Plugins essenciais e interessantes para o WordPress

Plugins essenciais e interessantes para o WordPress

O WordPress é a maior plataforma para fazer um blog na Internet, podendo ser extremamente simples de utilizar para principiantes sem deixar de ser muito poderoso para utilizadores mais avançados.

Vantagens do WordPress

Além de uma comunidade muito forte e dinâmica nos desenvolvimentos (são feitas atualizações várias vezes por ano), o que mais distingue o WordPress é a capacidade de configuração dada pelos plugins, widgets e temas que são disponibilizados gratuitamente (ou pagos) para que possamos ter todas as funcionalidades que desejamos.

Existem muitas plataformas para fazer um blog, podendo ser complicado escolher a correta para aquilo que deseja fazer e não se deve apenas escolher a mais barata (ou a mais cara), é preciso definir a estratégia do blog a longo prazo, em termos de rentabilização, SEO e comunidade, para compreender qual a plataforma que mais potencialidades oferecerá no futuro.

Apesar de ninguém gostar de ler manuais, é mais simples perder algumas horas a comparar as várias existentes do que mudar mais tarde porque se arrependeu.

Talvez a maior potencialidade do WordPress seja a possibilidade de incluir plugins de uma das comunidades mais dinâmicas da Internet. Praticamente tudo o que sai de importante no mundo on-line é disponibilizado por esta comunidade.

Nem todos os plugins são gratuitos, os mais avançados e que trazem mais valor para os utilizadores costumam ser pagos, mas são centenas os plugins completamente grátis. Normalmente existe uma versão grátis, com menos funcionalidades, e uma versão paga com funcionalidades mais avançadas.

Aqui ficam os plugins essenciais para a maioria dos blogs que pretendem ter sucesso na internet.

Akismet

O Akismet é um plugin essencial para gerir o spam deixado nos comentários dos blogs.

Num blog que se está a iniciar não é frequente ter grandes quantidades de spam, mas conforme o tempo vai passando e o blog aparece em mais locais, começamos a ser inundados com spam que se torna impossível de gerir por uma pessoa apenas.

O Akismet detecta o spam e coloca-o numa fila especial para poder ser revisto manualmente. Funciona com um webservice que acede a uma base de dados de spam que é atualizada por todos os bloggers mundialmente.

Tem ainda umas estatísticas muito interessantes e a possibilidade de incluirmos no site a quantidade de spam já removidos pelo Akismet.

É o único plugin que vem por defeito com o WordPress, basta ser activado.

WordPress DB Backup

Um dos aspectos mais negligenciados por todos os utilizadores é o backup dos seus dados. Quem faz um blog não é diferente, porque apenas se preocupa com a informação depois de a ter perdido…

Este plugin faz o backup das tabelas na base de dados e envia para um e-mail com a regularidade pretendida. Normalmente bastará enviar diariamente ou semanalmente se não costuma actualizar o blog frequentemente.

Existem outros plugins mais avançados, mas ter pelo menos este ativo é essencial ao bom funcionamento do WordPress.

Google XML Sitemaps Generator

Um sitemap é uma listagem de todos os posts do seu site, sendo muito utilizados pelos motores de busca e este plugin permite criar um sitemap completo.

Se utilizar o Google Webmaster Tools poderá submeter o seu sitemap e o Google conseguirá pesquisar o seu blog de forma mais eficiente, principalmente nas alterações que for fazendo ao longo do tempo.

Related Posts

Um plugin importantíssimo em todos os blogs é este, porque aumenta as page views (páginas visitadas) do blog.

O objectivo é mostrar no final de cada post uma lista de artigos relacionados (normalmente dentro da mesma categoria), desta forma incentivando o visitante a continuar a ler o nosso site.

Feedburner Feedsmith

As feeds são um conceito importante para quem quer fazer um blog e o Feedburner é o mais utilizado na Internet.

Este plugin redireciona todos os registos às feeds para a sua conta no Feedburner, podendo depois analisar as estatísticas de forma avançada e incluir essas contagens no seu blog.

Plugins interessantes (mas não obrigatórios)

Ao contrário dos plugins essenciais para o WordPress, existem alguns plugins que trazem mais-valias a praticamente todos os blogs, independentemente do tópico, modelo de rentabilização ou audiência.

Conheça alguns dos mais interessantes.

Share This

Um plugin muito simples mais muito eficaz para tornar artigos virais nas redes sociais, quando os utilizadores do blog têm esse perfil.

Consiste em adicionar um ícone no final do post que tem uma lista enorme de sites sociais em inglês, podendo o visitante incluir o nosso artigo a esses sites, fazendo o trabalho de divulgação por nós.

Subscribe to Comments

Os blogs mais populares são aqueles que têm uma comunidade muito grande, garantindo sempre um elevado tráfego diário de seguidores.

Quando um visitante utiliza os comentários, muitas vezes é para fazer questões que gostaria de ver respondidas ou participar numa discussão pública.

Este plugin permite que ele subscreva esses comentários, recebendo depois todas as respostas por e-mail, seguindo desta forma o site regularmente e tendo assim mais potencial para se tornar um cliente frequente.

Os comentários podem atrair tráfego mas podem também ser um consumidor infernal de tempo.

Contact Form 7

Após lerem o artigo, muitos visitantes gostam de fazer perguntas e entrar em contacto com o Blogger, sem ser pelos comentários. Desta forma proporcionamos um ponto de entrada de todos os contatos, facilitando assim a gestão e impedindo que se percam mensagens pelo caminho.

Em vez de colocarmos o e-mail disponível (um convite ao spam), disponibilizamos um formulário de contacto que envia depois um e-mail para onde quisermos.

No Follow Free

O WordPress coloca em todos os comentários uma tag especial que indica que esses links não são para seguir pelos motores de busca.

Esta tag foi criada para combater o spam que era criado nos comentários dos blogs do WordPress, para criar backlinks e aumentar a posição no motor de busca.

No entanto podemos querer disponibilizar esse link juice (um pouco do page rank do nosso blog) para os comentários, por exemplo para incentivar mais comentários por parte dos visitantes.

Estes e outros plugins para o WordPress fazem do seu blogue um site único na blogosfera, adicionando as funcionalidades que acha mais interessantes para a sua audiência.

Plugins WordPress para ganhar dinheiro

AdSense Manager

Existem vários plugins para integrar as contas de AdSense e os anúncios que nos permitem disponibilizar, este é apenas um deles.

Permite gerar código para o blog e cria objetos que podem ser usados nas barras laterais através dos widgets.

Basta ter uma conta Google AdSense para poder utilizar este plugin. Se não saber o que o AdSense, veja como ganhar dinheiro com redes PPC.

Ad Rotator

Não é possível colocar anúncios em toda a página do blog, mas é possível rodar anúncios diferentes no mesmo espaço de anúncio, permitindo assim vender o mesmo espaço publicitário a vários clientes, rodando depois entre eles com as regras que entender.

É muito útil para os blogs de sucesso que já não têm mais espaço e para blogs que querem ter muito poucos espaços de publicidade para serem menos intrusivos e melhorarem o CTR desses espaços para os seus clientes.

WP125 Ad Management

Para os anúncios 125×125, que são dos mais populares para vender, este plugin é muito simples e transforma a gestão destes espaços numa tarefa muito simples.

Não é dos mais completos, mas é dos mais simples de utilizar e suficiente para um blog normal.

Existem muitas variações a estes plugins, uns melhores e outros piores, mas qualquer blog onde queira ganhar dinheiro terá de utilizar estes plugins do WordPress.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.