A importância do SEO. Faça amizade com o Google

A importância do SEO. Faça amizade com o Google

Antes de mais, é importante referir o que significa SEO para poder confrontar este artigo com a maior clareza e perceção. SEO é uma sigla, onde cada letra corresponde a uma palavra, neste severo caso:

S: Search
E: Engine
O: Optimization

Por Search Engine Optimization, subentendemos que em Português significa Otimização dos Motores de Busca, ou seja, SEO é um conjunto de várias técnicas que podem ser usadas para melhorar a indexação do seu site/blog nos motores de busca quando pesquisados por algum termo, quanto melhor indexado ele for, mais facilmente irá aparecer na busca dos usuários, e consequentemente, as visitas e visualizações do mesmo aumentarão exponencialmente.

A Parte da Divisão

O SEO pode ser integrado em várias partes de toda a Internet e evolução do blog/site, ele pode estar dentro do próprio artigo quando usa uns determinados parâmetros que o “Senhor Google” gosta e desse modo ele apresenta relevância ao seu site através das pesquisas. Mas aprofundando mais a questão de SEO, ele pode se subdividir em duas categorias, os fatores internos e os fatores externos.

Fatores Internos

O SEO Interno ou Fatores Internos do SEO consiste na otimização dentro do próprio site, ou seja feita por si, pode tomar efeito com a edição da url com o sólido objectivo de fazer transparecer melhor aquilo que é o conteúdo, relacionando-se também com o título do artigo. A consistência de trabalhar a keyword (palavra-chave) durante a redação do texto poderá também apresentar resultados ótimos e bastante notáveis. Utilização das tags HTML também é tomado como um fator interno favorável à indexação, fazendo estes parte do White Hat do SEO, não prejudicando de forma alguma a saúde do seu blog/site, muito pelo contrário.

Se você usa a plataforma WordPress, recomendo o uso deste plugin: WordPress SEO By Yoast

Fatores Externos

O SEO Externo ou Fatores Externos do SEO vai depender da qualidade do conteúdo apresentado no seu site/blog. Se você tiver conteúdo extremamente original, bem adaptado e bem redigido certamente que outras pessoas irão gostar, e dentro dessas pessoas estão pessoas que também possuem um blog. Ou seja, se o seu conteúdo for realmente relevante, elas partilharão o artigo no projeto delas, e desse modo aumentará as visitas para o seu site.
Chamamos a isto os backlinks! Quantos mais backlinks você formar, maior capacidade de visibilidade o seu site terá. Em consequência disto, está o aumento do PageRank proposto pelo Google.

Black Hat – Não cometa este erro

Black Hat é o caminho mais fácil para divulgação do seu projeto, porém não vai conseguir chegar longe, pois mais tarde ou mais cedo acabará por ser banido do Google, ou excluído totalmente das pesquisas, ignorando assim o seu material projetado. Este tipo de SEO é totalmente irrecomendável!

Existe então vários caminhos a excluir da sua lista de tarefas, mais propriamente, há certas coisas que você não deve fazer para não sair prejudicado futuramente.

  • Evite usar texto oculto, disfarçado por exemplo com a cor de fundo do seu template, isso é facilmente descoberto, e poderá ser altamente prejudicial.
  • Evite a criação de vários domínios ou sub-domínios com links para o seu website, sem algum conteúdo relevante, apenas uma tentativa de aprimorar a visualização do seu site. Irá ser rapidamente ignorado pelos motores de buscar.
  • Não repita EXCESSIVAMENTE a sua palavra-chave ou keyword!
  • Não faça Cloaking! Cloaking consiste na criação de duas páginas para o mesmo artigo, uma para o visitante e outra para o Google.
  • Não compre ou venda links, este é tomado como um assunto muito sério para os motores de busca, e caso seja descoberto será quase automaticamente banido do mesmo.

Com isto tudo, o importante é referir que apesar da tentação de fazer BlackHat ser muito grande, você não deve de modo algum optar por este método para obter rápidos resultados. Deixe as coisas acontecer naturalmente, ou use o White Hat, mas o que é isso?

White Hat – Faça amizade com ela

White Hat é o caminho certo de SEO a recorrer se quiser ter resultados de visibilidade notáveis e seguros, ao contrário do Black Hat, e assim não corre riscos alguns de o seu blog/site ser bloqueado ou ignorado pelos motores de busca, pois se cumprir tudo corretamente estará a seguir com sucesso as matrizes propostas pelo Google. Se optar por esta técnica (e deve optar!), terá consequentemente mais trabalho, mas o bom uso dela irá trazer resultados maravilhoso.

Para tal é necessário seguir alguns parâmetros de qualidade para que possa ser falado, tal como criar conteúdo de qualidade, fazer algo inédito, mudar a vida de um leitor, perceber o leitor e o seu ponto de vista, disponibilizar contacto direto, responder aos comentários, etc.

Todos estes fatores poderão vir a ser um ótimo retorno para si, ou até possivelmente ficar com contatos na sua lista de e-mail, e fazer e-mail marketing consistente, o que ajudará na Otimização dos Motores de Busca.

Partilhe esta publicação

Comentário (1)

  • Alessandro Responder

    Dúvida:
    Ter vários domínios (aproximadamente 60) alguns em meu nome outros em nome de minha empresa, registrados diretamente com o registrobr, porém apenas um ou dois sendo utilizado e os outros 58 apenas sendo mantidos em meu nome e não são direcionados a site algum, poderá me prejudicar perante pesquisas na web?
    Tratam-se de domínios fortes para o produto que comercializo e tendo a propriedade evito que meus concorrentes usem, veja:
    Produto: exemplo
    Domínios em meu nome que estao guardados e ninguém pode usar: exemplo.com.br, brexemplo.com.br, exemplobr.com.br, portalexemplo.com.br, exemploemsp.com.br, etc, etc.
    Desde já agradeço pela informação.

    Desde já agradeço.

    27 de setembro de 2015 em 06:09

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.