Marketing estão a mudar muito a forma como isto acontece.

É então indispensável ativar as legendas do seu vídeo e fazê-las manualmente, para soarem de forma correta e não como o Google as entende. Por isso a legendagem para 2/3 línguas só será benefício seu, pois permitirá atingir um público-alvo muito maior e consequentemente o alcance será também muito maior.

3. Boa segmentação e interação para o sucesso do Video Marketing

A raiz da boa ética de processo de criação e divulgação do Web Video Marketing é o PADAM.

PADAM (Produção Alojamento Distribuição Análise & Métrica), é algo que tem muito que se lhe diga, e muito trabalho a ser feito para ser realizado da melhor maneira.

Video-Marketing-Exemplo-de-Segmentação video marketing As 3 dicas de Video Marketing mais BOMBÁSTICAS! Video Marketing Exemplo de Segmenta    o

Como assistimos na televisão, os filmes têm uma segmentação de processos na sua apresentação. O mesmo acontece no Web Video Marketing, onde é necessário traçar 5 fases imprescindíveis para o sucesso do seu vídeo.

Attention Grabber: Um pequeno teaser/explicação introdutória sobre o tema a abordar.
Intro Bumper: Um genérico a ser apresentado.
The Content: Este é o conteúdo principal do seu site, no qual é recomendado entre 1 a 5 minutos para obter uma maior taxa de partilha.
Outro Bumper: A área perfeita para usar um outro possível bumper: maior divulgação da marca (opcional, mas importante).
Outtakes: Área de interação entre vídeo e utilizador. Frequentemente visto no final dos vídeos, onde é possível o usuário clicar sobre uma área no vídeo no qual é levado para outro conteúdo ou produto, tornando então esta uma excelente prática de vídeo marketing e de engajamento.

Video-Marketing-Exemplo-Web video marketing As 3 dicas de Video Marketing mais BOMBÁSTICAS! Video Marketing Exemplo Web 1

Esta é uma imagem onde podemos ver produtos da empresa, e onde há outtakes para interação com o cliente. Após o prospeto clicar numas destas imagens clicáveis será automaticamente levado para a página de compra do produto.

São então estas as 3 dicas de Video Marketing que prometem levar o seu vídeo ao sucesso e consequentemente à viralidade do mesmo. Não falhe nenhum passo, estruture, segmente, faça o SEO, divulgue, use o poder das redes sociais e tem o seu vídeo bem visualizado, e possivelmente automatizado no Google.

Boa produção e divulgação!


Partilhe esta publicação

Comentários (4)

  • Juh Araujo Responder

    Ótimas dicas, obrigada.

    5 de março de 2015 em 20:06
  • Carlos Responder

    Faltou apenas falar um pouco da infraestrutura do vídeo e recursos disponíveis, pois é importante manter a qualidade do áudio e vídeo. Em relação aos números e estratégia de execução, gostei.

    14 de maio de 2015 em 17:38
  • Alexandre Souza Responder

    Valeu pelo post, mais uma ferramenta que preciso aprender para poder divulgar meus produtos!
    Parabéns!

    8 de agosto de 2015 em 23:21
  • Pingback: ESAB Bantam 145i - Vídeo Marketing - Daniel Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.