Aprenda como fazer um portfólio

Aprenda como fazer um portfólio



Sabe como fazer um portfólio? Atualmente, devido à enorme concorrência existente no mercado de trabalho, onde a procura ultrapassa em muito a oferta, os candidatos a potenciais empregos ou trabalhos procuram as melhores formas de se destacarem no meio de tantos outros profissionais.

Apesar da mais-valia associada a um currículo bem construído ou a uma carta de apresentação bem delineada, a verdade é que estas são as ferramentas mais comuns a que as pessoas recorrem para se candidatarem a um emprego, quer em resposta a um anúncio, quer no âmbito de uma candidatura espontânea. O portfólio, pelo contrário, ainda é pouco utilizado, porém, é certamente a forma ideal chamar a atenção de um potencial empregador para a sua candidatura.

Se não está devidamente familiarizado com esta ótima ferramenta, neste artigo, procuraremos explicar-lhe não só o que é e para que serve, mas também quais são os seus tipos, as vantagens e, por fim, como criar um portfólio na prática.

O que é um portfólio e para que serve

Um portfólio é uma forma de dar a conhecer o seu trabalho a potenciais empregadores, quando se candidata a um emprego ou a um trabalho. Um portfólio profissional pode incluir as suas habilitações, experiência laboral, feitos, interesses, bem como ainda os seus objetivos profissionais. Acaba por ser mais minucioso do que um currículo ou uma carta de apresentação, podendo, assim, garantir que a sua candidatura se destaque no meio de tantas outras e, eventualmente, conseguir ser contratado.

Vários profissionais podem encontrar no portfólio a forma perfeita de mostrar a qualidade do seu trabalho, desde jornalistas, que podem incluir trechos dos seus artigos, até a designers gráficos, fotógrafos, arquitetos, entre outros.

Tipos de portfólio

No concerne aos tipos de portfólio, se quisermos, podemos identificar essencialmente dois tipos, nomeadamente:

  • Portfólio online: para fazer um portfólio online, existem duas possibilidades. A primeira passa por recorrer a uma plataforma especializada que lhe permita criar o mesmo, como, por exemplo, o Portfolio Box, enquanto que a segunda passa por criar e mostrar o seu portfólio através do seu próprio site profissional.
  • Portfólio manual: a forma mais frequente de fazer um portfólio é precisamente de forma manual, criando uma espécie de dossiê com vários documentos, cujos exemplos mostrar-lhe-emos mais abaixo, e que pode posteriormente entregar a um empregador quando se candidatar a um emprego ou for convocado para uma entrevista.

Para otimizar os resultados positivos associados à criação de um portfólio, nada como utilizar os dois tipos supracitados. Isto é, mantendo um portfólio online e, sempre que se justificar, um portfólio manual, que poderá entregar em mão, no processo de candidatura a um emprego ou trabalho. Descubramos abaixo quais são as principais vantagens em criar um portfólio.

Vantagens em fazer um portfólio

Existe um leque abrangente de vantagens associadas a um portfólio profissional, entre as quais podemos realçar:

Aumenta a sua exposição

Especialmente quando colocado online, numa plataforma reputada e com muito tráfego, o seu portfólio pode aumentar exponencialmente a sua exposição ao público-alvo, neste caso aos seus potenciais clientes que, de outra forma, poderiam não o conhecer.

Dá uma impressão positiva

Despender algum tempo a desenvolver um portfólio de grande qualidade pode ser o fator decisivo que coloca você à frente de outros candidatos. Em vez de ouvi-lo falar sobre o seu sucesso, um portfólio pode mostrar a um empregador o que de melhor você já vez.

É um indicador do seu progresso

Muitas vezes, um portfólio permite que se conheça o percurso profissional de uma pessoa através dos trabalhos que esta desenvolveu ao longo dos anos. É um indicador que permite mostrar o progresso da mesma e, em simultâneo, os projetos em que interveio ou criou.

É minucioso

É mais minucioso que um currículo ou carta de apresentação. Por isso, mesmo que esses dois documentos tenham sido suficientes passa você assegurar um trabalho no passado, isto não significa que não possa beneficiar de um portfólio. Este é mais compreensivo, razão pela qual muitos candidatos levam uma cópia para a sua primeira entrevista.

Garante-lhe destaque

Um portfólio profissional dá aos empregadores a oportunidade de verem o seu trabalho antes de você ou outras pessoas serem contratadas. Isto garante-lhe uma vantagem sobre outros candidatos, que podem ter formação e experiência, mas não têm qualquer forma de mostrar o estilo e qualidade do seu trabalho.

Mostra a sua experiência

Um portfólio é particularmente benéfico para um emprego que requeira vários anos de experiência, especialmente trabalhos que são representados visualmente, como publicações, criações gráficas, entre outras. Faz um sumário de tudo o que você já criou.

O que incluir num portfólio

Agora que está familiarizado com a importância de um portfólio, é importante saber também o deve incluir no mesmo, quando criar um portfólio manual. Assim sendo, deverá começar por incluir uma cópia do seu currículo, mesmo que você já tenha anteriormente enviado o mesmo através de e-mail ou formulário disponibilizado para o efeito pela empresa em causa.

Aproveite para incluir também um eventual documento que tenha da escola, universidade ou centro de formação que frequentou, que indique claramente qualquer curso ou formação que tenha completado. Se possível, anexe também um documento a fazer referência às suas habilitações, certificações e objetivos.

Por último, inclua amostras do seu trabalho que sejam relevantes para a indústria na qual você pretende trabalhar. Por exemplo, se você for um escritor, poderá adicionar trechos de trabalhos que tenha publicados, por outro lado, se você for um ilustrador, poderá adicionar ilustrações que tenha criado para publicações, mesmo que online.

Se você tiver muita experiência, tente ser conciso, para o seu portfólio não ser demasiado grande. Nesse sentido, você deverá criar um portfólio pequeno, mas com materiais relevantes para cada emprego a que se candidata, para poder aspirar aos melhores resultados derivados do portfólio.

Como fazer um portfólio

Se está convencido com as potencialidades e com os benefícios que um dossiê desta natureza pode ter para a sua carreira profissional, abaixo, dar-lhe-emos algumas dicas de como fazer um portfólio, que poderá ter em linha de conta quer para um portfólio online, quer para um manual:

Aparência profissional

A aparência do seu portfólio é algo que não deve descurar, porque o mesmo deve parecer profissional. Se criar um dossiê manual, certifique-se de organizar adequadamente os documentos, para que o empregador saiba que você é metódico e sério. Por outro lado, se montar um portfólio online, deverá escolher um template apelativo. Existem templates tradicionais, enquanto outros são mais modernos, mas o importante é escolher um que lhe proporcione a aparência profissional que almeja e que, de preferência, represente de algum modo você e a indústria em que pretende trabalhar.

Informação pessoal

Algo que não pode faltar quando for fazer um portfólio são os seus dados pessoais. Se entregar o mesmo manualmente, esses dados podem estar na cópia do seu currículo, mas, se for online, estes dados deverão estar no topo do template. Estes deverão incluir o seu nome, fotografia, informação de contacto, eventuais links para as suas contas sociais, bem como um pequeno resumo sobre si e suas competências profissionais.

Informação académica

Naturalmente, a sua informação académica é importante para os empregadores, por isso, não deve ser esquecida. Inclua no seu portfólio quaisquer informações relevantes sobre o seu percurso académico, como escolas ou universidades que tenha frequentado. Em cada alínea, deverá aproveitar para indicar também o grau académico resultante de tal frequência. Num portfólio manual, esta informação deverá fazer parte do seu currículo.

Experiência profissional

Um portfólio, independentemente do seu tipo, é concebido para conseguir mais trabalho para você. Por isso mesmo, deverá incluir a sua experiência profissional. Num dossiê manual, estes dados poderão estar novamente no seu currículo, podendo indicar de forma explícita a sua experiência, mas, online, como o seu documento será público, deverá conter-se e fazer apenas um apanhado da sua experiência, em particular a mais relevante para os cargos que gostaria de assegurar.

Lista de habilitações

Aproveite para indicar também todas as suas habilitações ou competências, quer decorrentes da sua experiência profissional, quer do seu percurso académico. Poderá indicar habilitações associadas a vários tipos de software, como, por exemplo, o Microsoft Office, relativas ao domínio de línguas secundárias, entre outras.

Projetos em que interveio

Esta é, sem dúvida, uma das secções mais importantes do seu portfólio, se não mesmo a mais importante, na medida em que é a principal razão para ter criado um portfólio, em detrimento de apenas um currículo e carta de apresentação. Mas também é a mais apelativa e divertida. Afinal, nesta secção, você pode incluir amostras do seu trabalho e de projetos em que tenha tido um papel ativo. Poderá incluir imagens e textos num portfólio manual, mas num portfólio online poderá, inclusive, incorporar vídeos e criar links para recursos externos, como, por exemplo, PDF’s ou Powerpoints.

O material propriamente dito para incluir nesta secção depende da sua área de atividade. Se você for escritor, deverá incluir amostras de textos, se for um fotógrafo, deverá incluir fotografias suas e assim por conseguinte. O denominador comum deverá ser a qualidade, pois interessa mostrar, sim, o seu melhor trabalho. Isto porque o que se pretende, em última análise, é mostrar do que você é capaz e, em simultâneo, impressionar o seu empregador.

Relembramos-lhe que uma das melhores formas de promover o seu portfólio é online, por isso, se pretende criar um site para promover o seu, poderá fazê-lo aqui no Site Fácil. Aproveite para comprar já o seu domínio, bem como o seu plano de hospedagem para o site


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.