Domínios – Site Fácil https://www.sitefacil.com Como criar um site fácil e rápido Tue, 28 Feb 2017 01:51:29 +0000 pt-BR hourly 1 Vantagens e desvantagens de domínios gratuitoshttps://www.sitefacil.com/blog/vantagens-e-desvantagens-de-dominios-gratuitos/ https://www.sitefacil.com/blog/vantagens-e-desvantagens-de-dominios-gratuitos/#respond Fri, 03 Mar 2017 10:47:15 +0000 https://www.sitefacil.com/?p=1512Será que os domínios gratuitos valem a pena ou será que, pelo contrário, os domínios pagos são melhores? Na verdade, depende muito da natureza do seu projeto. Enquanto um domínio gratuito pode ser excelente para um determinado tipo de sites, como sites pessoais ou efémeros, não o será certamente para outro tipo de sites, nomeadamente os de cariz profissional.Muitos usuários […]

]]>
Será que os domínios gratuitos valem a pena ou será que, pelo contrário, os domínios pagos são melhores? Na verdade, depende muito da natureza do seu projeto. Enquanto um domínio gratuito pode ser excelente para um determinado tipo de sites, como sites pessoais ou efémeros, não o será certamente para outro tipo de sites, nomeadamente os de cariz profissional.

Muitos usuários iniciantes, que criam o seu primeiro blog ou site, optam por um domínio gratuito, mas importa saber quais são, na realidade, as vantagens e desvantagens destes domínios, para aferir se deve, em última análise, optar por registar um domínio sem custos ou, pelo contrário, um domínio pago.

Conheça as vantagens e desvantagens de domínios gratuitos

Então, se você tem dúvidas sobre quais são as vantagens e desvantagens destes domínios, abaixo poderá familiarizar-se com todas, de forma a fazer uma escolha devidamente informada.

Vantagens dos domínios gratuitos

Adequado para projetos pessoais

Estes domínios são de extrema utilidade para quem tem apenas um projeto pessoal na Internet ou amador e, por isso, não pretende beneficiar de qualquer uma das vantagens ligadas ao registo de domínios pagos.

Melhores que subdomínios

Algumas extensões, como a tk, podem ser consideradas como melhores do que muitos dos subdomínios de plataformas gratuitas atualmente disponíveis, com as devidas exceções, naturalmente. Além disso, como se constata pelo exemplo referido, podem também ser mais fáceis de memorizar, o que é ótimo para fomentar o seu tráfego.

Processo de registo grátis

A principal vantagem associada a estes domínios é que são grátis. Há que ter, contudo, alguma atenção para determinar se existe alguma validade, pois, existem alguns serviços em que o domínio é gratuito apenas no primeiro ano. Mesmo assim, não deixa de ser bastante vantajoso para projetos cujo tempo de vida útil é inferior a um ano.

Perfeito para eventos

Estes domínios são ideais para sites relacionados com determinados eventos, festas ou competições, que terão uso apenas até à sua realização. Após a finalização dos mesmos, deixam de ser úteis, pelo que o registo destes domínios permite poupar algum dinheiro.

Permite testar sites

Outra das vantagens é que, em certos casos, os webmasters apenas procuram um domínio gratuito para testar o potencial de um determinado site e nicho, antes de despenderem efetivamente dinheiro. Nestes casos, esses domínios são extremamente válidos.

Desvantagens dos domínios gratuitos

Dificuldades na divulgação

Nem todas as redes sociais permitem que se divulgue links de um domínio gratuito, porque muitos desses domínios são utilizados para spam. Embora nem todas as redes o façam, irá certamente afetar os seus propósitos de divulgação e, por isso, o seu potencial tráfego social.

Inadequados para SEO

Uma grande desvantagem associada aos domínios gratuitos é que os mesmos não são bem vistos pelos motores de busca, como o Google, por isso, terá problemas relacionados com a indexação do seu conteúdo pelos mesmos. Isto se se preocupar em receber tráfego orgânico, naturalmente.

Remoção dos motores de busca

Como já aconteceu anteriormente, o Google pode banir domínios gratuitos. E, se isso acontecer com a extensão que está a usar, significa que o seu blog ou site não estará mais disponível nos motores de busca, fazendo com que tenha de mudar de domínio e perder o posicionamento que o seu site tinha anteriormente nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de busca, isto é, nas SERP (search engine results pages).

Serviço limitado

Em alguns casos, o serviço de registo gratuito de tais domínios é válido apenas por um ano, tendo de pagar a renovação dos mesmos. Por isso, são úteis para sites cujo prazo de validade é curto, mas, se quer desenvolver um site por um período longo, não deverá optar por estes domínios.

Qualidade do serviço

A verdade é que, quando não se paga por um serviço, a qualidade do mesmo deixa muito a desejar e o mesmo pode efetivamente ser aplicado aos domínios que regista sem custos. Além do suporte ser, em muitos casos, quase inexistente, há que ter em linha de conta que pode ficar de um momento para outro sem o domínio em causa, perdendo todo o seu trabalho, pois, o domínio, na verdade, não lhe pertence.

Com base nas vantagens e desvantagens de domínios gratuitos supracitadas, podemos concluir que estes domínios têm a sua utilidade se o seu blog ou site estiver online por pouco tempo e não precisar de otimizar o mesmo. Mas, se o seu objetivo passar por ter um site duradouro, mantendo-o por vários anos, sem interrupções, e devidamente otimizado para os motores de busca, então a melhor escolha passará inevitavelmente por um domínio pago.

Independentemente da sua opção, vejamos abaixo como poderá registar quer um domínio gratuito, quer um domínio pago.

Registo de domínios gratuitos no Site Fácil

Se quer usufruir das potencialidades de um domínio personalizado, mas sem despender dinheiro, pode sempre registar domínios gratuitos através da nossa plataforma. Esta é uma ótima possibilidade para quem pretende ter um domínio, em detrimento de um subdomínio, extenso e, em simultâneo, bastante difícil de memorizar pelos usuários.

Nessa ótica, através do Site Fácil, poderá registar o seu domínio gratuito, recorrendo a extensões como br.vu, online.vu, page.vu, pt.am, bem como ainda pt.gdsite.vu. Apenas tem de verificar a disponibilidade do domínio que pretende em determinada extensão e solicitar o seu registo.

Se, por outro lado, preferir adquirir um domínio personalizado pago, para conferir ainda mais credibilidade ao seu projeto online, e desfrutar de todos os benefícios do mesmo, poderá também fazê-lo na nossa plataforma, na extensão pretendida, clicando aqui.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/vantagens-e-desvantagens-de-dominios-gratuitos/feed/ 0
Como Transferir um Domínio e Conta de Alojamentohttps://www.sitefacil.com/blog/como-transferir-um-dominio-e-conta-de-alojamento/ https://www.sitefacil.com/blog/como-transferir-um-dominio-e-conta-de-alojamento/#respond Sat, 25 Feb 2017 18:37:08 +0000 https://www.sitefacil.com/?p=1502Transferir um domínio, bem como a sua conta de alojamento, é um procedimento normal e relativamente comum, no âmbito da gestão dos seus projetos online, que pode efetuar a qualquer altura.Portanto, você pode, se assim entender, transferir um domínio ou mesmo a sua conta de alojamento de um determinado host para outro, sem ter de dar satisfações a nenhuma das […]

]]>
Transferir um domínio, bem como a sua conta de alojamento, é um procedimento normal e relativamente comum, no âmbito da gestão dos seus projetos online, que pode efetuar a qualquer altura.

Portanto, você pode, se assim entender, transferir um domínio ou mesmo a sua conta de alojamento de um determinado host para outro, sem ter de dar satisfações a nenhuma das partes. Afinal, o domínio e o seu site são seus, pelo que pode fazer o que quiser com os mesmos, desde que cumpra sempre com a sua parte, isto é, pague pelos serviços contratados.

Mesmo assim, como poderá constatar abaixo, podem existir algumas razões recorrentes para querer transferir tanto o domínio como o seu alojamento.

Razões para poder querer transferir um domínio ou alojamento

Poderão existir diferentes razões subjacentes ao seu desejo de transferir um domínio ou conta de alojamento. Mesmo assim, as mais recorrentes são:

Condições de renovação

Por vezes, os usuários, especialmente os iniciantes, compram domínios em serviços estrangeiros por preços relativamente mais baixos, cuja renovação é substancialmente mais cara, o que lhes leva a procurar serviços em que as condições associadas à renovação dos domínios são basicamente as mesmas que o levaram a comprar o domínio.

Downtime excessivo

Este é um dos sinais mais precisos da falta de qualidade do seu serviço de hospedagem. O downtime pode ter repercussões negativas para o seu site, fazendo com que você perca tráfego, o posicionamento que tem nos motores de busca e até afetar a sua credibilidade junto dos visitantes do seu site. Independentemente da qualidade do seu conteúdo, ninguém quer aceder a um site e ele estar constantemente offline.

Funcionalidades inexistentes

A maior parte das pessoas recorre às características dos planos de hospedagem para avaliar os mesmos e verificar se enquadram-se naquilo que pretendem e precisam para os seus projetos, contudo, existem casos em que o que se obtém não é propriamente o que foi publicitado, sendo, assim, uma razão válida para mudar de host.

Preços elevados

Muitas vezes, quando se muda de serviço de hospedagem de sites, muda-se porque o novo host oferece um pacote de condições, em particular de preços, melhor do que se encontra a usufruir na atualidade.

Suporte inexistente

Por vezes, surgem situações que necessitam de intervenção especializada para serem corrigidas e, nestes casos, é preciso ter um serviço de suporte adequado para lidar com os mesmos de forma correta e célere. A inexistência de suporte ou demasiada demora no mesmo são outras razões frequentes para mudar de host.

Como transferir um domínio e conta de alojamento para outro host

Se pretende transferir um domínio, bem como o alojamento do seu site, saiba que o processo de transferência é bastante simples, desde que escolha um serviço de hospedagem, como o Site Fácil, que trata de (quase) tudo por si. Vejamos abaixo os principais passos que tem de efetuar para transferir o seu próprio domínio:

Solicitar a transferência do seu domínio

O primeiro passo que deve efetuar é, naturalmente, efetuar o pedido de transferência do seu domínio. No Site Fácil, poderá encontrar um formulário específico para o efeito, onde apenas tem de submeter o domínio que pretende transferir e seguir os passos indicados pela nossa plataforma. Geralmente, um pedido de transferência implica que renove, de forma imediata, o domínio junto do novo host. Clique aqui para saber mais ou transferir desde já o seu domínio.

Comprar uma conta de alojamento

Assim que pedir a transferência do seu domínio, irá precisar, naturalmente de comprar uma conta de alojamento, a não ser que não tenha qualquer site acoplado ao seu domínio. Se não for o caso, deverá escolher o pacote de alojamento mais indicado para o seu projeto, com base em características como o espaço, desempenho, custo, entre outros. Ao escolher o Site Fácil, tem acesso a quatro pacotes distintos de alojamento, desde o básico até ao premium, mas todos com a garantia de qualidade que é apanágio dos nossos serviços.

Fazer um backup do seu site

Após completar com sucesso os dois passos acima referidos, deverá fazer um back up do seu site (se o tiver), de forma a transferir o mesmo para a sua nova conta de alojamento. Se preferir, poderá também ceder os dados de acesso à sua antiga conta de alojamento, isto é, do cPanel, para que a equipa do novo host possa fazer a transferência sem quaisquer percalços.

Mudar os DNS do seu site

O passo seguinte passa por alterar os DNS do seu site, inclusive na sua antiga conta de alojamento, para que passem a apontar para os servidores do seu novo serviço de alojamento. Se não está familiarizado com o registo DNS, na prática, trata-se de uma lista de instruções que especificam para onde o usuário será reencaminhado. É importante para que não haja quaisquer erros e, inclusive, o seu site não fique temporariamente offline.

Esperar pela propagação

Após solicitar a alteração dos DNS do seu site, esta pode levar algum tempo a propagar, geralmente, desde algumas horas até um dia. Após a propagação e confirmar que não detetou quaisquer problemas quer na transferência, quer no seu site, como já tem o seu domínio e conta de alojamento no novo host, deverá requerer o cancelamento de ambos estes serviços na sua antiga conta de alojamento.

Estes são, então, os principais passos que tem de seguir para transferir um domínio e conta de alojamento do seu site para outro host, sem que haja qualquer tipo de problemas ou downtime. Se precisar de ajuda adicional para transferir o seu domínio e alojamento para os servidores do Site Fácil, não hesite e contacte-nos já para que o possamos ajudar nesse sentido.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-transferir-um-dominio-e-conta-de-alojamento/feed/ 0
Como Comprar um Domínio Webhttps://www.sitefacil.com/blog/como-comprar-um-dominio-web/ https://www.sitefacil.com/blog/como-comprar-um-dominio-web/#respond Sat, 18 Feb 2017 16:35:58 +0000 https://www.sitefacil.com/?p=1494Se você ainda usa um subdomínio ou, pelo contrário, agora é que vai começar um projeto online e não sabe como comprar um domínio web, é importante que saiba como comprar o seu, bem como o que ter em consideração quando o fizer.Isto porque, apesar de um domínio personalizado ter uma série de vantagens, também é verdade que existem aspetos […]

]]>
Se você ainda usa um subdomínio ou, pelo contrário, agora é que vai começar um projeto online e não sabe como comprar um domínio web, é importante que saiba como comprar o seu, bem como o que ter em consideração quando o fizer.

Isto porque, apesar de um domínio personalizado ter uma série de vantagens, também é verdade que existem aspetos a ter em conta, para se certificar que adquire um domínio que realmente seja uma mais-valia para o seu projeto.

Nesse sentido, nesse artigo, vamos-lhe mostrar-lhe o que é afinal um domínio, porque é importante comprar um, os aspetos a verificar antes de o comprar e, claro, como comprar efetivamente o seu.

O que é, afinal, um domínio?

Um domínio é, portanto, o nome que é usado para localizar e identificar o seu projeto na Internet. Quer você tenha um blog ou um site, o domínio é a sua identidade online, o endereço que os usuários poderão usar mais tarde para acederem ao seu projeto através de qualquer navegador de Internet.

Um domínio é, pois, diferente de um subdomínio, o qual está geralmente acoplado a plataformas gratuitas, como, por exemplo, o Blogger, em que os usuários podem usar subdomínios do tipo omeusite.blogpost.com. Com um domínio personalizado, você apenas tem o nome que deseja integrar no domínio mais a extensão escolhida, como o meusite.com.

Porque que é importante comprar um domínio web

É importante comprar um domínio web, em vez de usar um subdomínio, porque, na verdade, existe todo um conjunto de vantagens associadas ao mesmo, como, por exemplo:

Ajuda a monetizar o projeto

Se o seu site ou blog é baseado em conteúdo e quer monetizar o mesmo, isto é, ganhar dinheiro com o seu projeto através de anúncios e links patrocinados, então é crucial que tenha o seu próprio domínio, uma vez que dá aos seus visitantes uma ideia de profissionalismo.

Combate a concorrência

Se o domínio que você vai comprar poderia, de certa forma, ser apelativo para concorrência e quiçá ser usado mais tarde contra si, é uma importante forma de combater a mesma e ter um ativo valioso.

Confere-lhe liberdade

Se tiver um subdomínio numa plataforma gratuita, você estará sempre dependente de terceiros, contudo, se comprar o seu próprio domínio, e hospedar o seu site numa plataforma profissional, já não terá esse problema, podendo até, se quiser, transferir o seu domínio, bem como a sua hospedagem a qualquer momento.

Fomenta a credibilidade

Independentemente da natureza do seu projeto, se você quer que levem a sério o seu conteúdo, deverá comprar um domínio web. Isto porque ter um domínio personalizado, com uma boa extensão, confere credibilidade ao seu projeto, ao contrário de um subdomínio.

Melhora a visibilidade

Além de ser mais propenso a uma boa indexação pelos motores de busca do que propriamente um subdomínio, ter um domínio próprio pode também beneficiar a visibilidade do seu projeto. Isto porque são muitos os webmasters e sites que não criam hiperligações para subdomínios, como é o caso de diversos diretórios.

Aspetos a ter em conta antes de comprar um domínio web

Antes de comprar um domínio web para si, deverá ter em conta alguns aspetos de forma a escolher o mais apropriado para o seu projeto, incluindo:

Branding

Se você quer criar uma marca em torno do seu projeto, então é essencial que escolha um domínio que possa mais tarde converter em marca. Esse tipo de domínio, geralmente, não é tanto centrado em palavras-chave em concreto, mas sim numa determinada designação.

Comprimento

Sabia que o comprimento do seu domínio é importante? Na verdade, deverá procurar evitar domínios com muitas palavras. Porquê? Porque os domínios longos são difíceis de memorizar, ao contrário do que acontece com domínios curtos, que são mais fáceis de memorizar pelos usuários, os quais poderão, mais tarde, colocar os domínios diretamente nos seus navegadores.

Terminação

A terminação, ao contrário do que possa pensar, é outro aspeto que não deverá descurar. Isto porque existem terminações mais importantes do que outras. Falamos, naturalmente, das terminações ou, se quisermos designar de outra forma, extensões de topo. Estas podem ser nacionais, como .pt ou .br, mas também internacionais, como .com (a mais utilizada e procurada em todo o mundo), .net, .org ou .info.

Palavras-chave

Se o seu projeto é mais baseado em conteúdo e não tem qualquer intuito comercial, poderá adquirir um domínio que integre palavras-chave, de forma a fomentar os seus esforços de SEO. O objetivo passa por escolher palavras que tenham um volume de pesquisas elevado, para, posteriormente, otimizar o seu tráfego orgânico. Existem várias ferramentas que o podem ajudar nesse sentido, como o próprio Google AdWords.

Preço

Existem algumas empresas, especialmente a nível internacional, que lhe oferecem excelentes condições para registar o seu domínio, praticando preços mais baixos, mas que sobem o preço de forma significativa na altura da renovação. Este é, pois, um aspeto ao qual deverá estar atento, para assegurar que paga preços justos, quer quando comprar um domínio, quer quando renovar o mesmo.

Como comprar um domínio web

Para comprar um domínio web, poderá naturalmente fazê-lo através da nossa própria plataforma, o Site Fácil. Para o efeito, basta que você aceda à página dedicada ao registo de domínios e, no formulário existente na mesma, submeter o domínio que gostaria de comprar, de forma a aferir da sua disponibilidade.

É possível que a terminação que deseja adquirir não esteja disponível. Nestes casos, deverá escolher outra terminação ou experimentar variações (se houver essa possibilidade) do seu domínio, até encontrar um que esteja disponível.

Depois, basta clicar em “registar domínio”, sendo que a seguir pode escolher registar um domínio novo ou, em alternativa, transferir algum domínio que possa eventualmente já ter. De seguida, basta clicar em “continuar” e seguir os restantes passos indicados na plataforma, para completar o processo de compra do seu domínio personalizado.

Em caso de dúvida sobre como comprar um domínio web aqui no Site Fácil ou mesmo sobre como transferir o seu domínio e hospedagem para os nossos serviços, não deixe de entrar em contacto connosco. Teremos todo o prazer em lhe ajudar.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-comprar-um-dominio-web/feed/ 0
Como Registar um Domínio – Saiba tudo o que precisahttps://www.sitefacil.com/blog/como-registar-um-dominio-saiba-tudo-o-que-precisa/ https://www.sitefacil.com/blog/como-registar-um-dominio-saiba-tudo-o-que-precisa/#respond Wed, 04 Jan 2017 14:07:35 +0000 https://www.sitefacil.com/?p=1388Quando criamos um site, independentemente do seu tipo, temos de seguir alguns passos básicos no sentido de criarmos o mesmo. Estes passos incluem a aquisição ou registo de um domínio, compra de hospedagem para o site e, por último, a instalação de um criador de sites profissional. Apesar de ser para muitos um processo simples, na verdade passos como o […]

]]>
Quando criamos um site, independentemente do seu tipo, temos de seguir alguns passos básicos no sentido de criarmos o mesmo. Estes passos incluem a aquisição ou registo de um domínio, compra de hospedagem para o site e, por último, a instalação de um criador de sites profissional. Apesar de ser para muitos um processo simples, na verdade passos como o registo do domínio ainda dão azo a dúvidas, especialmente junto de iniciantes que não sabem como registar um domínio, nem sequer o que devem ter em atenção quando o fizerem.

Nessa ótica, antes de verificarmos na prática como registar um domínio, é importante que tenha em consideração alguns aspetos, como os diferentes tipos de domínios e extensões que existem ou como escolher o melhor domínio para si. Mas não se preocupe, pois preparamos este artigo precisamente para você poder descobrir tudo o que precisa de saber. Comecemos pelo básico.

O que é um domínio?

Em termos práticos, um domínio é o endereço de um site, isto é, o endereço através do qual uma pessoa pode visitar o seu site, colocando o mesmo no seu navegador. O domínio aponta para um endereço numérico único (IP) na Internet.

O domínio termina sempre com uma extensão de dois ou três caracteres, os quais podem, por exemplo, representar o país ao qual o domínio está associado ou o tipo de organização, embora nem sempre seja assim tão linear, como de resto terá a oportunidade de constatar mais abaixo.

Os domínios operam ao abrigo do Domain Name System (DNS), o qual podemos definir, de um modo a que todos percebam, como o livro de endereços da Internet.

Domínio vs. subdomínio

Outro aspeto que pode eventualmente gerar alguma confusão é a distinção entre domínio e subdomínio. Todavia, a diferença pode ser explicada muito facilmente. Assim sendo, enquanto que um domínio representa o endereço total do seu site, de forma totalmente independente de outros nomes de domínio, um subdomínio está dependente de outro nome de domínio.

Por exemplo, se registasse um domínio sobre carros, poderia escolher, por exemplo, carrosdeluxo.com, mas, por outro lado, se criasse um site grátis no Site Fácil com o mesmo nome, automaticamente teria um subdomínio do tipo carrosdeluxo.sitefacil.com, pelo menos até adquirir um domínio personalizado.

Naturalmente, registar um domínio personalizado tem benefícios e confere mais credibilidade a um projeto profissional, embora um subdomínio seja sempre apropriado para sites pessoais.

Os diferentes tipos de domínios

Perceber que tipos de domínios ou extensões tem ao seu dispor ajudar-lhe-á a perceber também como registar um domínio adequado ao seu projeto. Existem vários tipos de domínios, desde domínios genéricos a territoriais, contudo, apesar da diversidade, é importante que escolha domínios de topo ou TLD (top level domain).

Os domínios de topo incluem, por exemplo: os domínios genéricos ou gTLD (generic top-level domains), como o .com, .net, .org ou .info; bem como os domínios por código de país ou ccTLD (country code top-level domains), como .pt ou .br. Estes dois tipos de domínios são os mais utilizados em países como Portugal ou Brasil, entre muitos países.

Como escolher um domínio

Para escolher adequadamente um domínio é preciso ponderar uma série de fatores, para se certificar que toma a decisão mais correta. Vejamos alguns dos aspetos aos quais deverá estar atento:

A extensão do domínio

Como sugerimos acima, é importante que escolha uma extensão de topo para o seu domínio, especialmente o .com, se estiver disponível. Apesar de haver muitas outras extensões disponíveis, é inegável que .com é a extensão mais reconhecida.

Branding do domínio

Quando criamos um projeto, mesmo que um blog, devemos criá-lo a pensar no futuro. Isto repercute-se no nome que utiliza no domínio. É importante que seja um nome ou domínio que possa, no futuro, transformar numa marca, caso queira escalar o projeto.

Inclusão de palavras-chave no domínio

Embora possa não ter o peso que outrora teve para os motores de busca, é certo que a inclusão de palavras-chave no domínio ainda é importante, até por ajudar as pessoas a perceberem rapidamente qual a temática do seu site.

Tamanho do domínio

Os domínios mais curtos são mais fáceis de memorizar e mais fáceis de digitar no seu navegador, pelo que o tamanho do domínio não deve ser descurado. Sempre que possível, prefira um domínio curto, desde que represente adequadamente o seu projeto.

Utilização de marcas registadas no domínio

É muito importante que, independentemente do nome escolhido para o seu domínio, que o mesmo não tenha qualquer marca registada por uma empresa que não a sua. Caso contrário, você poderá ter problemas legais no futuro e ter mesmo de abdicar do domínio.

Como registar um domínio

Para registar um domínio ou mais, você necessita primeiro de criar a sua conta numa empresa devidamente acreditada para o efeito. Se ainda não fez uma pesquisa sobre o domínio e extensão pretendida, a maior parte das empresas de hospedagem de sites, como o Site Fácil, disponibilizam nos seus sites uma pequena barra de pesquisa, onde você pode inserir a ideia que tem para o domínio e ver que extensões estão disponíveis para a mesma.

Se o domínio e extensão pretendida estiverem disponíveis, estas empresas normalmente dão-lhe a oportunidade de efetuar o registo por um determinado período, por um ou mais anos. Os preços podem variar entre empresas, pelo que é importante verificar essa situação atempadamente, comparando os preços, não descurando os preços das renovações de domínios nas situações em que aproveitar promoções para registar um domínio.

Dito isto, caso pretenda, poderá registar o seu domínio ou, em alternativa, transferir o mesmo para o Site Fácil, clicando aqui.

Este artigo, em suma, cobre essencialmente tudo o que precisa de saber sobre como registar um domínio, contudo, mesmo assim, se ainda tiver alguma dúvida, poderá sempre entrar em contacto connosco, para que possamos elucidar você.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-registar-um-dominio-saiba-tudo-o-que-precisa/feed/ 0
Como transferir um domínio para outro hosthttps://www.sitefacil.com/blog/como-transferir-um-dominio-para-outro-host/ https://www.sitefacil.com/blog/como-transferir-um-dominio-para-outro-host/#respond Wed, 20 Jul 2016 10:51:06 +0000 https://www.sitefacil.com/?p=1239Sabe como transferir um domínio para outro host? Por vezes, registamos um domínio num host e, devido a várias circunstâncias, pode ser necessário saber como transferir o mesmo para outro. A compra de um site, por exemplo, é uma das razões que mais levam os webmasters a quererem transferir um domínio para um serviço da sua confiança. Mas, por outro lado, […]

]]>
Sabe como transferir um domínio para outro host? Por vezes, registamos um domínio num host e, devido a várias circunstâncias, pode ser necessário saber como transferir o mesmo para outro.

A compra de um site, por exemplo, é uma das razões que mais levam os webmasters a quererem transferir um domínio para um serviço da sua confiança. Mas, por outro lado, as condições encontradas noutro serviço de hospedagem de sites e de registo de domínios é também uma razão recorrente.

Independentemente das razões, mesmo que não esteja familiarizado sobre como transferir um domínio, preparamos para você um guia que explicar-lhe-á passo a passo como transferir o mesmo.

Antes de nos debruçarmos sobre os passos que deve seguir, devemos referir que, mesmo que tenha a hospedagem do site associada ao domínio em questão noutro host, não tem necessariamente de transferir o domínio. Se preferir, poderá simplesmente atualizar os DNS (Domain Name Servers) do domínio, para que apontem para os servidores que hospedam o site.

Como transferir um domínio facilmente

De qualquer das forma, se você tem um domínio registado num host e gostaria de saber como transferir um domínio para outro, poderá fazê-lo facilmente recorrendo às dicas abaixo. Nesse sentido, deve:

Desbloquear o domínio para transferência

O primeiro passo para transferir um domínio passa por desbloquear o domínio, junto do serviço de registo onde o mesmo ainda está registado. Sem o desbloquear, não conseguirá transferir o domínio, pelo que este é um passo essencial.

Para conseguir desbloquear o seu domínio, normalmente, tem ao seu dispor duas opções distintas. A primeira opção passa por entrar no seu painel de administrador no site do serviço em questão, através da sua conta. Aí, geralmente, no campo da gestão do domínio, existe a opção de desbloquear o mesmo para transferência. Nos casos em que esta opção não esteja disponível, pode optar por contactar diretamente o serviço de registo do domínio e solicitar junto do mesmo que este seja desbloqueado.

Seja qual for a forma que utilizar para solicitar o desbloqueio do domínio, deve certificar-se que obtém também uma informação importante, sobre qual é o EPP ou código de autorização. É através deste  código que o novo host poderá transferir o domínio.

Certificar-se que os dados do Whois estão corretos

Após desbloquear o seu domínio e obter o seu código de autorização, deverá confirmar que os seus dados junto do Whois estão corretos.

Este passo é importante porque, antes de o processo de transferência ser iniciado, será enviado para o e-mail associado à conta um código de confirmação. Somente após você clicar no link presente no mesmo, confirmando que autoriza a transferência, é que o domínio é realmente transferido.

Naturalmente, se tiver ativado antes a opção da privacidade do domínio, não conseguirá ver essa informação no Whois. De qualquer forma, se não atualizou os seus dados, trata-se dos mesmos que inseriu aquando do registo do domínio.

Atualizar os nomes dos servidores

O passo seguinte para transferir um domínio assenta na atualização dos nomes dos servidores no seu atual host. Como sugerimos acima, deverá apontar os nomes dos servidores para o novo host, após saber essa informação junto do mesmo.

Como transferir um domínio é um processo que pode levar entre 3 a 10 dias, deve certificar-se que trata desse aspeto para o site (caso já tenha naturalmente um site associado ao domínio) não ficar momentaneamente offline.

De qualquer forma, se apontar o nome dos servidores para outro host antes de começar a transferência, o seu domínio só será apontado ao mesmo durante o próprio processo de transferência. Quando a informação estiver propagada, será então mostrado o que se encontra nos servidores do novo host.

Solicitar a transferência no novo host

Após seguir os passos supracitados, pode iniciar então o processo de transferência junto do seu novo host.

Normalmente, no site associado ao serviço tem uma página através da qual pode solicitar a transferência de um determinado domínio e indicar o código de transferência do mesmo para que seja iniciada. Nessa altura ser-lhe-á enviado o e-mail que referimos acima, para que possa autorizar a transferência. Deve clicar, portanto, no link do e-mail em questão para continuar o processo.

Quanto o processo estiver finalizado e o domínio tiver sido efetivamente transferido, receberá um novo e-mail ou ticket interno referindo isso mesmo.

Estes são os principais passos inerentes à transferência de um domínio. Se desejar, poderá também transferir um domínio para o Site Fácil facilmente. Clicando no link anterior, será reencaminhado para a nossa página referente à transferência de domínios, através da qual poderá confirmar se o domínio pode ser transferido e dar seguimento ao processo de transferência do mesmo.

Aspetos a ter em consideração quando for transferir um domínio

Agora que sabe como transferir um domínio, é importante também que tenha em consideração alguns outros aspetos, como:

  • Devido às normas do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), não é possível transferir um domínio menos de 60 dias após o seu registo ou renovação;
  • O processo pode durar até 3 a 10 dias após ser iniciado. Naturalmente, deverá certificar-se que o domínio não irá expirar durante essa altura, para evitar quaisquer potenciais problemas nessa altura;
  • Quando transfere um domínio, o ICANN requer que subscreva o domínio por mais um ano. Ou seja, é adicionado mais um ano à data de expiração atual do domínio;
  • Quando o processo de transferência é iniciado, não é possível fazer qualquer alteração ao DNS, até este ser efetivamente terminado.

Em caso de dúvida sobre a transferência do seu domínio para o Site Fácil, poderá entrar em contacto connosco, para que o possamos ajudar e garantir que o processo decorre sem quaisquer problemas.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-transferir-um-dominio-para-outro-host/feed/ 0
Quero criar um Bloghttps://www.sitefacil.com/blog/quero-criar-um-blog/ https://www.sitefacil.com/blog/quero-criar-um-blog/#respond Tue, 12 Jan 2010 15:32:24 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=364Quero criar um blog é uma das questões mais frequentes para quem quer ter uma presença na internet mas não sabe por onde deve começar. Existem várias formas de começar a criar um blog na internet e aqui fica uma das melhores para quem é principiante e não sabe muito bem o que fazer. Neste artigo vou mostrar a melhor forma […]

]]>
Quero criar um blog é uma das questões mais frequentes para quem quer ter uma presença na internet mas não sabe por onde deve começar. Existem várias formas de começar a criar um blog na internet e aqui fica uma das melhores para quem é principiante e não sabe muito bem o que fazer.

Neste artigo vou mostrar a melhor forma de criar um blog, com a melhor ferramenta disponível no mercado, o WordPress.

O WordPress é um software gratuito, que pode ser instalado em praticamente todos os planos de alojamento existentes na internet.

Registar o meu Domínio

Para criar um blog, tem de registar um domínio. Por exemplo, oseunegocio.com – pode utilizar qualquer nome, desde que não tenha sido já comprado por outra pessoa.

O custo de um domínio é muito baixo. Veja a disponibilidade do seu domínio e os nossos preços.

Alojamento para o meu Blog

Para o alojamento do blog, é preciso contratar um plano de alojamento. É essa empresa que ficará responsável por alojar os ficheiros do seu blog, neste caso o WordPress.

O Site Fácil tem planos de alojamento muito económicos, ilimitados e é uma das maiores empresas de alojamento nacional. Veja os nossos planos de alojamento.

Instalar o Blog

Se optar pelo Site Fácil, tem a possibilidade de instalar o blog automaticamente. É só selecionar a opção de um menu e pedir a instalação.

Através de um instalador de aplicativos, todo o processo da instalação é automatizado. No final, irá receber um link com a zona de administração do seu blog e onde poderá começar a criar artigos para os seus visitantes.

Em cinco minutos, terá o seu blog instalado e a funcionar!

Se quer aprender como fazer o seu blog gratuitamente, veja o artigo como fazer um blog grátis. Quando quero criar um blog, basta seguir estes simples passos.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/quero-criar-um-blog/feed/ 0
Como criar o meu Blog?https://www.sitefacil.com/blog/como-criar-o-meu-blog/ https://www.sitefacil.com/blog/como-criar-o-meu-blog/#respond Tue, 05 Jan 2010 11:31:27 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=345Como criar o meu blog é uma das questões mais frequentes neste blog e não há apenas uma resposta para resolver o problema, porque existem dezenas de alternativas para a criação de um blog de boa qualidade. Neste artigo vou mostrar a melhor forma de criar um blog, com a melhor ferramenta disponível no mercado, o WordPress. O WordPress é um software […]

]]>
Como criar o meu blog é uma das questões mais frequentes neste blog e não há apenas uma resposta para resolver o problema, porque existem dezenas de alternativas para a criação de um blog de boa qualidade.

Neste artigo vou mostrar a melhor forma de criar um blog, com a melhor ferramenta disponível no mercado, o WordPress.

O WordPress é um software gratuito, que pode ser instalado em praticamente todos os planos de alojamento existentes na internet.

Registar o meu Domínio

Para criar um blog, tem de registar um domínio. Por exemplo, oseunegocio.com – pode utilizar qualquer nome, desde que não tenha sido já comprado por outra pessoa.

O custo de um domínio é muito baixo. Veja a disponibilidade do seu domínio e os nossos preços.

Alojamento para o meu Blog

Para o alojamento do blog, é preciso contratar um plano de alojamento. É essa empresa que ficará responsável por alojar os ficheiros do seu blog, neste caso o WordPress.

O Site Fácil tem planos de alojamento muito económicos, ilimitados e é uma das maiores empresas de alojamento nacional. Veja os nossos planos de alojamento.

Instalar o Blog

Se optar pelo Site Fácil, tem a possibilidade de instalar o blog automaticamente. É só selecionar a opção de um menu e pedir a instalação.

Através de um instalador de aplicativos, todo o processo da instalação é automatizado. No final, irá receber um link com a zona de administração do seu blog e onde poderá começar a criar artigos para os seus visitantes.

Em cinco minutos, terá o seu blog instalado e a funcionar!

Se quer aprender como fazer o seu blog gratuitamente, veja o artigo como fazer um blog grátis. Como criar o meu blog não tem apenas uma resposta, mas esta é uma das melhores alternativas.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-criar-o-meu-blog/feed/ 0
Como criar um Blog grátishttps://www.sitefacil.com/blog/como-criar-um-blog-gratis/ https://www.sitefacil.com/blog/como-criar-um-blog-gratis/#comments Thu, 17 Dec 2009 13:42:40 +0000 http://comofazerumblog.com/?p=300Quer aprender como criar um blog grátis? Existem várias empresas que permitem a criação de blogs grátis nos seus próprios servidores. Normalmente existem sempre grandes limitações nestes serviços. Por exemplo, colocam publicidade nas páginas do seu blog, não permitem a utilização de publicidade sua, etc. No entanto, se procurarmos bem, é possível encontrar algumas empresas que fornecem bons serviços para blogs […]

]]>
Quer aprender como criar um blog grátis? Existem várias empresas que permitem a criação de blogs grátis nos seus próprios servidores. Normalmente existem sempre grandes limitações nestes serviços. Por exemplo, colocam publicidade nas páginas do seu blog, não permitem a utilização de publicidade sua, etc.

No entanto, se procurarmos bem, é possível encontrar algumas empresas que fornecem bons serviços para blogs grátis simples.

Compensa criar um Blog grátis?

Muitas das empresas que fornecem serviços de blogs grátis ganham dinheiro na publicidade que colocam nas páginas que são feitas pelos utilizadores e além disso criam muitas limitações sobre aquilo que você pode fazer como o seu site grátis.

Não é o caso do SiteFacil.com, que permite a utilização gratuita para quem quer um blog grátis simples. A melhor opção para ter um excelente blog é ser você mesmo a fazer a instalação. É muito simples, económico e apenas necessita de ter o domínio e o alojamento. O preço de contratar uma empresa de alojamento é muito baixo, por isso é a melhor opção para criar um blog quase grátis. Para o caso de estar interessado, poderá consultar os nossos planos de alojamento.

Se quiser perder uma hora do seu tempo, aprenda como fazer um blog sozinho e vai ficar com maior liberdade para fazer o que quiser.

Criar conteúdo num Blog grátis

Uma das tarefas mais demoradas e complicadas de criar um blog grátis é o conteúdo, que é um dos principais responsáveis pela boa posição nos motores de busca, como o Google ou Yahoo.

Estas empresas têm milhares de pessoas a fazerem conteúdo diariamente e conseguem fazer com que estes sites estejam nas primeiras páginas em praticamente todas as palavras-chave. Depois, com os milhares de visitas diárias, podem fornecer grandes quantidades de publicidade e assim faturar bastante.

Alojamento para criar um Blog grátis

Existem várias plataformas para quem quer criar um blog grátis. Destas destacamos o WordPress.com, o Blogger.com e o SiteFacil.com.

Como fazer Blogs grátis com o Blogger

Se não sabe como fazer um blog grátis e é a primeira vez que tem essa experiência, o Blogger.com é muito mais simples de utilizar. Os ecrãs de administração estão em português, se tiver dificuldade em entender o inglês.

Basta abrir uma conta, ou utilizar a sua conta do Google, escolher um domínio, escolher um tema para o desenho do blog e está pronto para começar. No entanto, não espere criar um blog de sucesso a longo prazo. Apesar de ser muito simples de utilizar, as suas funcionalidades são bastante limitadas.

Como fazer Blogs grátis com o WordPress

O WordPress é muito mais poderoso devido à flexibilidade que proporciona e tem centenas de plugins, criados pela comunidade que o suporta, que vêm trazer novas funcionalidades para que consiga um blog  completamente único e criado à sua medida.

No entanto, quando aloja o seu blog grátis no site WordPress, este não permite a colocação de publicidade nas suas páginas, pelo que a rentabilização, se for esse o seu objectivo, é mais complicada.

Além disso, só pode utilizar os plugins e templates que já estão instalados. Isto limita muito a capacidade de criar um blog grátis que seja também poderoso a longo prazo. Em ambas as plataformas, não terá um blog grátis com um domínio de alto nível porque utilizará um sub-domínio destas empresas.

Será do tipo oseusite.blogspot.com ou oseusite.wordpress.com

Como fazer Blogs grátis com o Site Fácil

O Site Fácil permite criar sites fantásticos sem precisar possuir qualquer conhecimento técnico! E o melhor de tudo? É fácil de usar. Disponibilizamos todas as ferramentas necessárias para personalizar o seu blog de forma única e profissional. Apenas precisa de escolher o tema, personaliza-lo e publicar, pronto!

Uma das vantagens de utilizar a plataforma Site Fácil é o fato de não ser necessário instalar nada no seu PC, os blogs são criados online e conforme está a editar pode ir vendo em tempo real como está a ficar o seu site. Outra grande vantagem do Site Fácil é que todo o interface está em português, o que facilita muito o trabalho de todos aqueles que gostariam de ter um blog mas não sabem inglês o suficiente para configurar o site.

Veja como é fácil construir um blog! Crie um blog grátis ou escolha um plano PRO.

Como criar um Blog grátis de sucesso

Apesar das limitações que já vimos, pode ter algum sucesso se cumprir algumas regras. Por exemplo, o seu blog grátis deverá ter um objectivo e uma audiência. Se montar um blog grátis só para colocar publicidade, não será bem sucedido, porque não existe conteúdo para se posicionar bem nos motores de busca.

Escolha algo em que tenha bons conhecimento e goste de partilhar com os outros, depois crie bons conteúdos e interaja com os seus leitores. Existem blogs com milhares de visitas diárias.

Outra coisa que deve fazer é publicitar o blog como o faria para qualquer outro tipo de site. Submeter em redes sociais, comentar em blogs relevantes para o tema que escolheu, utilizar técnicas de SEO (Optimização para Motores de Busca), etc.

Devo criar o meu Blog grátis?

Para um principiante na internet que deseja criar o seu primeiro blog, as desvantagens de ter um blog grátis não são facilmente identificadas mas saiba que criar o seu blog de raiz, com um domínio e alojamento próprio, é a única forma de conseguir ter um blog de sucesso a longo prazo.

Além disso, o custo anual de ter um blog é muito baixo (quase grátis), principalmente se pensar que poderá até ganhar dinheiro com ele. Criar um blog grátis na dependência de uma empresa é um risco demasiado elevado para quem deseja ter sucesso nos seus projetos.

A qualquer altura a empresa poderá tomar decisões prejudiciais para si, sem que você possa ter algo a dizer, porque o alojamento é grátis.

Vantagens de alojamento próprio

Se optar por escolher um alojamento próprio, conheça as vantagens:

  • Os motores de busca preferem domínios próprios.
  • Credibilidade e profissionalismo para os visitantes.
  • Pode ter e-mails a partir do seu domínio (oseunome@oseudominio.com).
  • Suporte técnico da empresa que lhe fornece o serviço de alojamento.
  • Domínio único e pessoal. Pode transferi-lo para onde quiser e mantê-lo durante o tempo que entender.
  • Não precisa de colocar publicidade que não seja a sua.
  • Pode controlar todos os aspectos do seu site. O design, as funcionalidades, etc.
  • Pode comprar o espaço físico que precisar, sem qualquer limite.

É fácil compreender que um principiante se sinta pouco confiante na criação de um blog e opte por procurar nas opções que não custam dinheiro inicialmente, no entanto, com a ajuda das empresas de alojamento e de registo de domínios, criar um blog é muito simples atualmente e não precisa de recorrer aos blogs grátis, se pensa ter algum sucesso a longo prazo. Nem sequer precisa de conhecimentos técnicos.

Para ter uma ideia do custo que pode ter, saiba que existem empresas de alojamento que oferecem soluções a custos inferiores a 1 café por dia! É praticamente grátis. Para o caso de estar interessado, poderá consultar os nossos planos de alojamento.

Ganhar dinheiro com um Blog

O mais simples para quem deseja criar um blog de qualidade, é escolher um domínio e escolher o alojamento. Depois basta-lhe aderir ao Google AdSense e aos programas de afiliados, para conseguir pagar os custos e ainda ficar com dinheiro para si.

No caso do Google AdSense, basta inscrever-se gratuitamente e colocar alguns anúncios disponibilizados por eles, para que tenha uma comissão por cada clique que os seus visitantes fizerem. Se tiver um blog grátis, é mais difícil ser aceite no programa deles.

Criar Blogs grátis para ganhar dinheiro

Se quer ganhar dinheiro na internet pense da mesma forma que o faria fora da internet. Não pensa abrir um negócio na sua cidade sem fazer investimento, certo? A diferença é que o investimento que faz na internet é tão baixo que nem sequer tem comparação com nada do que possa imaginar num negócio tradicional.

Criar um Blog grátis não compensa

A menos que queira criar um blog para contar o seu dia-a-dia e mostrar aos seus amigos, ou um site temporário para um evento curto, não cometa o erro de criar um blog grátis nestas condições:

  • Se quer criar um blog para o seu negócio tradicional.
  • Se quer criar um blog para ter uma loja electrónica.
  • Se quer criar um blog para ganhar dinheiro com publicidade.
  • Se quer criar um blog para promover a sua imagem profissional.

Qualquer que seja o motivo, o pouco dinheiro que tem de gastar não deverá ser impedimento para criar um blog com aspecto profissional e com futuro. Não se arrisque a ficar sem o seu site, sem qualquer aviso! Não se arrisque a mostrar publicidade automaticamente, sem que a possa controlar!

A melhor forma de criar um site

Existem duas formas de criar um site:

Primeira forma – não necessita de conhecimentos técnicos e é super fácil:

  • Utilizar a plataforma Site Fácil. Veja os nossos planos.

Segunda forma – é necessário alguns conhecimentos técnicos:

  • Escolher um domínio. Veja a disponibilidade do seu domínio.
  • Escolher um alojamento. Veja os nossos planos de alojamento.
  • Utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo serviço de alojamento para criar um site.

Tome a decisão certa e continue com presença na internet por muitos anos! Este artigo é suficiente para aprender o que precisa. Se quer aprender como criar um site grátis e começar a entrar no mundo da Internet, como criador de conteúdo e informação relevante, pode experimentar um blog grátis, mas assim que possível deve mudar para um site onde pode fazer tudo o que quiser.

]]>
https://www.sitefacil.com/blog/como-criar-um-blog-gratis/feed/ 6