Alternativas para criar um Blog gratuito

Alternativas para criar um Blog gratuito

Muitas pessoas não sabem que é possível criar um blog grátis de forma muito simples e rápida, em menos de uma hora. Se tem o sonho de partilhar as suas ideias com os amigos, partilhar conhecimento ou ganhar dinheiro na internet, veja como é simples criar um blog grátis.

Escolher a plataforma do Blog

Existem várias plataformas de blogging, das quais destacamos as seguintes:

  • WordPress
  • Blogger
  • Site Fácil

Para determinar qual o mais apropriado para começar, é preciso conhecer as funcionalidades de cada um deles, as vantagens e desvantagens.

O Blogger é mais simples para principiantes nestas atividades, enquanto o WordPress tem mais funcionalidades mas também um tempo de aprendizagem maior. Já o Site Fácil, tanto dá para principiantes como para pessoas tecnicamente mais avançadas. É bastante fácil.

Registar uma conta grátis de Blog

Qualquer das plataformas referidas permitem a criação de uma conta gratuita para quem quer utilizar os seus serviços.

Basta registar-se e começar a escrever bem para atrair os seus visitantes.

Escolher um domínio gratuito

Ao criar um blog grátis irá ser-lhe pedido um domínio para identificar o seu site nos motores de busca e também para poder partilhar com os seus amigos.

Irá receber um domínio do tipo qualquercoisa.blogspot.com no caso do Blogger, qualquercoisa.wordpress.com no caso do WordPress e qualquercoisa.sitefacil.com no caso do Site Fácil.

Escolher o tema do Blog

Depois de escolher o domínio irá ter a opção de optar por um tema que o seu blog vai usar. São temas simples, que existem por defeito para quem cria uma nova conta gratuita. Pode depois escolher um tema grátis dentro das centenas existentes por toda a internet.

Depois do tema escolhido, irá entrar na zona de administração do blog que servirá para configurar as suas preferências, consoante a plataforma escolhida.

Pode escolher plugins e widgets que permitem todo o tipo de funcionalidades que possa imaginar, como estatísticas, inquéritos, favoritos, tag clouds, etc.

Mude também o nome do autor dos posts e a forma como irá moderar os comentários.

Se quiser passar estes passos todos, não há problema. Basta começar a escrever artigos e a divulgar o seu site.

Iniciar-se no mundo dos Blogs

Está pronto a começar a sua aventura neste mundo fascinante da blogosfera e de forma completamente gratuita.

São muitas as opções, por isso pode tornar-se confuso escolher a mais adequada para as nossas necessidades. Mas importante do que o nome da plataforma é responder a algumas questões práticas.

Objetivos ao fazer o Blog

A primeira coisa que deve determinar é o objetivo principal para fazer um blog, porque consoante a resposta irá necessitar de características distintas.

Existem vários objetivos em fazer um blog:

  • Ganhar dinheiro
  • Ter muito tráfego
  • Passar tempo
  • Blog com muitas imagens
  • Blog apenas com texto

Algumas destas questões, e outras mais específicas, ditarão algumas das suas necessidades, tais como:

  • Acrescentar outros módulos, como fóruns e questionários.
  • Necessidade de mostrar anúncios.
  • Espaço em disco necessário para guardar as imagens e conteúdo.
  • Mostrar vídeo

O software para fazer um blog varia na sua capacidade de permitir ao utilizador definir tudo ao seu gosto, configurando:

  • Logótipos
  • Fontes do texto
  • Design do blog
  • Plugins
  • Widgets

As plataformas mais avançadas permitem fazer praticamente todas as configurações, enquanto o software mais simples limita bastante estas funcionalidades avançadas.

Conhecimentos para fazer um Blog

Outra coisa que distingue o software de blogging é a necessidade do utilizador ter conhecimentos técnicos avançados, que é maior nuns casos do que noutros.

Todas as plataformas permitem a pessoas não técnicas utilizarem as funcionalidades de administração, mas os mais poderosos requerem alguns conhecimentos mais avançados, como saber HTML ou PHP.

Dinheiro para fazer o Blog

Outra decisão importante é saber quanto dinheiro está disposto a gastar para fazer um blog, porque existem alternativas para criar um blog grátis ou pagar uma mensalidade e alugar um alojamento para o site. Caso tenha interesse, veja os nossos planos de alojamento.

Quando pretende fazer um blog gratuitamente terá de utilizar a plataforma alojada nos servidores que são propriedade dessas empresas. Nestes casos existem várias limitações. Embora essas limitações sejam suficientes para um utilizador normal, poderão ser impeditivas no futuro dependendo dos objetivos que traçou para o crescimento do blog.

Fazer um blog requer trabalho e dedicação se for com o objetivo de rentabilizar e ganhar dinheiro na internet. Se apenas quiser escrever para o seu círculo de amigos, deverá bastar um software de blog gratuito.

Software para Blog mais utilizado

Existe muitos softwares para blogs no mercado e deve fazer algumas perguntas antes de escolher um para si, porque as necessidades do utilizador ditam as funcionalidades da plataforma.

Aqui fica o software de blog mais utilizado na internet, para poder conhecer resumidamente as suas funcionalidades.

Software Blogger.com

O Blogger.com é um peso pesado no software de blog, ou não fosse propriedade do gigante Google.

De todas as plataformas é talvez o mais simples de utilizar e tem uma integração muito simples com o Google AdSense para quem deseja ganhar algum dinheiro extra na Internet.

O nível de customização que permite é também elevado, se bem que não é tão poderoso como o WordPress. O editor de HTML, por exemplo, é bastante fraco.

Software WordPress.com

O WordPress.com é a plataforma gratuita do WordPress, oferecendo o alojamento do blog mas limitando as funcionalidades aos utilizadores.

É muito simples de utilizar porque também não consegue grande customização, mas já vem com algumas funcionalidades interessantes, tais como o ataque ao SPAM e tag clouds.

A parte mais negativa do WordPress é que não é possível rentabilizar o blog, porque faz parte dos termos de utilização. Se pretende ganhar dinheiro com um blog, esta não é uma opção.

Software WordPress.org

O WordPress.org é o software de blog sem o alojamento gratuito. Podemos fazer o download do site do WordPress, mas depois necessitamos de comprar um domínio e alojar estes software. Veja os nossos planos de alojamento.

Esta opção requer maiores conhecimentos técnicos por parte dos utilizadores mas é também a melhor solução para conseguir levar o seu blog para outro nível.

Podemos alterar completamente o aspecto do software e transformá-lo, por exemplo, num CMS para sites com outras características.

É o software de blog mais utilizado na internet, por ser dos mais poderosos, simples de utilizar e estáveis. Além disso tem uma comunidade enorme que suporta o seu crescimento e funcionalidades, com temas e plugins para todos os gostos.

São muitas as empresas de alojamento que têm pacotes de instalação do WordPress automáticas, utilizando um instalador de aplicativos que permite a instalação de um blog de raiz em menos de 5 minutos.

Plataforma SiteFacil.com

Site Fácil é uma plataforma online que permite criar sites fantásticos sem precisar possuir qualquer conhecimento técnico. É bastante fácil de usar e disponibiliza todas as ferramentas necessárias para personalizar as suas páginas de forma única e profissional, quer seja para publicar artigos, montar fotogalerias, lojas online, blogs e muito mais.

Se pretende criar um blog, o Site Fácil é muito simples. A Ferramenta de criação de blogs que disponibiliza permite criar e atualizar um blog de forma rápida e fácil.

Integre facilmente o seu blog na estrutura do seu site, personalize categorias, etiquetas e administre os comentários nos seus artigos.

Quer o seu blog seja um diário pessoal, diário de fotos, diário de vídeos, ou tudo isto junto, com a imensa variedade de opções, ferramentas e widgets disponíveis, você pode fazer tudo isto e muito mais.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.