10 Vantagens de Ter um Site para o Seu Negócio

10 Vantagens de Ter um Site para o Seu Negócio

Está a pensar criar um site para o seu negócio, mas está inseguro se o mesmo vale a pena ou sequer o investimento? Bem, quer tenha um pequeno ou grande negócio, é indubitável que ter um site pode ser uma mais-valia para o mesmo. Isto porque existe uma série de vantagens de ter um site para o seu negócio.

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, em 2016, cerca de 54% dos pequenos negócios já tinham um site, ao passo que 17% planeavam criar um site no mesmo ano. Portanto, é uma tendência em crescimento. E, apesar de algumas empresas alegarem que não veem um site como sendo uma mais-valia na indústria em que operam, a verdade é que, no mundo de hoje, seja qual for o tipo de negócio que tiver, é importante ter uma presença online, com informação atualizada sobre a sua empresa, que descreva quem a mesma é, o que faz e quais são os seus contactos.

Vantagens de Ter um Site para o Seu Negócio

Como terá oportunidade de constatar abaixo, existem diversas vantagens de ter um site se tiver um negócio, independentemente do seu tamanho. Vejamos as dez principais:

1 – Alcance

Uma das principais vantagens de ter um site é, sem dúvida, o alcance que o mesmo lhe permite usufruir. Através de um site, você pode chegar a um público-alvo muito mais abrangente do que alguma vez alcançaria se optasse única e exclusivamente por vender os seus produtos ou serviços através de um espaço físico. Um site permite que chegue não só a clientes nacionais, de todas as zonas do seu país, mas, inclusive, a clientes de outros países que tenham acesso à Internet.

2 – Complemento ideal

Por vezes, o volume de vendas que um espaço físico gera não é suficiente para manter o negócio em plena atividade. Nesse prisma, faz todo o sentido ter uma presença online, não só numa perspetiva de diversificação, mas, inclusive, numa perspetiva de complementação. As vendas geradas através de um site poderão fomentar a viabilidade de uma empresa que sinta dificuldades em fazê-lo somente através de um espaço físico, quer este seja uma loja ou um escritório.

3 – Competitividade

Como poderá imaginar, a maior parte das empresas atualmente tem um site associado ao seu espaço físico, quer este seja uma loja, um escritório, ou qualquer outro. Nesse sentido, criar um site, para além de lhe permitir desfrutar de uma maior credibilidade, permite também que o seu negócio seja mais competitivo e possa rivalizar com a concorrência em pé de igualdade.

4 – Dados dos clientes

Se tiver um site, para além de ganhar substancialmente mais clientes, você pode ainda aceder a vários dados sobre os mesmos, que poderão ser úteis na sua estratégia de marketing. Ter um site, a par de ferramentas gratuitas como o Google Analytics permite-lhe ver vários dados importantes, desde a proveniência dos seus clientes até às páginas mais vistas. Essas informações, de resto, poderão ser posteriormente usadas para fazer crescer ainda mais o seu negócio.

5 – Facilita a fidelização

Atualmente, não basta entregar um cartão de cliente para fidelizar o mesmo, isto porque nada assegura que o cliente alguma vez voltará à sua empresa. Apesar de não ser por si só lacónico e dependa do tipo de negócio, não deixa de ser verdade que ter um site pode ajudar a facilitar essa fidelização, pois os clientes que não tem disponibilidade física para se deslocarem à sua loja ou escritório, poderão aceder aos mesmos remotamente de uma forma regular.

6 – Horário de funcionamento

Um espaço físico, como pode calcular, está sujeito a um horário de funcionamento mais ou menos rigoroso, tendo horas definidas para atendimento ao público, e quer de abertura, quer de fecho. Todavia, o mesmo não se aplica num espaço online. Na verdade, podemos considerar que um site está permanentemente aberto, e pode funcionar em “piloto automático”, à noite, sem qualquer funcionário. Isto permite, em muitos casos, otimizar os seus recursos, nomeadamente os seus recursos humanos. Naturalmente, quem não pode visitar o seu espaço físico dentro do horário de funcionamento, pode sempre visitar em qualquer altura o seu site.

7 – Mais Vendas

Outra das vantagens de ter um site é que, através do mesmo, pode aumentar significativamente o seu volume de vendas. Isto porque, através de um espaço físico, você está limitado a um certo número de clientes que visitem ou passem pelo mesmo. No entanto, esta restrição não se aplica a um site e, como receberá visitas, apenas tem de conseguir converter uma parte dessas visitas em clientes, para aumentar drasticamente as suas vendas.

8 – Mantém os clientes informados

Inúmeros clientes, antes de comprarem um produto ou encomendarem um serviço, visitam os sites das empresas de forma a recolherem o máximo de informações possíveis sobre tais produtos e serviços. Um site é a forma perfeita de manter os mesmos devidamente informados e atualizados sobre o seu negócio e o que você vende, mesmo que mais tarde optem por adquirir um produto ou fazer uma encomenda somente no seu espaço físico.

9 – Promove a interação

Ter um site pode ser uma forma também de promover a interação com os seus clientes, não só acoplando, por exemplo, um blog ao mesmo, mas também através dos links para as redes sociais, como Facebook, Twitter ou Google+, onde decerto você ou os funcionários da empresa e potenciais clientes poderão trocar impressões.

10 – Retorno

Atualmente, é possível criar um site, inclusive uma loja online, com um investimento bastante baixo. Depois, em termos de manutenção, os custos baseiam-se somente na renovação do seu domínio, bem como da sua conta de alojamento, o que, na prática, são quase irrisórios quando constatamos o retorno resultante do seu site, como a fidelização de clientes e, claro, do aumento das vendas.

Se está convencido pelas vantagens de ter um site para o seu negócio que referimos acima, aproveite para criar já um site profissional aqui no Site Fácil. Em caso de dúvida sobre como criar o mesmo, não deixe de nos contactar, para que possamos, juntos, fazer com que a sua empresa tenha uma presença online.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.